Pular para o conteúdo principal

[Livro] Adoção Em Um País Chamado Brasil (Dayane Guedes) - Autografia Editora

Sinopse: A história de Mariana é apenas uma das tantas que precisa ser contada sobre a adoção neste país chamado Brasil. Mais do que estatísticas, a história quer deixar um alerta sobre este assunto tão importante e sobre como é viver essa experiência. É sobre uma menina de saúde frágil, cuja família biológica não pôde criar, e sobre a família que a acolheu. É uma história partilhada por milhões de crianças e sua segunda chance de ter uma família, com defeitos e qualidades, mas uma família real que dê suporte e chances de crescer.

Quando eu soube deste lançamento da Autografia Editora, logo o solicitei para leitura. Este é um tema que me chama muito a atenção. Acompanhei vários processos de adoção no consultório e com alguns amigos pessoais.
Adoção  em um país chamado Brasil, escrito pela jornalista  Dayane Guedes, tem uma proposta interessante. 
Nesta trama a autora conta a história de Mariana e sua família. Começa contando sobre o pai de Mariana, Giovani, um rapaz sonhador, um tanto ingênuo e correto que vive numa cidade no interior de São Paulo. Conta sobre seu casamento com Mônica e o nascimento de Mariana. O livro gira em torno das relações conflituosas desta família até chegar no processo de adoção, ocorrido dentro do seu núcleo familiar. Reflito o quanto isso pode atenuar (ou não) alguns processos psicológicos.
Dayane utilizou sua experiência como comunicadora e sua vivência como criança adotada, para escrever este livro. O livro me trouxa alguns questionamentos importantes e me fez pensar o que teria feito se eu fosse uma das protagonistas da história.

Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 0,80
Trama: 0,60
Diagramação: 0,80
Desenvolvimento e narrativa: 0,80
Revisão: 1,00
Nota: 4,00 - Bom
Livro lido em parceria com a editora
Adicione o livro no SKOOB

Narrado em terceira pessoa, a autora mantém um ritmo interessante, partilhando impressões e sentimentos. Apesar do tema pesado, o livro foi uma leitura fluida e diferente. 
Achei a capa bem bacana. Gostei da diagramação, bom espaçamento, letras em tamanho confortável. Páginas brancas.

Você pode comprar o livro Adoção num país chamado Brasil no site na Autografia Editora. Clique aqui.

Comentários

  1. Olá! Achei muito legal a abordagem do tema pesado de maneira leve e fluida. Em virtude do trabalho, também acompanho muitos processos de adoção e acho muito importante esse tipo de leitura para lidar com o dia-a-dia da profissão. Então, vou querer ler com certeza. Valeu a dica!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç