Pular para o conteúdo principal

A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo (Nina Krivochein): Eu Li!!

Vocês sabiam que a nossa parceira, Chiado Editora tem também uma linha de livros infantis? Foi com grande alegria que aceitei o convite deles e a partir daqui passamos a receber também os livros infantis para ler e resenhar.
Nosso primeiro livro é A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo, de Nina Krivochein. Este livro fofo faz parte da coleção Recreio.
O título foi a primeira coisa que me chamou a atenção e  despertou curiosidade por aqui. Fiquei na dúvida sobre a diferença entre os termos e fui procurar a explicação. Achei neste site redundância nada mais é do que fazer uma repetição desnecessária, dizendo a mesma coisa duas vezes. Exemplos: "conviver junto" (conviver já quer dizer "viver junto"), "sair pra fora". Por outro lado, o pleonasmo é a repetição "correta" por conta da "licença poética", da literatura, coisa que escritores e poetas podem fazer. Como por exemplo, "e rir o meu riso"...
Nina conta no seu livro que quando aprendeu sobre estas duas figuras de linguagem logo pensou que elas eram almas gêmeas e que mereciam uma estória e assim começa esta aqui. 
Uma trama muito interessante e bem criativa. A Senhorita Redundância é dona da chapelaria da cidade, a Cabeça Perfeita. O Senhor Pleonasmo é dono do restaurante, Gulodices. Senhor Pleonasmo gosta da Senhorita Redundância, mas ela tem um admirador declarado. E assim Nina desenvolve esta deliciosa estória. Simples, mas bem escrita. Nina mantem a ingenuidade própria da sua idade, com uma pitada romântica. A combinação me agradou muito. Foi uma ótima leitura.
Gostei muito desta edição. As ilustrações de Atlan Coelho são muito bonitas, adorei o seu traço. O livro é colorido e muito gostei muito da diagramação. O formato é ótimo (21X21), brochura. Nas páginas à direita ficam as ilustrações, à esquerda o texto, com folhas brancas, letras em tamanho confortável. O livro é narrado em terceira pessoa. A leitura é fluida e rápida, mantendo a atenção do leitor.  A capa é bem bacana. Eu adorei o título, curioso, que chama a atenção. Esta mocinha tem muito talento!
Sinopse: Sr. Pleonasmo é um conhecido chef, dono do restaurante Gulodices e a Srta. Redundância é proprietária da chapelaria Cabeça Perfeita, a mais famosa do lugar. Eles são apaixonados um pelo outro, mas nunca conseguiram encontrar-se. Quando o Sr. Pleonasmo, finalmente, resolve declarar o seu amor, descobre que há um enorme obstáculo entre os dois. O problema é que quando o apaixonado chef fica nervoso, começa a cometer sucessivos erros de linguagem que só complicam a sua vida. Será que que essa história de amor terá um final feliz?
Título: A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo
Autora: Nina Krivochein
Ilustrador: Atlan Coelho
Ano: 2015 
Páginas: 58
Idioma: português 
Editora: Chiado Editora
Livro cedido em parceria com a editora
Sobre a autoraNina Krivochein é uma menina que faz a diferença. Aos onze anos já é preocupada em divulgar a leitura porque considera que seus amiguinhos "leem pouco"! Autora dos livros, "A vaca que não gostava do pasto", Editora Vermelho Marinho, RJ, (2011) e "A menina que tinha cães invisíveis", Editora Faces, RJ, 2013, Nina é resenhista de livros, peças de teatro e filmes. Também avalia originais para editoras. O que não falta nessa cabecinha criativa é história para contar. Nina ama o que faz, é feliz e considera suas atividades como uma grande brincadeira. Escreve e realiza seus eventos quando o horário escolar permite, mas não quer parar por nada!
Você pode comprar este livro no site da Chiado Editora ou nas grandes livrarias aqui do Brasil.
Leia! Vale super a pena. Depois me conta o que achou, vou adorar saber. Volto logo com novas indicações de livros infantis da Chiado!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Junho

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Escolhas da  Leticia :  "O esmalte é  o Tapete Vermelho, da @esmaltecolorama. Fácil de passar, gosto de passar três mãos pra não ficar muito transparente. O livro é o

Nossa Semana #23

  Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana 23ª. Uma semana movimentada! Teve Clube da Leitura, evento literário, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, o friozinho gostoso continuou por aqui. Participei da Cabine de imprensa do filme Um Broto Legal, da Pandora Filmes e adorei! Tem resenha dele aqui . Na quarta feira tivemos a primeira discussão do nosso amada Clube MãeLiteratura em parceria com a Editora Intrínseca. O livro escolhido é Na Estrada com o ex. Foi uma discussão muito bacana. Enquanto trabalho de casa, tenho a companhia super especial do Zacarias. Meu amor, meu grudinho, meu companheirão, fica sempre pertinho, roncando e brincando com seu amiguinhos. Eu e a Fernanda, minha irmã, voltamos ao cinema, 36 anos depois de ver o primeiro filme, para assistir Top Gun: Maverick.  Que filme! Amamos! Amamos! Amamos! Tenho experimentado um ritual toda noite que me faz muito bem. Vou pra cama cedo, fico lendo, tomo meu chazinho e relaxo, me recuperando dos dias agitado