Pular para o conteúdo principal

O Caminho Português: Eu Li!

Hoje venho contar  sobre esta interessante leitura.
O Caminho Português, da Marjori Lotufo, foi o primeiro livro que recebi para ler e resenhar através da minha parceria com a Chiado Editora.
Logo de cara o livro já me chamou a atenção, porque embora não tenha feito ainda o Caminho de Santiago de Compostela, acalento um desejo de um dia percorrê-lo. Conheço algumas pessoas que fizeram e todas foram unânimes ao contarem o quanto voltaram renovadas e modificadas. Foi exatamente isso que relatou no livro, Marjori, uma brasileira, paulistana, minha colega psicóloga, que realizou esta viagem com seu marido.

O livro é uma bela edição, bem cuidada e caprichada. Capa bonita, gostei da combinação de cores e do seu brilho. Impresso em Portugal, apresenta ótima diagramação, páginas amareladas que sempre facilitam a leitura (são as minhas prediletas). 

Cada capítulo começa com uma pequena foto, o que torna a leitura ainda mais interessante. Marjori adota a narrativa, um estilo literário interessante, relata, explica, dá dicas ao leitor, conta sobre suas expectativas, medos e frustrações no decorrer da viagem. Uma das coisas que mais gostei no livro, foi acompanhar o despertar da sua força interna, a renovação da sua fé, em si, na sua profissão e nas pessoas.
Trata-se de uma leitura diferente, que despertou minha curiosidade e me deixou morrendo de vontade de viajar também. O livro é leve, a leitura flui muito bem. 

O Caminho Português é um belo e fiel relato da viagem. Escrito em forma de diário, apresenta uma linguagem interessante, eu literalmente viajei com eles, através das descrições das paisagens, dos lugares percorridos. Marjori dá dicas e detalhes que tornam a leitura ainda mais atraente.Achei interessante também a busca de auto-conhecimento, a percepção de mudanças internas. 
Gostei muito da franqueza da autora, ao descrever as dificuldades, os obstáculos que tiveram que transpor para finalizar a caminhada e o quanto terminaram fortalecidos a viagem.

Este é um livro para guardar e consultar. Pretendo também apresentá-lo aos meus amigos que também percorreram o Caminho de Santiago.

A editora portuguesa Chiado publica O Caminho Português da psicóloga brasileira Marjori Lotufo. Em sua primeira obra, a autora traz revelações de seu diário, fruto de incontáveis registros de viagens. Dele, compartilha as páginas que vão de Barcelos à tão aclamada Santiago de Compostela, relatando uma vivência singular: a peregrinação.
Passando por Labruja, Ponte de Lima, Valença e muitas outras cidades históricas, o leitor é convidado a viajar no tempo entre o passado e o presente, adentrando nas histórias a partir da rota portuguesa.
Ao mesmo tempo em que relata os personagens e acontecimentos, traz ao leitor viajante sua própria experiência de estar como peregrina, o contínuo caminhar, as dores, a alegria, a hospitalidade e vivência nos albergues, as diversidades e o sentido espiritual do percurso.
E para onde poderia nos levar essa jornada?
Mais que chegar a um ponto final, a jornada permite àquele que a faz entrar em contato consigo mesmo, incitando o leitor a almejar uma busca que transcenda as necessidades comuns. “O peregrino deve fazer seu caminho em silêncio, pois esse é o sentido. E quando estamos por muito tempo com nós mesmos, vivenciando as coisas mais simples da vida, vemos o quanto nada nos pertence. Precisamos simplesmente viver, e ter somente a nós mesmos”.
O Caminho Português, ao traçar a rota portuguesa a Santiago de Compostela, revela uma trajetória de buscas, encontros e descobertas.
A jornada surpreenderá seus sentidos, e você chegará ao final do livro desejando ser o próximo peregrino.

Agradecimento:
Maria Cláudia Franchi e Clarisse Fraqueiro - Chiado Editora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é