Pular para o conteúdo principal

Luzes no Passado: Eu Li!!

Título: Luzes no Passado
Autor: Claudio Guilhon
Ano: 2016 
Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Jaguatirica
Avaliação: 5/5
Livro recebido em parceria com Oasys Cultural

Sinopse: O mito da alma gêmea – o amor completo e verdadeiro tema de filmes, livros e outras obras de arte – tem fundamento no espiritismo. Charles e Sarah na Europa do século XVI, Josafá e Antibes no Oriente Médio a.C., Van Haume e Catrina na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Esses três casais são na verdade um só no romance mediúnico Luzes no passado (Ed. Jaguatirica), psicografado pelo médico oftalmologista paraense Cláudio Guilhon e ditado pelo espírito de Rita de Cássia, ou Irmã Rita, como prefere ser chamada. “Os protagonistas mudam de nome e de época, mas suas almas são únicas e permanecem ligadas”, explica Guilhon. No entanto, Charles e Sarah passam a maior parte da vida separados, Josafa e Antibes pertencem a tribos diferentes que guerreiam entre si, Von Haume e Catrina sofrem com o fato dele ser oficial nazista e ela, prisioneira de um campo de concentração. “Tais dificuldades nada mais são que etapas no cumprimento de nossos destinos. Necessitamos de doses de dor e desconforto para crescer. Quem avalia e administra essas doses é Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não sou eu quem diz isso, é a Irmã Rita”, esclarece o autor.

Quando recebi o convite para ler este livro, fiquei animada e curiosa. Gosto muito de livros espíritas e procuro ler pelo menos um por mês. A primeira coisa que me chamou a atenção foi que o livro trata de três encarnações de um mesmo casal. Achei esta abordagem muito interessante além de didática, pois fica mais claro e fácil acompanhar a trama, bem como as evoluções e resgates destes personagens. 

O livro é dividido em quatro partes. O livro começa no ano de 1432 e esta primeira parte é narrada  em terceira pessoa. Na segunda parte observamos uma mudança na narração e o personagem principal passa a narrar a história, o que deixa a trama mais envolvente e com um tom mais pessoal. As duas partes finais mostram os desdobramentos da história. Gostei muito deste tipo de estrutura e achei que foi um dos aspectos mais interessantes do livro.

Claudio Guilhon tem uma escrita muito bonita e refinada. Apesar de fluida, a leitura não foi rápida, mas foi muito enriquecedora. Na minha opinião este é um livro de estudos, onde conceitos do espiritismo são explicados ao leitor através da narrativa. Não é necessário ser espírita para acompanhar e entender bem o livro. 

A capa é linda, parece iluminada, aliás uma característica da Editora Jaguatirica, que sempre arrasa! Páginas amareladas (que eu amo), letras em tamanho confortável. Ótima diagramação. 
Você pode comprar o livro Luzes no Passado AQUI, no site da Editora Jaguatirica e também nas livrarias online e físicas.

Este é o primeiro livro de uma série. O segundo volume será lançado na próxima semana aqui em São Paulo. estão todos convidados para prestigiar o autor.

Sobre o autor: Claudio Guilhon nasceu em Belém do Pará. É médico formado pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Oftalmologia e Medicina do Trabalho, tendo estagiado na Clínica Mayo (EUA) no setor de Glaucoma e Catarata. É Capitão de Fragata da reserva da Marinha do Brasil e exerce suas atividades profissionais em Belém. Em 2010 iniciou o estudo da Doutrina Espírita e desenvolvimento da mediunidade no Centro Espírita Yvon Costa, na capital paraense, no qual exerce as atividades mediúnicas até os dias de hoje. Tem 51 anos, é casado e pai de duas filhas.

Comentários

  1. Oi Clauo! Eu também adoro a literatura espírita e esse ano também me propus a ler um por mês. Neste momento estou lendo "O amor é para os fortes" e estou encantada! Não consigo fechar o livro, quero saber a todo momento o próximo acontecimento!
    Eu adorei a sua resenha, fiquei super interessada no livro, pela variação nas narrações e, principalmente por acompanharmos a narração de 3 encarnações do mesmo casal. Deve ser muito interessante, ainda mais porque explica conceitos espíritas! Me lembro de ter lido um assim e adorei, chama-se "Amor além da vida", cujo filme também foi lançado à época. Adorei a indicação, que entra agora em minha lista de leituras.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Clauo

    Eu gosto muito de indicações de livros espíritas e esse eu ainda não conhecia.
    Aprecio quando é voltado para a parte de estudo e elucida conceitos do espiritismo.
    Já vai para minha lista!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o livro! Confesso que nunca li livros com temáticas espíritas, mas penso que foi por desconhecer o tema e você trouxe um que me interessou! Vou atrás conferir!

    ResponderExcluir
  4. Já livros espiritas e adoro. Adorei esse título e lendo sua resenha me interessei em ler também. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu AMO livros espíritas! Nos trazem paz e nos dão lindas lições. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nao costumo ler livros com temáticas espiritas, mas legal ver uma sinopse por aqui

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que eu leria mas achei muito legal a sinopse!!

    ResponderExcluir
  8. Li poucos livros espíritas, mas esse despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç