Eu Li: A Equilibrosa: Histórias de Uma Mãe em Construção (Mônica Calderano)
"Mãe, olha como sou equilibrosa!", dizia a menina , com um sorriso no rosto e o coração na boca, enquanto tentava se manter em pé no meio-fio...assim começa a "orelha" deste livro lindo. Escolhi este primeiro parágrafo para apresentá-lo a você.
Recebi o convite da Mônica Calderano, jornalista, mãe de dois menininhos lindos e com um raro talento e sensibilidade para a escrita, para ler seu livro. Confesso que não conhecia nem o livro, nem o blog, embora tenhamos várias amigas em comum. Aceitei na hora e comecei a leitura sem maiores pretensões e o livro me surpreendeu muito positivamente.
A Equilibrosa, histórias de uma mãe em construção, foi lançado este ano pela Giostri Editora. A autora conta que o livro começou a ser construído a pouco mais de dois anos, quando começou o site Equilibrosa (que também recomendo muito a leitura).
No livro temas como lidar com limites, diferentes emoções, exposição, chegada do segundo filho, capacidade de dar conta de tudo, dúvidas e dilemas são abordados com muita sensibilidade, cuidado e atenção. São assuntos delicados e que fazem parte do cotidiano de qualquer mãe.
Ser mãe é aprender sempre, é estar em construção o tempo todo, é se desafiar... Por conta de tudo isso é impossível não se identificar com a Mônica. Compartilho muitas das suas percepções.
Li o livro rapidamente porque não consegui parar a leitura na metade, mas depois voltei para degustar e reler várias passagens. Ao aliar a escrita de uma jornalista (adoro este tipo de escrita, já falei isso aqui várias vezes) com a vivência de uma mãe atenta e interessada, temos como resultado uma delícia de livro. Tenho a nítida impressão que Mônica observa tudo com muito cuidado, com pouco julgamento e com o olhar de quem não perdeu o interesse pela vida e pelas pessoas que estão ao seu redor. Tudo isso transparece nesse livro tão especial.
Composição da minha avaliação: (cada item vale até 1 ponto):
Capa: 1,00
Trama: 1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Achei a capa linda. Diagramação ótima, assim como a revisão. Folhas amareladas (que amo), letras em tamanho confortável, bom espaçamento. A leitura é fluida. Composto de 45 crônicas curtas, é narrado em primeira pessoa. Mônica apresenta uma escrita deliciosa, num tom de conversa com o leitor.
Sinopse: Já pensou quantas oportunidades a decisão de cuidar de uma criança nos traz? Por meio de textos leves, de leitura rápida e despretensiosa, você vai se envolver e se identificar com a rotina e os pensamentos de uma mãe que, enquanto cuidava de dois meninos, percebeu que tinha a chance de se reconstruir. Nascido do site Equilibrosa, este é um livro para quem decidiu encarar o desafio de educar em toda a sua potência.
Ficha técnica:
Título: A Equilibrosa, histórias de uma mãe em construção
Autora: Mônica Calderano
Ano: 2017
Páginas: 120
Idioma: português
Editora: Editora Giostri
Idioma: português
Editora: Editora Giostri
Livro cedido em parceria com a autora
Sobre a autora
Mônica Calderano tem 37 anos; é jornalista há 15, bem casada há 11 e mãe há pouco mais de 5. Tem vontade de contar histórias desde que se entende por gente...
Mônica Calderano tem 37 anos; é jornalista há 15, bem casada há 11 e mãe há pouco mais de 5. Tem vontade de contar histórias desde que se entende por gente...
Para acompanhar seu lindo trabalho
Não economizo aqui elogios (normalmente é raro observar meu entusiasmo tão evidente), pois o livro realmente me conquistou. Acabei de ler abraçada ao livro e querendo abraçar a Mônica também. Por isso recomendo muito esta leitura.
Você pode comprá-lo direto do site da Giostri Editora ou nas redes de livraria.
A Mônica me pediu para escolher um trecho que gostei e gravar um video. Escolhi uma das crônicas que fala sobre a chegada do segundo filho. Vivenciei uma situação muito parecida com a narrada por ela. Na minha onipotência da época, acreditava que seria muito fácil lidar com a chegada deste segundo filho tão desejado...não foi bem assim. Assistam e depois em contem o que acharam. Compartilho aqui com vocês este meu depoimento. #equilibrosa
Clau, adorei o post. Fiquei curiosa para a leitura.
ResponderExcluirE adorei o vídeo! Ficou show! Parabéns!
Ah, obrigada querida! Leia, Tati, vc vai adorar!!
ExcluirBjks mil
Eu AMO o blog da Mônica e tenho certeza de que o livro deve ser tão bom quanto! Preciso comprar o meu!
ResponderExcluirOi Cláudia, me apaixonei pela bela leitura e me identifiquei também. Que maravilha ter pessoas sensíveis assim.
ResponderExcluirQuero ler livro e vou ao blog para conhecer a Mônica.
ResponderExcluirAdorei a dica.
Bjs.
Só tenho lido boas críticas a respeito do livro. Compartilhar casos maternos é sempre importante.
ResponderExcluirOlá com certeza vou visitar o blog dela, fiquei curiosa para conhecer o livro pois ainda não sou mãe e tenho muito a aprender com quem já vivência esta experiência da maternidade, pois sempre fico imaginando como vou lidar com a rotina quando chegar a minha vez, adorei a indicação e o vídeo bjs.
ResponderExcluir