Placas Tectônicas- Margaux Motin
Quando eu soube deste lançamento da Editora Nemo, do Grupo Autêntica, eu fiquei doida para ler! Adoro Graphic Novels e esta me chamou atenção, assim que bati os olhos nesta capa sensacional!
Margaux Motin, desenhista e quadrinista de 35 anos, narra neste livro as aventuras, dilemas e vivencias de uma mulher madura, recém separada, mãe de uma garotinha, que começa um novo relacionamento.
Impossível não se identificar com suas dúvidas e reflexões. Este livro me mostrou que os questionamentos ultrapassam fronteiras e que eu, brasileira, senti e me vi nas questões levantadas pela francesa Margaux.
O mais bacana do livro é o tom que a autora encontrou para narrar o livro, um misto de humor, sensibilidade, irreverência e ternura. Temas como maternidade, sexualidade, amizade e trabalho estão presentes nesta aventura deliciosa.
A minha passagem predileta é quando Margaux explica o título do livro, muito interessante e diferente, por sinal. Sua instrutora de Qi Cong mostra simbolicamente a busca pelo equilíbrio e a redescoberta de sua criança interior. Que bonito este simbolismo! AMEI as ilustrações, principalmente desta passagem (que não mostro aqui, para deixar você ainda mais curiosa).
Foi uma leitura rápida, fluida, divertida e muito prazerosa. Fiquei encantada com seus desenhos e traços coloridos
A autora criou um blog em 2008 e logo seus textos começaram a chamar a atenção e fazer sucesso e assim surgiram seus livros.
Adorei a capa, os traços e desenhos coloridos da autora. A linguagem é atual e gostosa de ler. Diagramação excelente. Um dos livros mais bonitos graficamente que li ultimamente. Seu formato (17 X 24 cm) chama a atenção e deixa a leitura ainda mais interessante.
Composição da minha avaliação (cada item vale até 1 ponto):
Capa: 1,00
Trama:1,00
Diagramação: 1,00
Desenvolvimento e narrativa: 1,00
Revisão: 1,00
Nota: 5,00 - excelente
Ficha técnica:
Título: Placas tectônicas
Autor: Margaux Motin
Páginas: 256
Editora Nemo
Ano: 2016
Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Aos 35 anos, Margaux Motin narra os erros e acertos que abalaram sua existência em páginas repletas de humor e realidade. Uma separação e um novo amor mudam radicalmente sua vida de mulher com trintas e poucos anos de idade; uma época em que decisões abruptas podem levar a consequências desastrosas.
Sobre a autora: nascida em 1978, é desenhista e quadrinista. Depois de estudar Artes na ENSAAMA Olivier-de-Serres, Margaux fez vários bicos antes de se lançar na ilustração para imprensa e para publicidade. Criou um blog em março de 2008, e seu humor truculento se transformou rapidamente em um grande sucesso. É autora de diversas graphic novels e histórias em quadrinhos, como J’aurais adoré être ethnologue_… e La Théorie de la contorsion (ambas pela Marabout). _Placas tectônicas é seu primeiro livro publicado no Brasil.
Sobre o tradutor: Fernando Scheibe: Doutor em Teoria Literária pela UFSC (com tese sobre o conceito de soberania na obra de Georges Bataille) e tradutor. Traduziu, entre outros, Divagações de Stéphane Mallarmé, O erotismo de Georges Bataille, a revista Acéphale (1936-1939), Locus Solus de Raymond Roussel, Ontologia do acidente de Catherine Malabou, A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille de Georges Didi-Huberman, e boa parte da obra de Mœbius.
A Editora Nemo informa que este é o primeiro livro no Brasil desta autora talentosa e que teremos outros títulos lançados por aqui. Aguardo ansiosamente e recomendo muito a leitura deste livro!
Volto logo com outros posts de graphic novels, a Nemo tem títulos sensacionais e eu quero ler todos!
Só a capa já seria suficiente para me conquistar, mas teu post e essas ilustrações me fizeram cair de amores! Vou dar uma dica de presente pro marido! Hehehe
ResponderExcluirAs ilustrações são lindas sim! Dá a dica pra ele, Talita!
ExcluirBjs
A Editora NEMO está com tudo. Tenho uma Graphic Novel da NEMO também, chamada A Gigantesca Barba do Mal e é o máximo! Também indico, se você ainda não conhece! Fiquei curiosa para saber dessa Placas Tectônicas, já ouvi várias resenhas falando muito bem sobre ela! Abração,
ResponderExcluirDrica.
Oi Adri!
ExcluirDica anotada! Adoro e quero ler todas.
Leia sim.
Bjs
Achei tão interessante o tema, com as ilustrações assim perfeito fiquei mais curiosa e tentada a lê-lo também!
ResponderExcluirLeia Jaque!
ExcluirVocê vai gostar muito
Bjs
A Editora Nemo ganhou grande espaço na minha estante e no meu coração. Me apaixonei por Graphic Novels e estou louca pra ter/ler mais essa. Ótima resenha, Clauo. Só me deixou com mais água na boca :D
ResponderExcluirEsta editora também mora no meu coração, Fabi!
ExcluirMuito bacana!
Bjs
Que legal Claudia esse livro da desenhista, certamente nós mamães vamos nos identificar com muitos pontos que ela aborda. Beijos, FAbi
ResponderExcluirIdentificação total! Eu adorei
ExcluirBjs, querida
A capa já me deixou encantada. Com toda certeza vai para a lista de presentes para o dia das mães
ResponderExcluirJosi, primeiro me apaixonei pela capa!
ExcluirColoca na lista sim!
Bjs
Adorei a dica. Difícil encontrar livro com ilustrações tão originais. Vou procurar. Bjs Regina
ResponderExcluirProcure sim, Regina!
ExcluirVale super a pena
Bjs
Achei interessante e fiquei curiosa para ler!
ResponderExcluirLeia sim Estela!
ExcluirÉ uma delícia!
Bjs
Achei bem legal. Sabe que eu nunca li um Graphic Novels ?! Só quadrinhos. Fiquei curiosa. Até fui pesquisar, mas não entendi bem a diferença para quadrinhos. kkk
ResponderExcluirbeijos
Chris
Ahhhh, leia, leia, Chris!
ExcluirElas são sensacionais, eu adoro!
Bjs
Essa graphic novel está na minha listinha. Além de interessante, acho lindo o visual dos quadrinhos sem bordas. Lerei, com certeza!
ResponderExcluir