Pular para o conteúdo principal

Desafio dos 100 Livros em Um Ano


Não é segredo para ninguém que eu sou apaixonada por livros e leio todos os dias.
Adoro! Sempre gostei de livros. Fui uma menina que andava literalmente tropeçando, pois fazia o que minha mãe pedia com o livro nas mãos, andando e lendo...rs.
Desde os anos 90 mantenho minhas leituras anotadas e a partir de 1998 escrevo num caderno próprio para isso, o livro que li, autor, data de término da leitura. Com isso consigo acompanhar a média de livros nos meses e anos. Hoje além do meu caderno anoto na minha página do Skoob também. 
Há dois anos, quando descobri o grupo do Livro Viajante do Skoob minhas leituras aumentaram ainda mais e isto foi ótimo!
Ano passado com os livros viajantes (que têm prazo de leitura) e com os desafios literários que participei fechei o ano com 101 livros lidos. Este ano relaxei, li um pouco menos, não participei todos os meses dos desafios e diminui os livros viajantes, resultado, minha meta de leitura ficou abaixo do esperado...até hoje li 86 livros.

Comecei a pensar numa forma de motivação e aí tive a idéia do desafio. Esta idéia não é minha. Fiz uma pesquisa na internet e achei um grupo no Facebook e citações em blogs, mas não encontrei nenhum desafio para 2015.

Pretendo começar o nosso desafio no dia 01/01/2015, mas isso não significa que todas as pessoas têm que começar na mesma data. O desafio é de um ano, independente do começo. Se der certo como eu imagino que dará, pretendo continuar ininterruptamente. 

Abri um grupo no Facebook e você pode participar e convidar seus amigos. Neste grupo comentaremos os livros lidos, pretendo fazer uma parcial mensal de quantos livros lemos durante o mês. Também farei posts aqui no blog todo mês.

Para quem participar direitinho, pretendo fazer sorteios trimestrais. 
Não será necessário publicar resenhas, apenas responder:
  • o título do livro
  • autor
  • data de início e término da leitura
  • a nota (quantas estrelinhas você avalia o livro).


Lembre-se, o objetivo principal é ler mais do que você lê atualmente, não importa se são 10, 20, 50, 100 ou 150 livros no ano.

Obviamente contamos com a honestidade dos participantes, pois não temos como conferir quanto cada um leu.

Vamos? Acho que será bem bacana! Você pode participar junto com os outros desafios literários. Estas trocas de impressões, dicas e sugestões são deliciosas!

Se você quiser utilizar nossa figurinha, fique à vontade, vou ficar feliz.

Espero vocês!! Boas leituras em 2015!!!!!

Comentários

  1. Oi Clauo, tudo bem?? O meu vai ser mais modesto. Pretendo ler pelo menos 52 livros em 2015, um por semana.

    ResponderExcluir
  2. Clauo, Adorei seu desafio, porque não me obriga a temas, não me faz escolher autores e livros previamente e PRINCIPALMENTE não há obrigatoriedade de resenha. Leio muito, como você bem sabe, mas eu gosto de ter a liberdade de escolher mudar a leitura o tempo todo... E acabava abandonando um desafio após o outro...
    Minhas leituras estão com a seguinte média nos últimos 5 anos (bendito skoob que me fez marcar todas as leituras...)
    2010 = 88
    2011 = 96
    2012 = 109
    2013 = 201
    e agora em 2014 estou com 163 (tenho uma planilha que controla isso e com a atualização do skoob, acho que perdi uns 6 ou 7 livros na contagem) livros lidos e pretendo chegar aos 165. Uma hora sento com calma para ver quais sumiram da lista, rs
    Estou com uma média de 130 livros por ano. Pois para seu desafio, vou me impor uma meta de 150, pode to be?
    Vou pedir só tua ajuda em lembrar no grupo do face todo começo e fim de mês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammy querida, vc é um escândalo...kkkkk
      Claro que pode ser 150!! Vamos acompanhar :)
      A idéia é facilitar mesmo nossas vidas e ter mais tempo ainda para ler.
      Pode deixar que lembraremos.
      Seja super bem vinda, querida!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!
    O importante é ler! De preferência mais que neste ano
    Vamos lá!!!!! Que bom ter vc aqui tbe.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  5. Clau antes de mais nada Feliz Natal para você e sua família.
    E preciso te dizer que te admiro demais. Adorei esse desafio e quero continuar lendo muito. Não li tudo que queria esse ano, nem como queria mas li muito mais do que o ano passado e com tudo que passamos nesse período de adaptação to mais do que feliz.
    Vou te acompanhar para ver se me animo mais e mais.
    Abraço apertado e Feliz Ano Novo.
    Grá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grá querida!
      Feliz natal pra vcs tbe!!!
      Obrigada pelo carinho :)
      Ler é sempre otimo. Imagino que este ano nao tenha sido muito facil...adaptação é sempre complicada.
      Vamos ler sim! Anima sim! Entra no grupo tbe
      Bjks mil

      Excluir
  6. Oi Clauo,
    Há 3 anos eu venho fazendo metas literárias.
    Sempre aumentando 10% das leituras do ano. A desse ano foram 165 livros!!! E eu ainda não fechei mas faltam só 1,5 livros acredito que dê tempo. Ano que vem não acredito que eu nao consiga aumentar a média , ate porque quero me enveredar por outras leituras mas "pesadas", como clássicos.
    Mas não vou deixar de participar não. Vou apostar baixo, 101 livros, OK?
    Vou adorar participar.
    Bjs
    Lua.
    PS não acredito que estou na media da Sammy, kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua querida
      Vc e a Sammy me enchem de orgulho! Uau!!!!
      Adorei a ideia da meta com 10 % de aumento ao ano.
      Ok, vamos la!
      Tbe vou adorar sua participação. Bem vinda!
      Bjks mil

      Excluir
  7. Li 60 até agora, creio que fecho o ano em 61. Quero ver se consigo ler 75 em 2015. Aproveitar os meses que tenho mais tempo livre e ler muito. Vamos lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lynne
      Muito boa sua meta!
      Vamos lá. Seja super bem vinda, estou muito feliz com sua participação!
      Tbe quero ler mais (preciso sair da internet..rsrsr)
      Bjks mil

      Excluir
  8. Vou tentar os 100 livros para 2.015.
    Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  9. Oba! Adorei a ideia, Clauo! Tõ dentro! Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia, é bem motivacional. :-)
    Mas sempre fujo de desafios porque me sinto pressionada a ler, aí em vez de me divertir, fico lendo frustrada, rs.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse desafio querida! Já estou participando de outro, mas esse entrará para a minha lista. Acho que esse ano dará certo, pois nenhum dos desafios me obriga a ler determinado livro em determinado mês, sou eu que escolho aquilo que me convêm.
    Vou me desafiar a ler 100 livros o ano que vem, quem sabe eu não consiga? O meu maior desafio vai ser ler, anotar e dar nota! Eu sempre esqueço de marcar aquilo que li! hahaha
    Beijos e o seu blog está lindo! <3
    http://www.amoremler.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI, Clauo.
    Eu anoto num caderninho o nome do livro, o autor, o número de páginas e a data que terminei de ler desde 2003. Mesmo depois do skoob acabei mantendo o caderno porque o skoob não registra releitura.
    EM 2014 eu li bastante, creio que está em 180 livros, mas não conseguiria ler isso tudo em 2015. Estou me organizando para me dedicar a outras coisas. Eu gostaria de participar do desafio com 150 livros que é o que eu coloquei na minha meta.
    Pretendo acompanhar vocês.
    Beijos, Clara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç