Luzes no Passado: Eu Li!!

Título: Luzes no Passado
Autor: Claudio Guilhon
Ano: 2016 
Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Jaguatirica
Avaliação: 5/5
Livro recebido em parceria com Oasys Cultural

Sinopse: O mito da alma gêmea – o amor completo e verdadeiro tema de filmes, livros e outras obras de arte – tem fundamento no espiritismo. Charles e Sarah na Europa do século XVI, Josafá e Antibes no Oriente Médio a.C., Van Haume e Catrina na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Esses três casais são na verdade um só no romance mediúnico Luzes no passado (Ed. Jaguatirica), psicografado pelo médico oftalmologista paraense Cláudio Guilhon e ditado pelo espírito de Rita de Cássia, ou Irmã Rita, como prefere ser chamada. “Os protagonistas mudam de nome e de época, mas suas almas são únicas e permanecem ligadas”, explica Guilhon. No entanto, Charles e Sarah passam a maior parte da vida separados, Josafa e Antibes pertencem a tribos diferentes que guerreiam entre si, Von Haume e Catrina sofrem com o fato dele ser oficial nazista e ela, prisioneira de um campo de concentração. “Tais dificuldades nada mais são que etapas no cumprimento de nossos destinos. Necessitamos de doses de dor e desconforto para crescer. Quem avalia e administra essas doses é Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas não sou eu quem diz isso, é a Irmã Rita”, esclarece o autor.

Quando recebi o convite para ler este livro, fiquei animada e curiosa. Gosto muito de livros espíritas e procuro ler pelo menos um por mês. A primeira coisa que me chamou a atenção foi que o livro trata de três encarnações de um mesmo casal. Achei esta abordagem muito interessante além de didática, pois fica mais claro e fácil acompanhar a trama, bem como as evoluções e resgates destes personagens. 

O livro é dividido em quatro partes. O livro começa no ano de 1432 e esta primeira parte é narrada  em terceira pessoa. Na segunda parte observamos uma mudança na narração e o personagem principal passa a narrar a história, o que deixa a trama mais envolvente e com um tom mais pessoal. As duas partes finais mostram os desdobramentos da história. Gostei muito deste tipo de estrutura e achei que foi um dos aspectos mais interessantes do livro.

Claudio Guilhon tem uma escrita muito bonita e refinada. Apesar de fluida, a leitura não foi rápida, mas foi muito enriquecedora. Na minha opinião este é um livro de estudos, onde conceitos do espiritismo são explicados ao leitor através da narrativa. Não é necessário ser espírita para acompanhar e entender bem o livro. 

A capa é linda, parece iluminada, aliás uma característica da Editora Jaguatirica, que sempre arrasa! Páginas amareladas (que eu amo), letras em tamanho confortável. Ótima diagramação. 
Você pode comprar o livro Luzes no Passado AQUI, no site da Editora Jaguatirica e também nas livrarias online e físicas.

Este é o primeiro livro de uma série. O segundo volume será lançado na próxima semana aqui em São Paulo. estão todos convidados para prestigiar o autor.

Sobre o autor: Claudio Guilhon nasceu em Belém do Pará. É médico formado pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Oftalmologia e Medicina do Trabalho, tendo estagiado na Clínica Mayo (EUA) no setor de Glaucoma e Catarata. É Capitão de Fragata da reserva da Marinha do Brasil e exerce suas atividades profissionais em Belém. Em 2010 iniciou o estudo da Doutrina Espírita e desenvolvimento da mediunidade no Centro Espírita Yvon Costa, na capital paraense, no qual exerce as atividades mediúnicas até os dias de hoje. Tem 51 anos, é casado e pai de duas filhas.

Comentários

  1. Oi Clauo! Eu também adoro a literatura espírita e esse ano também me propus a ler um por mês. Neste momento estou lendo "O amor é para os fortes" e estou encantada! Não consigo fechar o livro, quero saber a todo momento o próximo acontecimento!
    Eu adorei a sua resenha, fiquei super interessada no livro, pela variação nas narrações e, principalmente por acompanharmos a narração de 3 encarnações do mesmo casal. Deve ser muito interessante, ainda mais porque explica conceitos espíritas! Me lembro de ter lido um assim e adorei, chama-se "Amor além da vida", cujo filme também foi lançado à época. Adorei a indicação, que entra agora em minha lista de leituras.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Clauo

    Eu gosto muito de indicações de livros espíritas e esse eu ainda não conhecia.
    Aprecio quando é voltado para a parte de estudo e elucida conceitos do espiritismo.
    Já vai para minha lista!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o livro! Confesso que nunca li livros com temáticas espíritas, mas penso que foi por desconhecer o tema e você trouxe um que me interessou! Vou atrás conferir!

    ResponderExcluir
  4. Já livros espiritas e adoro. Adorei esse título e lendo sua resenha me interessei em ler também. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu AMO livros espíritas! Nos trazem paz e nos dão lindas lições. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nao costumo ler livros com temáticas espiritas, mas legal ver uma sinopse por aqui

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que eu leria mas achei muito legal a sinopse!!

    ResponderExcluir
  8. Li poucos livros espíritas, mas esse despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas