Terra Sonâmbula: Desafio Realmente Desafiante 2013


"Terra Sonâmbula" – considerado por júri especial da Feira do Livro de Zimbabwe um dos doze melhores livros africanos do século XX e agora reeditado no Brasil pela Companhia das Letras – é um romance em abismo, escrito numa prosa poética que remete a Guimarães Rosa.
Couto se vale também de recursos do realismo mágico e da arte narrativa tradicional africana para compor esta bela fábula."


Terra Sonâmbula é um belo romance do Mia Couto. Conheci seu trabalho através de uma indicação de uma amiga e achei bárbara a forma como ele escreve.

Alternando os capítulos entre as narrações dos cadernos de Kindzú e as aventuras de Tuahir e Muidinga, através de sua narrativa especial, nos leva a um cenário de sonhos e mágica. No final levei um susto e refleti: como não pensei nisso antes?!

O livro embora seja fino não é das leituras mais fáceis e rápidas. Muitas palavras que estão no glossário no final do livro são bem diferentes das que conhecemos, mas isto não torna o livro enfadonho ou chato, muito pelo contrário. Um livro muito bem escrito e que te faz ter vontade de ler a obra toda deste autor tão especial.

Recomendo!

Este livro faz parte do Desafio Realmente Desafiante, Desafio nº 18, ler um livro com a capa com letras amarelas




Comentários

  1. Ouço falar muito do Mia Couto. E realismo mágico muito me interessa. Cogitei ler um de seus livros no ano passado, para o mês dos escritores africanos do Desafio Literário, mas não consegui o livro a tempo. Como o preço das obras africanas não ajuda muito, acabei lendo outros títulos, que consegui em trocas. Aliás, você já leu algo do Ondjaki? Recomendo muitíssimo!
    bjo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas