A Instrução dos Amantes: Desafio Literário 2013


Sinopse - A Instrução dos Amantes - Inês Pedrosa

A instrução dos amantes é um romance sobre o amor. Ou melhor, é o amor o principal personagem deste livro. Há a história de Cláudia que se apaixona por Dinis no funeral de Mariana, que não se sabe como pôde ter se matado - ou teria ela caído da varanda acidentalmente? Assim como há as narrativas das aventuras da turma liderada por Ricardo Luz - o valente namorado de Cláudia -, que brinca no cemitério à noite ou rouba gasolina dos carros para alimentar as motos. Também há as outras turmas, mas há, principalmente, meninos e meninas, todos com o coração à flor da pele. E nada disso importa, pois há a pele, que junta e separa, e os beijos, os corpos, os segredos, e o sem-jeito das palavras, a submissão, as dores das traições e rejeições e, claro, as cartas ridículas. Há, enfim, o amor, tão misterioso quanto a frase resmungada pelo velho Murinelo: "Há respostas humanas para o que não é humano".SKOOB.

Este foi o primeiro livro que li da Inês Pedrosa. Achei a leitura estranha. O livro não flui bem. Diferente dos textos do Miguel Sousa Tavares, esta autora ainda não me despertou paixão.
Nem o sotaque português consegui "ouvir" bem neste livro.
O conjunto do livro não me agradou, desde a capa, até o tipo de letra, enfim, só terminei por causa do Desafio. Estória confusa  e esquisita.

Li dois livros para o Desafio Literário e nos dois a personagem chama-se Claudia!

Mais um exemplar que peguei emprestado na minha biblioteca preferida, a Biblioteca de São Paulo.

Nota: 2/5



Este livro cumpre o tema do mês de setembro do desafio literário 2013 que é ler um livro de autor português contemporâneo. 

Comentários

  1. Poxa achei a história interessante Clauo, numa dessa mesmo com o comentário negativo dou uma chance, eu fui de Saramago pro Desafio, mas confesso que esse mês não me inspirou..rs..beijo amada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clauo!!

    Tu sabe que eu tb não curti muito essa autora?!
    Ganhei o livro Faz-me falta, ou algo assim, há algum tempo de aniversário e a leitura tb não fluiu...

    Menina, este mês de setembro não li um livro inteiro, acredita? Estou correndo pra terminar o que estou lendo para postar na BC de outubro!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse desafio, não conhecia. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da Inês Pedrosa, mas sempre ouvi falar bem. Que pena que não funcionou para você. Mesmo assim, fiquei curiosa.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Tão esquisita quanto a capa... As Claudias estão causando heim...
    Bom final de semana minha amiga querida.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas