Pular para o conteúdo principal

Reposição Hormonal: Que Calor é Esse?!

Reposição hormonal, este é um tema que sempre gera muitas polêmicas. Acompanhei o "drama e os dilemas" da minha avó, da minha mãe e agora chegou minha vez...aos 46 anos de idade e me sentindo uma menina ainda, sinto estas ondas de calor (fogachos) que deixam minhas noites mais movimentadas e me irritam...ando ansiosa e irritada...sintomas clássicos do climatério.
Tenho pesquisado cada vez mais este tema, pois sofro literalmente na pele com estes sintomas. Ainda estou discutindo com meu médico o melhor tratamento para meu caso. Minhas caminhadas e a reeducação alimentar me ajudam muito, mas temos vários mitos e dilemas. Vamos acompanhar o que nos diz a querida Dra Ana Lucia Beltrame, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, da Clínica Ella Saúde.

Controlando os calores!
De acordo com dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares, em especial o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, estão hoje, entre as principais causas de morte entre as mulheres.
O aumento da expectativa de vida, além de todos os fatores positivos, aumenta a incidência, natural com o envelhecimento, de doenças como câncer de mama e útero. Porém, 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas. Por isso é preciso dar uma atenção especial ao coração.
“A chegada da menopausa e a consequente diminuição da produção de hormônios aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e a reposição hormonal pode ser uma opção viável para controle dos calores e estabilização dos níveis de hormônios femininos, bem como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, preservação da memória e controle da perda óssea”, explica a Dra. Ana Lucia Beltrame.
1. A reposição hormonal cessa o processo de menopausa – MITO
O tratamento busca aliviar os sintomas.

2. As doenças cardiovasculares e a osteoporose também podem ser prevenidas com o tratamento - VERDADE
Melhora a quantidade do cálcio no esqueleto e diminui a possibilidade de doença coronariana.

3. As doses de hormônio no tratamento são elevadas – MITO
O tratamento é geralmente realizado com dosagens relativamente baixas de estrógenos, na forma de comprimidos, adesivos ou gel aplicado diretamente na pele.

4. Mulheres que não retiraram o seu útero, precisam de reposição da progesterona. – VERDADE
A administração do estrógeno que diminui os sintomas da menopausa. No entanto, todas as mulheres que não foram submetidas a cirurgia para retirada de útero devem usar concomitantemente progesterona para evitar o espessamento do endométrio , que é uma camada que fica no interior do útero. “Uma excelente alternativa para estas mulheres é o uso de dispositivo intrauterino liberador de progesterona, que evita a necessidade do uso oral deste hormônio e seus possíveis efeitos colaterais”, sugere Dra. Ana.

5. A reposição deve acontecer entre seis a oito anos após o início da menopausa.  – MITO
Cada mulher deve ser avaliada individualmente, tanto em relação ao tipo de tratamento quanto a sua duração.
Sobre Dra. Ana Lucia Beltrame:
Dra. Ana Lucia Beltrame é médica formada pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e mestre em ciências pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina. A profissional participa continuamente de congressos e simpósios nacionais e internacionais, é membro efetivo da Sociedade Americana e Europeia de Medicina Reprodutiva e junto com quatro parceiros, fez parte da equipe responsável pela criação do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês. Faz parte também do corpo clínico dos principais hospitais de São Paulo como Hospital Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein, Promatre Paulista e Hospital São Luiz.

E você? Tem estes sintomas? Faz ou pensa em fazer reposição hormonal? Me conta, vou adorar saber sua opinião.

Comentários

  1. Repassei para minha mulher, que está (estamos) sofrendo o mesmo drama! Valeu! Britto

    ResponderExcluir
  2. Olá Britto!
    Obrigada pela visita.
    Ah, que bom! Acho que ela vai gostar.
    É um drama mesmo, mas pode ficar mais suave!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç