Pular para o conteúdo principal

Livro: O Menino de Boa Esperança - Autografia Editora

Eu gosto muito de livros autobiográficos. Normalmente eles são interessantes e prendem minha atenção. Foi isso que aconteceu na leitura deste livro inspirador!
Utilizando-se de um alter ego, Francisco Luiz, Sergio Douglas, um jovem carioca, narra sua incrível história de superação. 
Tudo bem que estou em casa, de molho, de pé quebrado, mas o fato de ter devorado o livro numa tarde, não se deve só a este detalhe. Não! É que o livro tem uma trama tão incrível que é impossível largá-lo pela metade. 
O autor começa o livro contado sobre seus avós e pais. Numa linguagem franca e contundente, narra as dificuldades extremas vivenciadas principalmente por sua avó materna, Marieta e sua mãe, Benedita. Criado com um irmão por parte de mãe, Francisco Luiz tem uma infância paupérrima, cresce subnutrido, com muitas privações materiais, mas com amor da sua mãe e do seu irmão. 
O que eu mais gostei do livro, foi conhecer esta historia através do olha ingênuo e terno deste menino. Uma criança mirradinha, franzina, que desde de cedo aprendeu que para ter algo, teria que batalhar muito.  
Num lance inspirador, percebe desde cedo (ao contrário da mãe e do irmão) que  a escola, fará a diferença em sua vida. Ele foi o primeiro na família a terminar um curso técnico, a ter formação em ensino superior (formado em direito). A passar em um (um não, em todos os) concursos públicos que prestou!
Acostumado a trabalhar desde cedo, pois nada cai do céu para esta família, nosso menino  tem na mãe e na avó, modelos de independência e força para o trabalho. Francisco aproveita cada oportunidade e com garra, educação e determinação surpreende a todos.
Sergio mantém coragem e mostra facetas fortes e por vezes difíceis dos seus familiares, como agressividade, envolvimento com prostituição, relações abusivas. Bem como uma fé (materna principalmente) arraigada e que beira o fanatismo. Por outro lado mostra também ética, valores nobres que moldam seu caráter e muitas vezes surpreendem as pessoas.
Algumas passagens me emocionaram muito, como a que a Benedita o leva para passar o dia na casa de uma das suas clientes (nesta época ela trabalhava como doméstica).O olhar de descoberta, de maravilhamento do personagem é de arrepiar de tão lindo. Naquele momento ele diz que um dia morará por ali...até isto acontecer vamos acompanhar sua trajetória de lutas, sofrimentos e descobertas. Minha vontade é contar aqui o livro todo, mas vou deixar para vocês muitas passagens interessantes.
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 0,90
Revisão: 0,90
Nota: 4,80 - Ótimo
Livro cedida em parceria com o autor
Gostei muito da capa! Letras em tamanho confortável, boa diagramação, folhas amarelas. Alguns errinhos ortográficos bem pequenos passaram pela revisão, mas não comprometem a leitura. O principal aqui é a história de vida do autor, ele é o protagonista da trama. 
Sinopse: O romance conta a história de um garoto da periferia do Rio de Janeiro que lutou para vencer a barreira da miséria. Filho de mãe solteira, o rapaz não teve referencias familiares em que pudesse se inspirar. Ao longo da vida, foi conhecendo pessoas e passando por situações que o fizeram acreditar que tinha inteligência suficiente para conseguir ir longe. Dotado de uma determinação implacável, este herói popular teve a audácia de determinar claramente, ainda na adolescência, seus ambiciosos objetivos pessoais. Munindo-se de muita coragem, força de vontade e fé no que não podia ver, ele usou toda sua garra e talento para deixar de lado os mais duros empecilhos da vida e tornar-se um homem realizado
Sobre o autor: Sérgio Douglas é carioca e cresceu no bairro de Boa Esperança, na Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. Teve uma infância humilde e se formou em técnico em contabilidade no ensino médio. Em 2000 começou sua história no Banco do Brasil, no cargo de escriturário. Formou-se em Direito e fez pós-graduação em Gestão Empresarial. Ainda se especializou em Economia e Finanças e Gestão de Fortunas. Atualmente é consultor financeiro do Banco do Brasil Private.
Recomendo muito esta leitura inspiradora! Leia e depois me conte o que achou.
Você pode comprar este belo livro no site da Autografia Editora ou na Amazon.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç