Resenha: Setembro negro, Sandro Veronesi, Editora Autêntica Contemporânea

A resenha de hoje é do livro Setembro negro, de Sandro Veronesi, Editora Autêntica Contemporânea.

Li Setembro negro ao aceitar o convite da Autêntica Contemporânea que organizou o "leituraço de setembro negro" com mais de 50 clubes de leitura, inclusive o nosso.

Estava muito curiosa e este foi meu primeiro contato com a escrita de Sandro Veronesi.
O livro traz ingredientes que me agradam demais, a Itália, praia, família, romance de formação.

Gigio Bellandi é um menino de 12 anos que passa as férias com a família, numa praia da Toscana. Ele é apaixonado por esportes, amoroso, curioso, um carinha muito bacana. Sua mãe de origem irlandesa é uma mulher linda e ruiva, assim como sua irmã mais nova, Gilda. O pai é advogado e apaixonado por barcos.

Num tom intimista acompanhamos Gigio e Astel, vizinha da praia e seu primeiro amor.
Ao narrar sua história vai nos "preparando" para um grande trauma, um evento que vira sua vida de cabeça para baixo. E aqui está a minha única ressalva do livro, Veronesi mantem o suspense até mais da metade do livro, o que deixou a minha leitura um pouco cansativa.

Achei interessante o link que ele faz do que acontece com sua família com o episódio trágico das Olimpíadas de Munique, em 1972, ano que a trama é narrada. Mostra como a vida pode mudar em poucos segundos e o quanto esta mudança vai determinar não só a sua vida, mas de todos que te acompanham.

Há muitas referências aos anos 70, como as primeiras tvs a cores, além de músicas, filmes e esportes.

Os personagens são bem construídos, há ingenuidade, nostalgia, amor, mas também encontramos traições, violência, egoísmo.
A escrita do autor é muito poética e elegante. Adorei a capa linda, boa diagramação, edição caprichada.

Este é um daqueles livros que eu só consigo definir se gostei depois de um tempo após a finalização da leitura, daqueles que ficam reverberando no meu pensamento. Diferente, provocativo, questionador.
Gostei, bastante. Você já leu ou quer ler? Me conta!

Sobre o autor
Sandro Veronesi nasceu em Florença em 1959. Considerado um dos mais importantes romancistas italianos das últimas décadas, assina mais de vinte obras, entre elas romances, contos, poemas e peças jornalísticas. Ganhou o Prêmio Strega em 2006 com o romance Caos calmo (Rocco, 2007) - traduzido em vinte países e vencedor também dos prêmios Fémina e Méditerranée - e em 2020 com este O colibri.


📚SETEMBRO NEGRO
Autor: Sandro Veronesi
Tradutora: Karina Jannini
Editora: Autêntica Contemporânea
Páginas: 288
Ano: 2025
Minha avaliação: 4,5/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar: Autêntica | Amazon
Leitura #74 de 2025

Comentários

Postagens mais visitadas