Persuasão: Desafio Literário 2013

O desafio literário deste mês é ler um livro citado em filmes.
Li Persuasão, de Jane Austen, citado no filme A Casa do Lago. 
Escolhi este livro porque ainda não tinha lido nenhum livro desta autora e estava curiosa.

Sinopse - Persuasão - Jane Austen

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.Skoob.

O que mais me chamou a atenção neste livro foi a forma atual da autora escrever, já que o livro foi escrito em 1816 (e publicado após sua morte, em 1818).
A personagem principal é uma otimista, que enfrenta as dificuldades da vida, o pouco caso das irmãs e do pai e consegue ter uma boa qualidade de vida. No fundo é quem vive melhor na família. 
Achei um livro fácil de ler, que poderia ser melhor ainda não fosse a péssima diagramação da edição que eu peguei. Sabe aquele livro fininho, que não tem nenhum espaço entre os parágrafos?! Parece que "espremem" as linhas para economizar no número de páginas...
Me cansa ler livros assim. Foi uma pena, pois acho que aproveitaria mais a leitura se não fosse isso. Como este foi o único que exemplar que encontrei na biblioteca, li assim mesmo.

O mais bacana deste desafio é justamente te inspirar ler livros que não seriam primeiras opções de leitura.

Nota: 3/5



Este livro cumpre o tema do mês de maio do desafio literário 2013 que é ler um livro citado em filme.

Comentários

  1. Olha que legal... uma leitora de biblioteca. Adoooro isso, pois trabalho numa biblioteca e tenho fortes laços de amizade com nosso público, com as indicações que faço e os leitores muito bem satisfeitos com os livros que leram a partir da minha indicação e das nossas leituras. Em breve lerei meu primeiro livro da Jane, Razão e Sensibilidade, porém minha edição também não é lá muito chamativa. Mas eu preciso ler essa a quem chamo de diva.
    ;)

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  2. Ah... edições da Martin Claret são sempre assim. Eu também gosto de um livro bem cuidado, com uma fonte confortável, espaços bem dosados, faz toda a diferença. Mas o livro é ótimo, não é? Beijos.

    ResponderExcluir
  3. E taí um livro que eu tinha separado para ler para o DL, mas não tive tempo. Acho que o que fascina nos livros da Jane Austen, mesmo depois de séculos de terem sido escritos, é essa atemporalidade. Ótima escolha!
    bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas