Pular para o conteúdo principal

Blogagem Coletiva - Aliança dos Blogs: Consciência Negra

 

Olá pessoal!

Uma das coisas que mais gosto na blogsfera é o contato com outros blogs! É comum blogueiros amigos trocarem dicas e impressões sobre as postagens. Eu participei de muitas blogagens coletivas e sempre gostei bastante.

Pensando nisso, eu e três amigos blogueiros mega queridos, a Danielle, o Lucas e o Tom, criamos a ALIANÇA DOS BLOGS. O objetivo do nosso grupo é trazer todo mês um conteúdo diferente para vocês. 


O tema deste mês é consciência negra. Um tema importante sempre, que pode trazer reflexões importantes. Selecionei quatro livro que li eu adorei, para compartilhar com vocês. Dois nacionais e dois estrangeiros. Vamos conferir?

📖 Marrom e Amarelo, de Paulo Scott, Editora Alfaguara, Grupo Companhia das Letras
Paulo construiu um livro muito interessante. Os irmãos Federico e Lourenço são muito diferentes.  Lourenço é "claro", de cabelos lisos. É chocante ver como a sociedade trata de forma tão diferente irmãos tão próximos. Um retrato de um país desigual e por tantas vezes cruel. Relata também sobre as relações familiares, dos dois irmãos e seus pais.

📖 O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, Companhia das Letras
Uma das minhas melhores leituras do ano passado. Adorei a escrita do Jeferson e sua história me deixou arrasada. 
O livro conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Um livro denso, humano, sensível, que mostra uma história brutal, como tantas que acompanhamos diariamente. 

📖 Cartas para Martin, de Nic Stone, tradução de Thaís Paiva, Editora Intrínseca
Uma crítica muito interessante e reflexiva sobre racismo. Justyce é um adolescente bacana, estudioso, que quer ter um futuro melhor que seus colegas de bairro. Tem como amigos Many e Sarah Jane. Um young adult bem escrito, a autora acertou no tom da narrativa, trazendo assuntos importantes com certeza leveza.
Acho que este livro deveria ser recomendado em todas as escolas e deve ser lido por leitores de todas as idades.

📖 A Metade perdida, de Brit Bennett, tradução de Thaís Britto, Editora Intrínseca
O ponto de partida são as irmãs gêmeas Desirée e Stella, que vivem juntas e aos 16 anos fogem de Mallard, cidade (que nem existe no mapa) onde nasceram. Após um tempo Stella simplesmente desaparece sem deixar rastros e Desirée segue a sua vida.⁣ Além das irmãs, a história traz duas outras protagonistas, Judy (minha personagem favorita) e Kenedy, respectivamente filhas da Desirée e da Stella. Primas tão diferentes e ao mesmo tempo com anseios parecidos.⁣ Temas como racismo, colorismo, identidade, família, preconceitos e dramas familiares são bem trabalhados pela autora.⁣

E aí, o que achou das minhas indicações? Leu algum deles? Quer ler? Me conta!

Não deixe de passar nos blogs participantes, para conferir as postagens dos nosso amigos:

Danielle SV

Leitor dos Sonhos 

Tom Dutra



Comentários

  1. Ótimas indicações, Clau! O Avesso da Pele, em especial, parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Uau, uma indicação melhor que a outra, Clau, já quero ler todos! Eu li o Cartas para Martin (no seu clube, haha!) e, sim!!! Deveria ser adotado pelas escolas, acho que faria uma diferença muito grande, dando aos jovens uma boa razão para refletir!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç