O Caminho Português: Eu Li!

Hoje venho contar  sobre esta interessante leitura.
O Caminho Português, da Marjori Lotufo, foi o primeiro livro que recebi para ler e resenhar através da minha parceria com a Chiado Editora.
Logo de cara o livro já me chamou a atenção, porque embora não tenha feito ainda o Caminho de Santiago de Compostela, acalento um desejo de um dia percorrê-lo. Conheço algumas pessoas que fizeram e todas foram unânimes ao contarem o quanto voltaram renovadas e modificadas. Foi exatamente isso que relatou no livro, Marjori, uma brasileira, paulistana, minha colega psicóloga, que realizou esta viagem com seu marido.

O livro é uma bela edição, bem cuidada e caprichada. Capa bonita, gostei da combinação de cores e do seu brilho. Impresso em Portugal, apresenta ótima diagramação, páginas amareladas que sempre facilitam a leitura (são as minhas prediletas). 

Cada capítulo começa com uma pequena foto, o que torna a leitura ainda mais interessante. Marjori adota a narrativa, um estilo literário interessante, relata, explica, dá dicas ao leitor, conta sobre suas expectativas, medos e frustrações no decorrer da viagem. Uma das coisas que mais gostei no livro, foi acompanhar o despertar da sua força interna, a renovação da sua fé, em si, na sua profissão e nas pessoas.
Trata-se de uma leitura diferente, que despertou minha curiosidade e me deixou morrendo de vontade de viajar também. O livro é leve, a leitura flui muito bem. 

O Caminho Português é um belo e fiel relato da viagem. Escrito em forma de diário, apresenta uma linguagem interessante, eu literalmente viajei com eles, através das descrições das paisagens, dos lugares percorridos. Marjori dá dicas e detalhes que tornam a leitura ainda mais atraente.Achei interessante também a busca de auto-conhecimento, a percepção de mudanças internas. 
Gostei muito da franqueza da autora, ao descrever as dificuldades, os obstáculos que tiveram que transpor para finalizar a caminhada e o quanto terminaram fortalecidos a viagem.

Este é um livro para guardar e consultar. Pretendo também apresentá-lo aos meus amigos que também percorreram o Caminho de Santiago.

A editora portuguesa Chiado publica O Caminho Português da psicóloga brasileira Marjori Lotufo. Em sua primeira obra, a autora traz revelações de seu diário, fruto de incontáveis registros de viagens. Dele, compartilha as páginas que vão de Barcelos à tão aclamada Santiago de Compostela, relatando uma vivência singular: a peregrinação.
Passando por Labruja, Ponte de Lima, Valença e muitas outras cidades históricas, o leitor é convidado a viajar no tempo entre o passado e o presente, adentrando nas histórias a partir da rota portuguesa.
Ao mesmo tempo em que relata os personagens e acontecimentos, traz ao leitor viajante sua própria experiência de estar como peregrina, o contínuo caminhar, as dores, a alegria, a hospitalidade e vivência nos albergues, as diversidades e o sentido espiritual do percurso.
E para onde poderia nos levar essa jornada?
Mais que chegar a um ponto final, a jornada permite àquele que a faz entrar em contato consigo mesmo, incitando o leitor a almejar uma busca que transcenda as necessidades comuns. “O peregrino deve fazer seu caminho em silêncio, pois esse é o sentido. E quando estamos por muito tempo com nós mesmos, vivenciando as coisas mais simples da vida, vemos o quanto nada nos pertence. Precisamos simplesmente viver, e ter somente a nós mesmos”.
O Caminho Português, ao traçar a rota portuguesa a Santiago de Compostela, revela uma trajetória de buscas, encontros e descobertas.
A jornada surpreenderá seus sentidos, e você chegará ao final do livro desejando ser o próximo peregrino.

Agradecimento:
Maria Cláudia Franchi e Clarisse Fraqueiro - Chiado Editora

Comentários

Postagens mais visitadas