Como Eu Era Antes de Você - Eu Li!!!!

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013


Conheci este livro no seu lançamento e  pedi de presente de amigo secreto no grupo do Livro Viajante do Skoob. Ganhei da querida Graci e apesar de louca para ler não li...por que?!?! Fiquei me perguntando...e acho que não li porque fiquei com medo...rsrs. Muitas amigas diziam que o livro era lindo, mas que elas morreram de chorar, que era muito, muito triste. Deixei o livro guardadinho (sim, tenho vários livros guardados e acho que cada um deles tem sua hora para ser lido, embora isso muitas vezes não pareça fazer sentido!). Não satisfeita, fui comprando outros livros dela e nada de ler. Até que neste mês o livro escolhido pela nossa turma do Clube de Leitura Online foi justamente este. Aproveitei também a motivação de um outro desafio literário e encarei o bendito.
Primeiro preciso dizer a vocês que não chorei nadinha! Não derramei uma única lágrima, aliás não só não chorei, como fiquei com muita, muita raiva daquele final! Obviamente não vou contar aqui, senão teria que dar um belo spolier. Se você leu, imagina do que se trata. Não concordei com o final, achei o protagonista um egoísta, aliás senão fosse o acidente, acho que ele seria um cara bem insuportável.
O lado bom do livro é a Louisa, a protagonista, que começa a estória com baixa auto-estima, com um namoro pra lá de morno, com uma família peculiar e desabrocha no decorrer da trama. Esse foi o ponto alto do livro na minha opinião. Também gostei muito do contraponto das duas famílias. A dela afetiva, expansiva, calorosa. A dele, fria, contida, rica e preocupada com as aparências. Apesar do tema pesado, a autora aborda relacionamentos familiares, superação (ou tentativas de), expectativas profissionais de forma positiva. Apresenta ainda passagens com humor e numa linguagem que flui muito bem.
A capa é linda, diagramação excelente. Letra tamanho confortável, páginas brancas. 
Agora pretendo ler a continuação, peguei emprestado. 
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Daria quatro senão fosse o desfecho escolhido pela autora...
Este foi o livro escolhido pelo nosso grupo de leitura online.
Foi o livro escolhido no Desafio I Dare You de fevereiro, de ler um livro com título com a inicial do seu nome.





Comentários

  1. Oiee, tudo bem?

    Cláudia, fui uma de muuitas que choraram muito no final desse livro. No começo achei sim ele egoísta, mas depois me coloquei no lugar dele e realmente, talvez eu teria a mesma atitude que ele, veja eu disse talvez...
    Sobre a Louisa, teve muitos momentos em que eu quis muito bater nela, tipo, acorda pra vida mana!!!
    Mas como você disse ela evoluiu muito e gostei da atitude dela no final (com certeza faria o mesmo que ela fez).
    Apesar do livro do final, gostei muito.

    Bjs,

    Gi.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Já até separei esse livro no Kindle haha para ser uma das próximas leituras.
    O pessoal fala tanto que é bem capaz de eu não chorar também. Aliás, eu evito muito livros quando sei que eles provocam esse tipo de reação HAHA

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas