Resenha: Setembro negro, Sandro Veronesi, Editora Autêntica Contemporânea
A resenha de hoje é do livro Setembro negro, de Sandro Veronesi, Editora Autêntica Contemporânea.
Li Setembro negro ao aceitar o convite da Autêntica Contemporânea que organizou o "leituraço de setembro negro" com mais de 50 clubes de leitura, inclusive o nosso.
Estava muito curiosa e este foi meu primeiro contato com a escrita de Sandro Veronesi.
O livro traz ingredientes que me agradam demais, a Itália, praia, família, romance de formação.
Gigio Bellandi é um menino de 12 anos que passa as férias com a família, numa praia da Toscana. Ele é apaixonado por esportes, amoroso, curioso, um carinha muito bacana. Sua mãe de origem irlandesa é uma mulher linda e ruiva, assim como sua irmã mais nova, Gilda. O pai é advogado e apaixonado por barcos.
Num tom intimista acompanhamos Gigio e Astel, vizinha da praia e seu primeiro amor.
Ao narrar sua história vai nos "preparando" para um grande trauma, um evento que vira sua vida de cabeça para baixo. E aqui está a minha única ressalva do livro, Veronesi mantem o suspense até mais da metade do livro, o que deixou a minha leitura um pouco cansativa.
Achei interessante o link que ele faz do que acontece com sua família com o episódio trágico das Olimpíadas de Munique, em 1972, ano que a trama é narrada. Mostra como a vida pode mudar em poucos segundos e o quanto esta mudança vai determinar não só a sua vida, mas de todos que te acompanham.
Há muitas referências aos anos 70, como as primeiras tvs a cores, além de músicas, filmes e esportes.
Os personagens são bem construídos, há ingenuidade, nostalgia, amor, mas também encontramos traições, violência, egoísmo.
A escrita do autor é muito poética e elegante. Adorei a capa linda, boa diagramação, edição caprichada.
Este é um daqueles livros que eu só consigo definir se gostei depois de um tempo após a finalização da leitura, daqueles que ficam reverberando no meu pensamento. Diferente, provocativo, questionador.
Gostei, bastante. Você já leu ou quer ler? Me conta!
Sandro Veronesi nasceu em Florença em 1959. Considerado um dos mais importantes romancistas italianos das últimas décadas, assina mais de vinte obras, entre elas romances, contos, poemas e peças jornalísticas. Ganhou o Prêmio Strega em 2006 com o romance Caos calmo (Rocco, 2007) - traduzido em vinte países e vencedor também dos prêmios Fémina e Méditerranée - e em 2020 com este O colibri.📚SETEMBRO NEGRO
Autor: Sandro Veronesi
Tradutora: Karina Jannini
Editora: Autêntica Contemporânea
Páginas: 288
Ano: 2025
Minha avaliação: 4,5/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar: Autêntica | Amazon
Leitura #74 de 2025
Comentários
Postar um comentário