Pular para o conteúdo principal

Por Favor, Cuide da Mamãe - Lendo Entre Amigas


Sinopse - Por favor, cuide da Mamãe - Kyung-sook Shin

Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.SKOOB.

Há tempos queria ler este livro e a Sarah gentilmente me mandou (no mercado paralelo do nosso grupo de leituras, Lendo Entre Amigas). Ops...na verdade este livro foi o escolhido pela turma como o livro que a Sarah colocaria na nossa roda de leitura, aliás eu votei nele, porque estava doida para ler!

Perturbador...um livro forte, corajoso, que expõe algumas vivências dolorosas e difíceis.
Park So-Nyo é uma mãe dedicada à família , que cuida de todos e não é cuidada por ninguém. Pede a vida toda que o marido ande ao lado dela e não na sua frente como sempre acontece. Quando ele entra no vagão do metrô (na frente dela), ela fica para trás.

Devorei o livro. 
Curioso pensar como muitas vezes não conhecemos realmente quem está ao nosso lado. Aqui, depois do desaparecimento da Mãe, a família reflete em escolhas, em dedicação, em tempo, em cuidado, ou na falta de tudo isso. No desenrolar da estória, finalmente conhecemos a personagem, com características e atitudes nunca percebidas.

A autora tem uma forma bem delicada de escrever, uma linguagem envolvente, que flui muito bem.  Apesar do tema pesado, você não consegue desgrudar do livro até terminar. Naturalmente te faz pensar sobre SUAS relações familiares.

A capa é suave e acho que é esta a mensagem da autora, uma personagem suave, que transmite amor e cuidado e que raramente recebe estes de volta. 

Termino o livro triste e pensando como posso melhorar ainda mais minhas vivências familiares.

Um livro impactante que recomento muito.

Nota: 5/5



Comentários

  1. Oi Clauo!
    Já me apaixonei pelo livro...
    Será que consigo em qualquer livraria?
    Beijinhos e uma linda semana
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei ótimo este livro Clau, por isso o coloquei no nosso Círculo. Esse era do círculo mesmo, não do "mercado paralelo" rss...
    O que achei mais interessante foi a forma diferente de narrar a história, a partir de diferentes perspectivas e sem aviso prévio. Além da temática das relações familiares, claro.
    Que bom que gostou!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Claudinha, me deu mta vontade de ler! Vou comprar e depois te falo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu de novo!!!
    Clau como faço para participar do "clube", não sei se posso chamar assim, pelo que entendi vcs trocam e emprestam livros. é isso?
    /beijinhos
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Clau, as suas dicas de leitura são sensacionais. Agora estou com ostrês da Italia para ler e tenho que esperar senão a minha pilha de livros não lidos vai ficar muito grande.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou muito ansiosa para ler esse livro!
    Eu sou louca por autores orientais, então já viu...
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Li esse livro no fim do ano passado e também gostei muito. Lembro que nas últimas partes foi bem emocionante e eu estava no ônibus, voltando do trabalho, mesmo assim, não aguentei, chorei! Haha
    Bem legal o seu blog e suas leituras diversificadas!
    Beijo,
    Aline

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é