Pular para o conteúdo principal

Malala, a Menina que Queria Ir Para a Escola

Semana retrasada fui no lançamento do livro Malala, na Livraria da Vila. Fui animada, pois ia encontrar amigos queridos do grupo do Livro Viajante no café da livraria. A idéia era comprar o livro, pegar o autógrafo, tirar foto com a Adriana e assistir a contação de estórias da Kiara Terra.
Consegui fazer quase tudo, quase, porque a fila estava gi-gan-tes-ca!! Um sucesso que surpreendeu até a Adriana, conforme ela me contou depois. Tanta gente que, embora tenha ficado quase uma hora na fila, tive que desistir e voltei sem a foto e sem o autógrafo...mas tudo bem. Espero encontrar a Adriana em outros eventos. O que importa é que foi um sucesso e isso me deixa muito feliz!!
A Adriana é uma profissional muito fofa. Foi super atenciosa comigo. Fiquei impressionada com seu currículo e sua trajetória!
O livro é muito fofo! Fiquei encantada também com as ilustrações da Bruna Brasil! Lindas, coloridas e vibrantes. Ela mistura fotos com ilustrações, achei bárbaras!
O livro é a primeira foto-reportagem infanto-juvenil sobre o tema. As ilustrações diluem um pouco o impacto do tema, tornando a leitura mais gostosa e fácil. 
Fica evidente o cuidado das autoras, num texto muito bem escrito, com uma linguagem clara e fácil. Diagramação linda! Livro impecável.

No final tem um álbum de fotos da Adriana, durante a sua viagem para escrever o livro. A autora "conversa" com o leitor, contando sobre o projeto, sobre as dificuldades para escrever o livro, os medos e perigos vivenciados durante esta vivência.
Sinopse: Malala - No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa. Skoob
Sobre a autora:
Adriana Carranca é repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo. Cobriu extensamente a guerra no Afeganistão e acontecimentos importantes no Paquistão, Irã, Egito, Israel, territórios palestinos, Haiti, México, Estados Unidos e Grã-Bretanha, Uganda, Congo, Sudão do Sul, entre outros países. 
Passou uma temporada como correspondente em Nova York, em 2006, como bolsista do Dag Hammarskjöld Scholarship, da Associação de Correspondentes da ONU, com sede na cidade americana.
É Jornalista Amiga da Criança, título dado pela Agência Nacional de Direitos da Infância a jornalistas que contribuam para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Participou da fundação e da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Em 2012, foi pesquisadora-bolsista do Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford. Formada em jornalismo, tem mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE), de Londres. É coautora de "O Irã sob o chador", publicado em 2010 pela Editora Globo e finalista do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem, e autora de "O Afeganistão depois do Talibã", lançado em outubro pela Editora Civilização Brasileira/Record.
Foi vencedora do prêmio Líbero Badaró de jornalismo em 2013 (grande prêmio) e 2014 (internacional), e finalista do prêmio Esso de jornalismo de 2014. 


Comentários

  1. Olá Clau,
    Adorei a dica, e vou comprar o livro. Estamos com muitas dificuldades pra fazer o enteado ir a escola, e acho que esse tipo de relato irá nos ajudar.
    Tenha um maravilhoso final de semana.
    Beijos
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Leiam sim, Jack! O livro é ótimo, aliás ler sempre ajuda, né?!
    Boa sorte com o garotão!
    Bjks mil e um otimo final de semana tbe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Junho

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Escolhas da  Leticia :  "O esmalte é  o Tapete Vermelho, da @esmaltecolorama. Fácil de passar, gosto de passar três mãos pra não ficar muito transparente. O livro é o

Nossa Semana #23

  Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana 23ª. Uma semana movimentada! Teve Clube da Leitura, evento literário, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, o friozinho gostoso continuou por aqui. Participei da Cabine de imprensa do filme Um Broto Legal, da Pandora Filmes e adorei! Tem resenha dele aqui . Na quarta feira tivemos a primeira discussão do nosso amada Clube MãeLiteratura em parceria com a Editora Intrínseca. O livro escolhido é Na Estrada com o ex. Foi uma discussão muito bacana. Enquanto trabalho de casa, tenho a companhia super especial do Zacarias. Meu amor, meu grudinho, meu companheirão, fica sempre pertinho, roncando e brincando com seu amiguinhos. Eu e a Fernanda, minha irmã, voltamos ao cinema, 36 anos depois de ver o primeiro filme, para assistir Top Gun: Maverick.  Que filme! Amamos! Amamos! Amamos! Tenho experimentado um ritual toda noite que me faz muito bem. Vou pra cama cedo, fico lendo, tomo meu chazinho e relaxo, me recuperando dos dias agitado