Pular para o conteúdo principal

Ainda Estou Aqui - Clube de Leitura

Hoje tivemos nosso Clube da Leitura  e foi delicioso. Discutimos este livro sensacional!
Há tempos que aguardava ansiosa esta oportunidade. Desde Feliz Ano Velho sigo a trajetória do Marcelo com interesse e carinho. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em 2013, num dos eventos do Segundas Intenções, da Biblioteca de São Paulo. Relembre aqui.

Como eu imaginava o livro rendeu ótimas reflexões e a discussão foi muito animada e produtiva. Temas muito atuais e importantes são abordados no livro. Marcelo conversa com o leitor o tempo todo, o que torna a leitura mais fluida e leve, mesmo com temas tão difíceis como Alzheimer, ditadura e perdas familiares. Meus pensamentos foram contraditórios, pois ao mesmo tempo que queria devorar o livro, li devagar para não acabar logo! 

O livro é escrito de forma muito verdadeira, sem disfarces, o que o torna ainda mais especial. Sofri junto com Marcelo a impotência de ver uma pessoa tão inteligente como sua mãe limitada intelectualmente, após o desenvolvimento da sua doença. Acompanhamos a angústia da ditadura e relembramos algumas passagens sobre este período negro e vergonhoso da memória do nosso país. 

Ainda Estou Aqui é um livro muito atual, didático, profundo, terno, por vezes engraçado, nostálgico e essencial. Recomendo muito sua leitura.

Sinopse: 
Trinta e cinco anos depois de Feliz ano velho, a luta de uma família pela verdade Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras. Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento negro da história recente brasileira para contar — e tentar entender — o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971. SKOOB
O autor:
Marcelo Rubens Paivsa nasceu em 1959. Publicou, entre outros, os romances Malu de bicicleta (2004) e A segunda vez que te conheci (2008). É escritor, dramaturgo e jornalista, além de colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Mora em São Paulo, com a mulher e o filho.

Um registro deste dia tão especial:


Comentários

  1. Oi Claudia!
    Que pena que vc tenha passado no meu blog n/momento bem tristinho, mas como eu disse no face "E a vida segue".
    Eu também aprendi a ser fã do Marcelo desde o Feliz Ano Velho, mas não tive ainda oportunidade de ler os outros livros dele. Vou tentar!
    Fiquei te seguindo pq quem sabe seja o início de uma bela amizade.
    Bjsssss e uma semana de muito sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que delícia de mensagem! Obrigada , querida!
      Leia este livro sim,você vai gostar :)
      Vou te acompanhar também.
      Bjks mil

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é