Pular para o conteúdo principal

Esperando a Hora da Stella: Eu Li!!

Quando recebi o convite da Oasys Cultural para ler este livro eu sabia que seria uma leitura diferente, mas não estava preparada para tanta delicadeza. 
Esperando a Hora da Stella escrito pela Maria Dolores Wanderley e editado pela Circuito, é um livro lindo! Vejo este trabalho como um cuidadoso bordado, delicado, colorido, muito bem cuidado. 

Maria Dolores faz um paralelo com a personagem Macabéa, de Clarice Lispector e diz na primeira página do livro: "Se você que está lendo neste instante, imagina que ou nordestina e vim para o Rio de Janeiro em busca de sobrevivência, e de sucesso na vida, devo dizer que você está certo ou certa. Sou uma espécie de Macabéa dos tempos atuais".

Confesso que no início achei que Stella fosse a filha esperada da autora e ao descobrir que Stella é a terapeuta dela, fiquei surpresa e adorei esta lembrança.
A autora mescla prosa e poesia, fotografias e imagens de caleidoscópios que me deixaram encantada. Sempre tive fascínio por caleidoscópios e a descoberta da homenagem à Stella me fizeram gostar mais ainda do livro.
Escrito em primeira pessoa do singular, Maria mantêm um tom íntimo e estabelece uma forte ligação com o leitor. Nos apresenta poesias sobre a cidade, seu cotidiano e suas memórias. Gostei muito das fotos que mostram lampejos do consultório da Stella.
É uma leitura rápida  e muito agradável. Sabe livro que te convida a releitura? A observar melhor os detalhes e que dá vontade de folhear várias vezes? É este!
A edição da Circuito é linda e muito caprichada, uma das mais bonitas que já vi! Páginas brancas, letras em tamanho confortável. O papel encorpado e diferente, parece de revista ou fotografia. Maria Dolores é tao poética que assim definiu a impressão: este livro foi composto em Filosofia e publicado no inverno de 2016.
Sinopse: Marcado sempre pelo amor e pelo estranhamento, o livro Esperando a hora da Stella, sem nunca perder uma notável unidade de tom (derivado de um olhar sensível e maduro, acostumado a observar e ase auto-observar) constitui-se de breves memórias, em diferentes suportes (poemas, contos, crônicas, fotografias) do percurso artístico da poeta Maria Dolores Wanderley pela cidade do Rio de Janeiro.

Ficha técnica:

Comentários

  1. Oi Clau, ainda não conhecia esse livro, mas pelo seu post parece ser de uma delicadeza encantadora!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Clauo! Adorei a sua resenha! Adoro obras escritas em primeira pessoa, pois parece que nos colocam mais ligados ao personagem. Adorei as ilustrações, que trabalho maravilhoso de toda a equipe editorial.
    Vou procurar para leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Junho

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Escolhas da  Leticia :  "O esmalte é  o Tapete Vermelho, da @esmaltecolorama. Fácil de passar, gosto de passar três mãos pra não ficar muito transparente. O livro é o

Nossa Semana #23

  Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana 23ª. Uma semana movimentada! Teve Clube da Leitura, evento literário, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, o friozinho gostoso continuou por aqui. Participei da Cabine de imprensa do filme Um Broto Legal, da Pandora Filmes e adorei! Tem resenha dele aqui . Na quarta feira tivemos a primeira discussão do nosso amada Clube MãeLiteratura em parceria com a Editora Intrínseca. O livro escolhido é Na Estrada com o ex. Foi uma discussão muito bacana. Enquanto trabalho de casa, tenho a companhia super especial do Zacarias. Meu amor, meu grudinho, meu companheirão, fica sempre pertinho, roncando e brincando com seu amiguinhos. Eu e a Fernanda, minha irmã, voltamos ao cinema, 36 anos depois de ver o primeiro filme, para assistir Top Gun: Maverick.  Que filme! Amamos! Amamos! Amamos! Tenho experimentado um ritual toda noite que me faz muito bem. Vou pra cama cedo, fico lendo, tomo meu chazinho e relaxo, me recuperando dos dias agitado