[Livro] Adoção Em Um País Chamado Brasil (Dayane Guedes) - Autografia Editora

Sinopse: A história de Mariana é apenas uma das tantas que precisa ser contada sobre a adoção neste país chamado Brasil. Mais do que estatísticas, a história quer deixar um alerta sobre este assunto tão importante e sobre como é viver essa experiência. É sobre uma menina de saúde frágil, cuja família biológica não pôde criar, e sobre a família que a acolheu. É uma história partilhada por milhões de crianças e sua segunda chance de ter uma família, com defeitos e qualidades, mas uma família real que dê suporte e chances de crescer.

Quando eu soube deste lançamento da Autografia Editora, logo o solicitei para leitura. Este é um tema que me chama muito a atenção. Acompanhei vários processos de adoção no consultório e com alguns amigos pessoais.
Adoção  em um país chamado Brasil, escrito pela jornalista  Dayane Guedes, tem uma proposta interessante. 
Nesta trama a autora conta a história de Mariana e sua família. Começa contando sobre o pai de Mariana, Giovani, um rapaz sonhador, um tanto ingênuo e correto que vive numa cidade no interior de São Paulo. Conta sobre seu casamento com Mônica e o nascimento de Mariana. O livro gira em torno das relações conflituosas desta família até chegar no processo de adoção, ocorrido dentro do seu núcleo familiar. Reflito o quanto isso pode atenuar (ou não) alguns processos psicológicos.
Dayane utilizou sua experiência como comunicadora e sua vivência como criança adotada, para escrever este livro. O livro me trouxa alguns questionamentos importantes e me fez pensar o que teria feito se eu fosse uma das protagonistas da história.

Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto): 
Capa: 0,80
Trama: 0,60
Diagramação: 0,80
Desenvolvimento e narrativa: 0,80
Revisão: 1,00
Nota: 4,00 - Bom
Livro lido em parceria com a editora
Adicione o livro no SKOOB

Narrado em terceira pessoa, a autora mantém um ritmo interessante, partilhando impressões e sentimentos. Apesar do tema pesado, o livro foi uma leitura fluida e diferente. 
Achei a capa bem bacana. Gostei da diagramação, bom espaçamento, letras em tamanho confortável. Páginas brancas.

Você pode comprar o livro Adoção num país chamado Brasil no site na Autografia Editora. Clique aqui.

Comentários

  1. Olá! Achei muito legal a abordagem do tema pesado de maneira leve e fluida. Em virtude do trabalho, também acompanho muitos processos de adoção e acho muito importante esse tipo de leitura para lidar com o dia-a-dia da profissão. Então, vou querer ler com certeza. Valeu a dica!
    Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas