Pular para o conteúdo principal

Navio Negreiro no Mar do Branco do Olho: Eu Li

Autor: Clovis Levi
Ilustradora: Vanessa Rosa
Editora: Viajante do Tempo
Formato 15,5×23 cm; 64 páginas
Ano: 2016  
Indicação:Idade 7 a 16 anos

Hoje trago para vocês uma dica diferente! 
Um  romance de teatro infantil/juvenil, do escritor e dramaturgo Clóvis Levi. Uma peça teatral em um único ato, assim é definido pelo autor este interessante livro. 
Confesso que a sinopse e o gênero de leitura me chamaram a atenção e fiquei muito curiosa para ler. Foi uma leitura ótima! Divertida, interessante e muito rica em detalhes. 
Gosto muito de teatro e sempre que posso assisto a peças de diferentes gêneros  e este livro me transportou à uma peça teatral com  muitos detalhes interessantes. A forma como o autor descreve as cenas te transporta literalmente para um teatro. Você consegue acompanhar as mudanças de cena, a iluminação, as músicas, e detalhes como as expressões dos atores em cena. Muito, muito bacana!
Com sua habilidade natural para tratar temas espinhosos junto às crianças, o escritor e dramaturgo Clovis Levi apresenta uma peça teatral em que a protagonista é o fantasma da pequena Anastácia, escrava e santa popular brasileira, liderando uma revolta de crianças escravas em um navio negreiro. Personagens como a cadela Xinxa e um menino com duas cabeças – que dialogam e brigam entre si – tornam ainda mais encantadora esta fábula sobre escravidão, infância, amor e liberdade.
Zacarias quis porque quis sair na foto...
As ilustrações são de Vanessa Rosa. O livro da Editora Viajante do Tempo tem uma bela diagramação, numa bonita edição. 
Sinopse: Navegando ao sabor dos tempos, a Caravela Encantada, que partiu do Tejo, Portugal, nos tempos dos descobrimentos, vaga durante séculos por lugares distantes, com sua tripulação fantasma e crianças escravas. A caravela é comandada pelo seu poderoso e cínico dono, o doutor Barão, que conta com o seu agressivo capataz. Eles obrigam as crianças a trabalharem até a exaustão. Entre os fantasmas está Arco-Íris, uma garota negra, simpática e comunicativa, que está determinada a ajudar seus irmãos africanos. Numa de suas viagens, a caravela acaba por resgatar do mar Talita, uma dinâmica jovem dos nossos tempos, e sua cachorrinha Xinxa, que se torna um ser invisível. Além de Talita, o navio resgata também um ser estranho, um homem de duas cabeças, uma sempre contrariando a outra. Com esses estranhos personagens algo vai mudar a rotina do navio…
Este livro é recomendando para crianças e jovens de 7 à 16 anos, mas você pode ler para os menorzinhos. 
Sobre o autor: Clovis Levi nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. É autor do livro juvenil: O beco do pânico (Globo Livros) e dos infantis A cadeira que queria ser sofá e outros contos, contemplado com o Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal em 2012, Proibido pensar e O pinguim que morria de frio, todos publicados pela Viajante do Tempo. É autor, encenador e professor de teatro na CAL – Centro de Artes de Laranjeiras, onde dá aulas para adolescentes e adultos. Escreveu várias peças teatrais, entre elas, Se chovesse, vocês estragavam todos, em coautoria com Tania Pacheco, que recebeu o Prêmio Governo Estado de São Paulo/Melhor Texto e os musicais dirigidos por Sérgio Britto Ai,ai, Brasil, Na era do rádio, Nos tempos de Martins Pena e De Getúlio a Getúlio – A história de um mito. Para a televisão, redigiu o seriado O Bem Amado, a minissérie DNA e as novelas Mandacaru e O Todo Poderoso.

Você pode comprar O Navio Negreiro, No Mar do Branco do Olho no site da Editora Viajante do Tempo
Recomendo muito esta leitura!
Leia e depois me conte o que achou, vou adorar saber sua opinião.
Beijos,
Clauo
Agradecimento especial:
José Fontanele - Oasys Cultural



Comentários

  1. Adoro as suas indicações. Acho essencial a leitura na vida dos pequenos. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é