Extraordinário: Dica de Leitura

Sinopse - Extraordinário - R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor. SKOOB.

APAIXONADA pelo livro, foi assim que terminei esta leitura!
Sabe aquele livro que você devora?! Que lê com gosto?!
É o Extraordinário. Um livro que prende sua atenção do começo ao fim, que te faz refletir, que faz você pensar sobre preconceito, sobre medos, expectativas, aceitação, auto imagem, imagem corporal, relacionamento familiar, escola...enfim, UM DOS MELHORES LIVROS que li neste ano.
Apesar do tema pesado, o livro é leve. A idéia da autora de dar voz a vários personagens e com isso mostrar diversos pontos de vista é muito boa. 

Me identifiquei com a Isabel, mãe do August, com a Via, sua irmã e claro, com este menino corajoso,sensível e especial. Parei para pensar o quanto somos cruéis...o quanto é fácil comentar sobre os que são diferentes dos padrões e como fazemos isso quase o tempo todo...
Me cortou o coração quando August diz que o dia mais feliz da sua vida é o Halloween, pois neste dia ele pode sair mascarado (fantasiado) e ser (e sentir-se) uma criança absolutamente "normal", como as outras.

Li, a Letícia está lendo, maridão e Gabriel na fila. Indico para a família inteira. Já indiquei para amigos e para alguns pacientes também.
O livro é muito gostoso e rápido de ler. Ótima diagramação, achei a capa super legal e diferente, chama a atenção de cara e acho que é esta a intenção. 

O mais bacana é que a autora começou com o livro um movimento enorme anti-bullying!

Reservei este livro na Biblioteca São Paulo e menos de uma semana depois, recebi o aviso para retirá-lo. Isso tem acontecido com muitos livros bons e novinhos!

Você leu? Gostou? Quer uma sugestão?! Leia e me conte o que achou.

Nota: 5/5

Comentários

  1. Anotado!!
    Estou começando a fazer uma resenhas no Devaneios também!!
    Estou amando!
    Quero muito ler esse!!
    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica! Acho que vou adorar ler este livro tb!
    Fiquei com vontade de começar já, mas sabe que eu sou bem mais leeeenta que vc né...

    De qq forma, vou anotar!
    Beijão, Claudinha!
    Ju

    ResponderExcluir
  3. Conseguiu despertar minha vontade.
    Acabei de criar uma lista na minha agenda para anotar suas dicas de leitura.
    Vou começar pelo que comprei e ainda não li, e está na estante me esperando - O Segredo - e vamos ver se consigo acompanhar (mesmo que singelamente) suas dicas.

    Esta narrativa me lembra muito - Paula - de Isabel Allende - que relata o drama da filha. Mas é uma história leve, apesar de ser triste, é também engraçada.
    Contudo meu preferido é a biografia de Chico Xavier - As Vidas de Chico Xavier - comovente, dramática, alegre, engraçada, a vida deste espírito virtuoso. Adoroooo

    bju

    http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida
    Ainda não o li... vc o descreveu lindamente...
    Seja muito feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas