RESENHA: O Triângulo Rosa, Um Homossexual no campo de concentração | Mescla Editorial

A resenha de hoje é do livro O Triângulo Rosa, Um Homossexual no campo de concentração nazista, escrito por Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda, da Mescla Editorial, Grupo Summus. Li este livro em janeiro e postei no Instagram e agora compartilho com vocês.

#ResenhaMaeliteratura

Você sabia que hoje, 27 de janeiro, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto? A data marca o aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945.

Nesta data, nosso protagonista, estava no campo de concentração de Buchenwald. Seu "delito"? Ser homossexual.

Rudolf Brazda, foi preso duas vezes sob a mesma acusação, ser homossexual, crime previsto em lei, na Alemanha. Junto com a prática do aborto contrariava o movimento de propagação da raça ariana e seus praticantes eram caçados pela polícia germânica.

Com o avanço da Segunda Guerra Mundial, Rudolf é transferido para o campo de concentração, onde recebe além da matrícula número 7952, o triângulo rosa, que o caracteriza como homossexual.

Ele trabalhou no campo, como telheiro, uma das profissões que exercia antes da Guerra.

Após 32 anos, participou da libertação do campo e viveu o restante da sua vida na França. Faleceu aos 98 anos, em 2011.

A história é narrada por ele, aos 97 anos e lúcido, à Jean-Luc Schwab, que realizou um interessante trabalho de pesquisa histórica.

Apesar das atrocidades presenciadas e vividas, o tom da sua biografia é de otimismo e de esperança.

Eu gosto muito desta temática e o livro me chamou muito a atenção, pois apesar de ter lido muitos livros sobre o Holocausto, em nenhum eu soube de uma história como a de Rudolf. Daquelas histórias que ficamos extremamente inconformados com a maldade humana.

Gostei muito da capa. Achei a edição da Mescla Editorial muito bonita e caprichada. Esta segunda edição, revista e ampliada, acaba de ser lançada.

Gostei muito da leitura e recomendo!

Sobre os autores
Rudolf Brazda
Nascido na Alemanha em 1913 de pais tchecos, foi condenado duas vezes pelo regime nazista por ser homossexual e depois deportado para Buchenwald. Ele ficou preso no campo durante 32 meses, até sua libertação em abril de 1945, e fixou residência na França. Rudolf faleceu em 2011, aos 98 anos, de causas naturais.

Jean-Luc Schwab
Quando entrou em 2008 para uma associação dedicada ao reconhecimento da deportação de homossexuais, nem imaginava que o último sobrevivente dessas deportações mora bem perto dele, na região de Mulhouse. Assumindo o papel de confidente de Rudolf Brazda, ele tomou seu depoimento e o complementou com profunda pesquisa histórica.

Você já leu? Conhecia o livro? Ficou curioso? Me conta!

O Triângulo Rosa - Um Homossexual no campo de concentração nazista
Autores: 
Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda
Tradução: 
Angela Cristina Salgueiro Marques
Mescla Editorial - @gruposummus
Páginas: 196
Ano: 2023
Minha avaliação: 4/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Livro #7 de 2024


Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | 


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas