Pular para o conteúdo principal

Resenha: Colégio Interno (Márcia Carolina) - Autografia Editora

Título: Colégio Interno I Autor: Márcia Carolina
Ano: 2016  I Páginas: 270 I Idioma: português 
Autografia Editora I Classificação: 4/5
Livro cedido em parceria com a editora

Hoje conto para vocês como foi minha leitura do livro Colégio Interno, escrito por Márcia Carolina, da Autografia Editora, parceira do blog.
Li várias críticas e resenhas positivas nas redes sociais e estava muito curiosa para ler este livro. 

Colégio interno conta a estória de Camila Bastos, que no início da trama tem sérios problemas de relacionamento com seus pais. A única pessoa que demonstra carinho e atenção por ela é a empregada da casa. Por causa desta convivência familiar tensa e difícil, seus pais a matriculam num colégio interno. A principio Camila fica muito revoltada, mas com o tempo percebe que foi uma das melhores coisas que aconteceram na sua vida.
É muito interessante  observar a transformação da personagem. De adolescente rebelde em uma pessoa atenciosa, amiga e companheira. Este é, na minha opinião, um dos maiores trunfos do livro, porque no começo achei bem complicado sentir simpatia ou identificação com Camila. No decorrer do livro você torce pela sua felicidade.
Além de Camila, o livro conta a estória de Felipe, um cara bacana e amigo e que enfrenta dificuldades em casa, com a saúde debilitada da mãe. Os dois sentem uma grande química quando estão juntos, mas terão que enfrentar dificuldades para viver um grande amor.

O ambiente da escola foi outro fator interessante. A autora constrói uma escola moderna, bastante liberal e muito interessante que provavelmente agradará seus leitores. Eu tinha uma imagem bem estereotipada (e até negativa) de colégio interno, mas neste eu adoraria estudar!

A autora aborda temas que comumente são enfrentados por adolescentes como namoro, descoberta do amor, amizade, estudos e expectativas com relação ao futuro de forma interessante e envolvente. Os personagens são bem construídos e interessantes.

Outra grande sacada da autora foi dar voz aos personagens. O livro é narrado por todos os personagens, em capítulos curtinhos, que não cansam e dão fôlego e bom ritmo  à leitura.

Adorei a capa! Gostei muito da combinação de cores. A diagramação do livro é linda, linda. O leitor identifica os personagens através do nome e sobrenome dos mesmos no início dos capítulos e também por um pequeno desenho, cada personagem tem o seu. Achei esta idéia ótima e muito criativa.
Folha amarelas (amo), letras em tamanho confortável e com ótimo espaçamento, o que também contribui para uma leitura fluida e leve.
Minha única ressalva com o livro (e por isso não ganhou cinco estrelas) foram os erros de concordância e de português que encontrei. Realmente isso sempre me chateia, mas confesso que fiquei em dúvida. Foram erros de português ou a autora utilizou como artifício a linguagem cifrada e muitas vezes "errada", principalmente com relação à concordância verbal para dar "voz" aos personagens? Se for isso tudo bem, se não foi a intenção, vale uma revisão mais apurada e cuidadosa. Este foi o único "senão" do livro, que no geral me agradou muito.

Eu sempre digo que adoro intercalar livros mais leves com outros mais pesados, pois as leituras rendem mais e se tornam ainda mais atrativas. Com  este livro esta técnica funciona muito também. Adoro ler livros com conteúdos juvenis e recomendo muito esta leitura para quem também curte este gênero literário.


Este livro foi vencedor do Wattys2015, e a autora teve mais de 16 milhões de leituras na plataforma Wattpad. 

Sinopse: Colégio Interno – BBS é um livro simples, adorável, sensível, que conta um pouco sobre a vida da jovem Camila, enviada por seus pais para viver o ano mais importante da sua vida. Embora doa, verá que muitas vezes mudar é essencial, porém sem deixar seus valores de lado. O ano que mudará sua vida para sempre, colocando pessoas especiais em sua vida e quem sabe alguém que ela não estava procurando.

Sobre a autora: Márcia Carolina Dias nasceu em 1997, em Joinville, Santa Catarina. O gosto pela leitura chegou no ensino médio, em 2014 conheceu a plataforma Wattpad onde a inspiração surgiu, dando início aos livros.

Você pode comprar este livro no site da Autografia.
Conhece este livro? Já leu? Pretende ler? Me conta, vou adorar saber!


Comentários

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei super legal a premissa, uma leitura leve, pra intercalar depois de algo mais forte. 16 milhões de leituras no Wattpad indicam que a história é boa mesmo, hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila
      16 milhões mostram o sucesso sim.
      Eu sempre intercalo as leituras, rende! Depois me conta.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Clauo! Adorei a proposta do livro, gosto muito quando a personagem amadurece durante a leitura. Eu concordo com você sobre erros de ortografia, que não são perdoáveis, em minha opinião. E também sobre intercalar leituras leves com outras mais densas e profundas. Pegar duas ou três leituras pesadas seguidas não é fácil não! Beijos!
    Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Karla!
      O livro é ótimo e acho que vc vai gostar tbe
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas achei a ideia bem original. Nunca vi livros que se passam em colégios internos, então a ambientação seria totalmente nova para mim.
    Gostei de saber também que a personagem vai amadurecendo com o passar do tempo, pelo que você disse, difícil seria aturá-la por muito tempo caso continuasse como era hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Este amadurecimento é ótimo!
      Outro livro ótimo que li, que se passa num colégio interno, é COTOCO. Recomendo também.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá, eu já havia visto algumas resenhas desse livro e estava bem curiosa para ver sua opinião sobre ele, Clauo!
    É uma leitura que eu faria, pois também gosto dessas histórias mais adolescentes, além de curtir tramas que tenham o colégio como cenário.

    Te convido para participar do Top Comentarista no blog, valendo o livro Ninfeias Negras, tá super fácil e o livro é muito legal: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2017/04/top-comentarista-de-abril-valendo-o.html .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Leia! Você vai gostar!
      Já passei no blog :) Obrigada pelo convite
      Bjs

      Excluir
  5. Olá,
    Já li algumas outras resenhas e elas foram bem positivas também.
    A premissa é interessante e tenho vontade de conhecer a escrita da autora pelo fato dela abordar de forma bem leve esses temas relacionados aos adolescentes e trazer a relação familiar como um deles.
    Estou curiosa para saber mais sobre esse colégio moderno que até lhe deu vontade de estudar nele.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudia!
    Tinha me deparado com esse livro uma ou outra vez quando estava no Wattpad, mas infelizmente não pude conferi-lo quando estava por ali. Bom saber que foi publicado propriamente e, ainda que a premissa de longe não tenha me atraído muito, fiquei visivelmente mais interessada na leitura agora, após sua resenha. Muito legal que a autora consegue dar vozes à cada personagem e que, apesar dos temas importantes, é uma leitura leve e o próprio ambiente do colégio interno é legal também. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç