Pular para o conteúdo principal

Papo Médico com o Dr. Rodrigo Rosa - Idade x fertilidade

Hoje é dia da nossa coluna Papo Médico com o Dr. Rodrigo Rosa, nosso consultor na área de ginecologia e saúde da mulher.
O Dr. Rodrigo trouxe um texto muito interessante e esclarecedor, sobre a influência da idade na fertilidade.
Vamos conferir?
Idade x fertilidade: Diminuição na quantidade e qualidade de óvulos
As mulheres nascem com uma reserva ovariana ou um estoque de óvulos para a vida toda, que ao longo do tempo vai reduzindo. Aos 35 anos, essa reserva pode chegar a 10%. Após essa idade a queda continua  até atingir a menopausa, que representa o fim da capacidade ovulatória. Com o avanço da idade, além da perda de quantidade, a qualidade dos óvulos cai, aumenta o número de óvulos com alterações genéticas e de embriões com má-formações, diminuindo a chance de gravidez espontânea e aumentando a probabilidade de abortos.
Sendo assim, aos 30 anos a mulher tem 20% de chance para engravidar, caindo para 12%, aos 35 e apenas 5% aos 40 anos. A perda gestacional chega até 15% nas pacientes até os 35 anos, enquanto os abortos espontâneos ocorrem em até 40% das pacientes com 40 anos. O risco de Síndrome de Down é de 1 para cada 1000 nascimentos aos 25 anos, 1 para cada 350 aos 35 anos e 1 para cada 100 aos 40 anos.

Acompanhamento médico
Habitualmente, as mulheres devem fazer uma avaliação médica da reserva ovariana e conferir as taxas de alguns hormônios. O mais importante deles é o antimulleriano. Esse hormônio deve ser dosado em todas as mulheres acima dos 30 anos e que ainda pretendem engravidar no futuro, fazendo parte do check-up da fertilidade e da rotina ginecológica. 
É possível também verificar o potencial fértil da mulher pela dosagem dos hormônios FSH no início do ciclo menstrual ou pela contagem dos folículos dos ovários no ultrassom pélvico.
Se você pretende ser mãe depois dos 35 anos, a recomendação é que procure um especialista em reprodução assistida. Os tratamentos aumentam a chance de gravidez, mas as taxas de sucesso variam de acordo com a idade da mulher, pois não há técnicas que aumentem a qualidade dos óvulos. As chances de dar certo com a fertilização in vitro variam de 40% a 50% nas mulheres com 35 anos, caindo para 15% nas mulheres com 40 anos. 

Sobre o Doutor Rodrigo da Rosa Filho:
O médico Rodrigo da Rosa Filho é especialista em reprodução humana. Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Rodrigo é sócio fundador da Clínica de Reprodução Humana Mater Prime. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), e co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” 
Você conhecia estes dados? Gostou do nosso texto? Me conta!
Tem alguma sugestão de tema? Se tiver, pode me escrever. 
Até o próximo mês, com novo conteúdo e informações importantes sobre saúde da mulher.

Comentários

  1. Desconhecia completamente essa redução de óvulos, sabia que ela existia mas não assim detalhadamente! E também não sabia dos outros dados apresentados! Muito legal esse post, informativo demais!

    ResponderExcluir
  2. Assunto super importante! Já tinha pesquisado sobre o tema para saber se posso esperar um tempo para ter o segundo. Já vi que não! Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o post e útil porque muitas informações não são muito compartilhadas.

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que havia uma queda, mas não tinha conhecimento dos valores. Muito bom o post.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o percentual de queda era tão alto. Mas hoje é comum vermos mulheres engravidarem após os 30 anos. Tenho amigas que tiveram filhos aos 40 e estão super felizes. Nestes casos o acompanhamento médico é fundamental.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas, tenho casos na família de mulheres que tiveram a sorte de engravidar bem mais tarde e sem a necessidade de tratamento, mas hoje são bem mais raros estes casos. Beijos Regina

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro os textos do Dr Rodrigo, cheio de informações sempre!

    ResponderExcluir
  8. Post maravilhoso!!! Alguns dados já tinha um pouco de conhecimento. Uma sugestão de tema seria aborto e suas causas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é