Pular para o conteúdo principal

Uma Chance Para Recomeçar

Título: Uma chance para recomeçar
Autor: Diana Scarpine
Ano: 2016 
Páginas: 432
Idioma: português
Editora: Pandorga


Carina é uma workaholic rica e bem-sucedida cuja vida se resume ao trabalho. Afogada em estresse, ela não se importa com a solidão que habita seu coração, pois o amor nunca foi uma das suas prioridades, até que algo inusitado acontece. Repentinamente, ela se vê privada do trabalho e deseja aplacar a solidão que a consome, principalmente quando conhece Aurélio, que a trata de uma forma diferente da qual ela está acostumada. Consumido pela tragédia que vitimou sua família e deixou-lhe sequelas físicas e emocionais, Aurélio não quer nada além de se afundar cada vez mais na dor e na culpa que sente. Suas certezas começam a ficar abaladas à medida que Carina se aproxima cada vez mais dele. Quantos obstáculos precisam ser vencidos para recomeçar? O amor é capaz de vencer as amarras do passado e o preconceito? (Skoob)

Quando li a sinopse, fiquei curiosa para ler este livro. Por isso mesmo, fiquei muito feliz quando conseguimos a parceria com a autora. Antes de contar para vocês o que achei do livro, acho importante dizer que a Diana foi uma das escritoras mais cuidadosas e organizadas que tive o prazer de conhecer. Este cuidado e organização refletem na sua escrita. 
Comecei a leitura de Uma chance para recomeçar semana passada, no meio da nossa maratona literária de ano novo. Foi o primeiro romance que li neste ano e também o primeiro livro da autora.
Diana soube explorar muito bem temáticas difíceis de serem trabalhadas, como perdas de entes queridos, incompreensão familiar, baixa auto-estima, dedicação excessiva ao trabalho, entre outros temas importantes.
O livro é narrado em primeira pessoa pelos dois protagonistas da estória, e o mais bacana, em capítulos alternados. Eu acho esta forma de narração ótima, pois te permite acompanhar não só os pensamentos, mas também os sentimentos dos personagens. Isto dá uma dimensão e um significado muito bom a trama.
Carina e Aurélio são duas pessoas carentes de atenção e amor. Carina não percebe sua beleza e vive para o trabalho. Aurélio inicia o livro viúvo, em luto pela perda não só da esposa amada, como da sua única filhinha. Você torce e cria empatia com os personagens, mas confesso que em determinados momentos eles chegaram a me irritar um pouco com comportamentos imaturos. Este sentimento logo passava, frente ao belo desenrolar da trama. 
Este é um livro muito bem escrito, a autora tem uma escrita elaborada e refinada. Por abordar temas bem pesados, a leitura não flui muito rapidamente, mas não é um livro cansativo. Como todo bom romance que se preze, você torce pelos personagens e quer descobrir se finalmente terão um final feliz. Também me chamou a atenção a construção elaborada de bons personagens secundários como a irmã da Carina, seus pais, a mãe do Aurélio e seu primo. Gostei muito de conhecer melhor a cidade de Jequié, onde é ambientada a estória e que também é a cidade natal da autora.


"Aprendi que as nossas principais características não são suficientes para nos definir. O ser humano é muito mais completo do que isso. É uma síntese mutante de todos os traços de seu caráter, combinada às suas experiências de vida". (página 382)

Achei a capa linda, adorei a diagramação. O livro tem folhas amareladas (que eu amo) e não encontrei nenhum erro de português. Mais uma bela edição da Editora Pandorga que sempre arrasa nos seus livros. Exemplar cedido pela autora, lido em parceria com o blog.

Sobre a autora: Diana Scarpine é baiana da cidade de Jequié, possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado na área de saúde e atualmente cursa doutorado, no qual tem se dedicado ao estudo da deficiência e da Tecnologia Assistiva. Apaixonada por literatura, escreve desde os treze anos de idade, transitando entre a prosa e a poesia. Além de “Uma Chance para Recomeçar”, é autora de “Entrelace: Caminhos que se Cruzam ao Acaso” (2012).




Comentários

  1. Linda resenha, Cláudia! Muito obrigada!
    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a confiança e a parceria, querida!
      Foi um prazer ler seu livro
      Parabéns e muito sucesso para você.
      Bjks mil

      Excluir
  2. Adorei a resenha. Doida para ler. @odisseiamaterna

    ResponderExcluir
  3. Claudia, gostei muito da premissa do livro e de sua resenha. Parece que a autora escreve de forma a nos aproximar dos personagens e eu adoro quando isso acontece, porque é como se você estivesse lá. Não conhecia a autora (apesar de ser minha conterrânea) e fiquei interessada para saber mais dela e de sua obra. Beijo!
    Ilmara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç