Pular para o conteúdo principal

Encontro Sobre Infertilidade e Técnicas de Reprodução Assistida - Clínica Vivitá

No dia 21 de junho fui convidada para participar de um encontro sobre infertilidade e técnicas de reprodução assistida, na Clínica Vivitá, num bate-papo de jornalistas e blogueiras. Foi uma tarde muito interessante e produtiva.
Como psicóloga acompanho no consultório vários casais em suas vivências, na luta contra a infertilidade, em busca da tão sonhada gestação. Este processo geralmente tem um grande impacto emocional no casal. Quando contam com uma equipe médica qualificada e cuidadosa, as chances de sucesso são muito maiores, inclusive da preservação dos aspectos psicológicos.

Fui para o evento muito animada e curiosa para aprender mais, para ouvir sobre novos tratamentos e me surpreendi positivamente. O encontro foi além das minhas expectativas!
Os médicos, Dr. Georges Fassolas, Dr. Paulo Bianchi e Dra. Patrícia Arie nos apresentaram técnicas e pesquisas na área da fertilização, de forma didática e de fácil entendimento, num ambiente muito agradável e acolhedor. A clínica foi preparada para nos receber e em todos os detalhes percebemos o cuidado e a gentileza da equipe. Me chamou a atenção a presença de toda equipe, inclusive do pessoal de apoio, presentes ao evento. 
Dr Paulo Bianchi
Dados interessantes e que eu desconhecia foram apresentados neste  encontro, como a diminuição com o decorrer dos anos do número de transferências de embriões, pois com o aprimoramento das técnicas, as gestações com embriões únicos são muito mais seguras e têm menos chances de complicações que nas gestações de múltiplos.
Dr Georges e Dr Paulo

Temas como fertilização in vitro, inseminação artificial e infertilidade foram abordados de forma dinâmica de de fácil compreensão.

Dr Georges e Dra Patrícia

Dra Patrícia e Dr Georges apresentaram um dos temas que me mais chamou muito atenção, o útero de substituição (que antigamente era chamada de barriga de aluguel, termo errado, pois no Brasil é proibida a prática que envolva pagamento para este tipo de gestação). Aqui, no Brasil o útero de substituição é permitido e realizado com a participação de um parente de até quarto grau de um dos parceiros.

Os médicos explicaram também que esta técnica tem sido a cada ano mais utilizada por casais homoafetivos. Atualmente o número de casais homossexuais femininos ainda é bem maior que o de casais masculinos. Muitos destes casais não procuram este tipo de fertilização por desconhecimento e porque é preciso encontrar uma parente que aceite ser o útero de substituição. Nos casais homossexuais femininos, as mulheres podem ter, dependendo do caso, a opção de escolher quem receberá o embrião, bem como o óvulo de qual delas será fertilizado. Há casos em que uma doa o óvulo e a parceria tem o embrião implantado no seu útero, e em outros casos as duas optam por serem doadoras e os óvulos de ambas serão submetidos á fertilização.
Temas como congelamento de embriões, causas da infertilidade, equipe multidisciplinar, também foram apresentados. 
Como o assunto é muito extenso e fascinante, a tarde passou muito rápida, fizemos várias perguntas e muitas questões não foram abordadas, por falta de tempo. O Dr Georges sugeriu um novo encontro, o que foi prontamente aceito com entusiasmo pelo grupo. Portanto aguardem novidades aqui.
Terminamos com um delicioso chá da tarde. Tudo preparado com atenção e cuidado. A tarde foi registrada em fotos com a equipe. Mais três mães (Giuliana, Laura e Verônica), da nossa plataforma materna, Nós Mães, também participaram deste ótimo evento. 
Dr Paulo, Dra. Patrícia, eu, Giuliana, Laura, Dr Georges e Verônica
Para fechar com chave de ouro, recebemos este mimo delicioso, um Kit TPM Alívio da Maria Brigadeiro

Agradecimentos especiais:
Laís Sansoni - Rojas Comunicação






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç