Entrevista com a Autora Aline Bei

Olá!! 
Hoje é dia de entrevista aqui no blog. Minha convidada é a  nossa nova parceira, a autora Aline Bei. 
Conheci a Aline pelo Instagram e fiquei encantada com sua escrita. Várias amigas já leram seu livro e o elogiaram bastante. Estou super curiosa para ler também. Além de talentosa, Aline é muito atenciosa e foi uma querida respondendo esta mini-entrevista. 
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. É colunista do site cultural Livre Opinião – ideias em debate. O peso do pássaro morto é o seu primeiro livro.

1- Como surgiu a ideia de escrever o livro O Peso do pássaro morto?
pelo título, um dia eu estava andando na rua e me ocorreu a lembrança de um canário que tínhamos em casa quando eu era menina e que morreu na minha mão. a partir dessa imagem me brotou a ideia de escrever um livro sobre perdas.

2) Como foi o processo de criação? Você tinha uma rotina de escrita? 
produzi grande parte do livro durante uma oficina de escrita promovida pelo Marcelino Freire aqui em São Paulo, na verdade uma oficina concurso que oferecia a publicação de dois projetos no fim dos estudos, o Pássaro foi um dos escolhidos.  o outro livro publicado foi “São Bernardo Sitiada”,  do Paulo Júnior.

3) A diagramação do seu livro é bem diferente e você usa somente letras minúsculas. Desde o início você pensou em escrever assim? Há, na sua escrita,  influência de autores como José Saramago e Valter Hugo Mãe, que também adotam este estilo de escrita?
na verdade não uso só minúsculas, uso também maiúsculas quando quero dar foco para determinada palavra na página, mas faço de acordo com as minhas intenções dentro do texto, me dou bastante liberdade quando estou produzindo.
sobre esses dois autores (que são incríveis) eles entraram nas minhas leituras pós publicação do Pássaro, ou seja, não sofri influência direta. um livro que de fato me influenciou muito foi o “aos 7 e aos 40”, do Carrascoza, especialmente na escolha de dividir a narrativa pelas idades da protagonista.  

4) Como é seu contato com os leitores?
muito próximo. como eu vendo meu livro pela internet, converso bastante com quem me lê e gosto que seja assim.

5) Conte sobre projetos em andamento e/ou futuros.
estou escrevendo meu segundo livro que está me exigindo uma pesquisa muito prazerosa e sigo escrevendo meus textos curtos para o site Livre Opinião - Ideias em debate.
além disso tenho um projeto litero-musical com o escritor Felipe Franco Munhoz, o Palavras Cruzadas.

Acompanhe o trabalho da Aline pelas suas redes sociais

Gostou da entrevista? Me conta! Em breve trarei minhas impressões sobre o livro O Peso do pássaro morto para vocês. 





Comentários

  1. Gostei da entrevista. Li o livro de Aline Bei assim que ela lançou. Nos conhecemos num dos lançamentos da Scenarium. Gostei da escrita, do livro e do diálogo que tivemos.

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Eu não conhecia o livro e nem a autora, acho que um livro sobre perdas deve emocionar demais. Depois conta pra gente.

    bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas