A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo (Nina Krivochein): Eu Li!!

Vocês sabiam que a nossa parceira, Chiado Editora tem também uma linha de livros infantis? Foi com grande alegria que aceitei o convite deles e a partir daqui passamos a receber também os livros infantis para ler e resenhar.
Nosso primeiro livro é A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo, de Nina Krivochein. Este livro fofo faz parte da coleção Recreio.
O título foi a primeira coisa que me chamou a atenção e  despertou curiosidade por aqui. Fiquei na dúvida sobre a diferença entre os termos e fui procurar a explicação. Achei neste site redundância nada mais é do que fazer uma repetição desnecessária, dizendo a mesma coisa duas vezes. Exemplos: "conviver junto" (conviver já quer dizer "viver junto"), "sair pra fora". Por outro lado, o pleonasmo é a repetição "correta" por conta da "licença poética", da literatura, coisa que escritores e poetas podem fazer. Como por exemplo, "e rir o meu riso"...
Nina conta no seu livro que quando aprendeu sobre estas duas figuras de linguagem logo pensou que elas eram almas gêmeas e que mereciam uma estória e assim começa esta aqui. 
Uma trama muito interessante e bem criativa. A Senhorita Redundância é dona da chapelaria da cidade, a Cabeça Perfeita. O Senhor Pleonasmo é dono do restaurante, Gulodices. Senhor Pleonasmo gosta da Senhorita Redundância, mas ela tem um admirador declarado. E assim Nina desenvolve esta deliciosa estória. Simples, mas bem escrita. Nina mantem a ingenuidade própria da sua idade, com uma pitada romântica. A combinação me agradou muito. Foi uma ótima leitura.
Gostei muito desta edição. As ilustrações de Atlan Coelho são muito bonitas, adorei o seu traço. O livro é colorido e muito gostei muito da diagramação. O formato é ótimo (21X21), brochura. Nas páginas à direita ficam as ilustrações, à esquerda o texto, com folhas brancas, letras em tamanho confortável. O livro é narrado em terceira pessoa. A leitura é fluida e rápida, mantendo a atenção do leitor.  A capa é bem bacana. Eu adorei o título, curioso, que chama a atenção. Esta mocinha tem muito talento!
Sinopse: Sr. Pleonasmo é um conhecido chef, dono do restaurante Gulodices e a Srta. Redundância é proprietária da chapelaria Cabeça Perfeita, a mais famosa do lugar. Eles são apaixonados um pelo outro, mas nunca conseguiram encontrar-se. Quando o Sr. Pleonasmo, finalmente, resolve declarar o seu amor, descobre que há um enorme obstáculo entre os dois. O problema é que quando o apaixonado chef fica nervoso, começa a cometer sucessivos erros de linguagem que só complicam a sua vida. Será que que essa história de amor terá um final feliz?
Título: A Senhorita Redundância e o Senhor Pleonasmo
Autora: Nina Krivochein
Ilustrador: Atlan Coelho
Ano: 2015 
Páginas: 58
Idioma: português 
Editora: Chiado Editora
Livro cedido em parceria com a editora
Sobre a autoraNina Krivochein é uma menina que faz a diferença. Aos onze anos já é preocupada em divulgar a leitura porque considera que seus amiguinhos "leem pouco"! Autora dos livros, "A vaca que não gostava do pasto", Editora Vermelho Marinho, RJ, (2011) e "A menina que tinha cães invisíveis", Editora Faces, RJ, 2013, Nina é resenhista de livros, peças de teatro e filmes. Também avalia originais para editoras. O que não falta nessa cabecinha criativa é história para contar. Nina ama o que faz, é feliz e considera suas atividades como uma grande brincadeira. Escreve e realiza seus eventos quando o horário escolar permite, mas não quer parar por nada!
Você pode comprar este livro no site da Chiado Editora ou nas grandes livrarias aqui do Brasil.
Leia! Vale super a pena. Depois me conta o que achou, vou adorar saber. Volto logo com novas indicações de livros infantis da Chiado!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas