Pular para o conteúdo principal

Resenha: Colo, por favor | Fabrício Carpinejar | Planeta de Livros

 

Ler Carpinejar é saborear um belo texto, é refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre as pessoas. Este é o segundo livro dele que eu leio e uma nova experiência de leitura, como são todos os textos deste gaúcho carismático. Eu acompanho suas postagens nas redes sociais e sempre compartilho e guardo as minhas favoritas

Mais uma vez nos brinda com textos poéticos, com reflexões sociais e do cotidiano. Especificamente importantes neste momento atribulado que vivenciamos, nesta pandemia.

A sua escrita é muito bonita, fluida, de fácil entendimento e com acesso irrestrito ao coração. Com este livro não foi diferente. Lançado em plena pandemia, é um alento para este momento tão conturbado e maluco que vivenciamos.

São crônicas poéticas. Como o título bem explica, precisamos de colo e é com ele que Fabrício nos brinda. Colo, aconchego, ternura, compreensão.

Reflete sobre despedidas, sobre família, amor, sobre expressar sentimentos, sempre no seu tom peculiar e encantador.

Fabrício escreve também sobre despedidas, sobre morte. O quanto somos surpreendidos com a morte. Concordo com ele e vejo um aspecto muito complicado nesta pandemia, que deixará cicatrizes por pelo menos muito tempo. Os familiares e amigos não puderam mais se despedir dos seus entes queridos. Isso é triste, doloroso e inédito nas nossas vidas. O ritual do velório, do sepultamento sofreu interferência drástica do momento pandêmico. Que coisa mais estranha...como ele bem escreve "é como se a morte não tivesse autorização para morrer." "Os mortos não morrem, desaparecem."

Ainda sobre este tema, discorre o quanto é importante dizer, ainda em vida, às pessoas amadas o quanto elas são queridas. Você faz isso? Eu faço e é maravilhoso.

Reflete ainda qual mundo encontraremos pós pandemia, um retrocesso ao tempo dos avós, ou o futuro dos netos? Você já parou para pensar nisso?

Fabrício escreve sobre o poder da internet e das redes sociais, que podem tanto ajudar neste momento, quando atrapalhar. Sobre pânico coletivo, brevidade e longevidade, entre tantos temas interessantes e pertinentes.

É preciso se preservar, filtrar o que pode te fazer bem ou não. Não é ser alienada, mas se poupar na medida do possível. Grandes ensinamentos...


Destaquei várias passagens e selecionei esta para compartilhar com vocês, que traduz o sentimento deste autor tão especial e cala ao meu coração.

"O colo é o antídoto da saudade. O colo é o que tranquiliza a ansiedade. O colo é o lugar mais parecido com o coração fora de nossa caixa torácica. O colo é o esconderijo onde podemos chorar à vontade, porque estamos protegidos e livres do medo. O colo é o travesseiro de gente, encostar a cabeça em quem mais amamos para fechar docemente os olhos."

Adorei o título, um convite ao aconchego e um pedido, bem como a capa bonita. Como li em e-book não tenho os detalhes da edição física, mas gostei muito da edição e da revisão da Planeta.

Temas atuais e muito pertinentes estão neste livro curtinho, aliás está é minha única "crítica". A escrita é tão boa que eu queria um livro maior, que não acabasse rápido, embora as reflexões intensas permaneçam reverberando internamente por muito tempo.

Termino o livro querendo dar tanto colo quanto for possível para os que estão aqui próximos de mim, e quem sabe distantes fisicamente também.


Sobre o autor
Fabrício Carpi Nejar, ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar em 1998 (Caxias do Sul, 23 de outubro de 1972) é um poeta e jornalista brasileiro. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, adotou a junção de seus sobrenomes em sua estreia poética, As solas do sol, de 1998. Em 2003 publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional. É mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Colo, por favor
Autor: Fabrício Carpinejar
Ano: 2020
Páginas: 176
Editora: Planeta
E-book cedido pela editora
Minha avaliação: 4/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon

Comentários

  1. Oi Clao! Gostei muito de seu texto sobre o livro, deu para ter uma boa ideia do tanto de reflexões podemos ter através dele, Carpinejar tem uma s sacadas ótimas.
    E parabéns à você, que se preocupa em dar colo, vivemos tempos onde as pessoas estão sempre cobrando o recebimento do que desejam, nunca doando.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#TBRdeJunho

O que você pretende ler em junho? Você costuma fazer #TBR? Sabe o que é uma TBR? A sigla TBR significa To Be Read. Ou seja, são os livros que você deseja ler. Muitas pessoas montam suas TBR mensais. Confesso que não tinha o costume de fazer a minha, mas estou me aventurando. Alguns livros furam a fila, outros demoram um pouco mais para serem lidos e tudo bem, tenho esta flexibilidade. Estas são as leituras que programei para este mês! Pretendo acrescentar outros no decorrer do mês, mas a princípio estes são os livros que eu tenho certeza que vão me acompanhar:⁣⁣ ⁣⁣ 📖 Água fresca para as flores, Valérie Perrin, @intrinseca - para a nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura #LCmaeliteratura⁣⁣ 📖 Na Estrada com o ex, Beth O´Leary, @intrinseca ⁣⁣- para o Clube da Leitura MãeLiteratura⁣⁣ 📖 Lar em chamas, Kamila Shamsie, @Grua_livros - para o #12livrospara2022 de junho 📖O que é que ele tem, Olívia Byington, @editora_objetiva, para o nosso Clube @CompanhiadasLetras deste mês⁣⁣ 📖 Maria Bonita,

Nossa Semana #22

Olá! Hoje eu quero te contar como foi a nossa semana por aqui. Uma semana com vários eventos lindos! Teve Clube da Leitura, musical, circo, muito trabalho, ótimas leituras e aconchego, semana de friozinho gostoso por aqui.   Eu amo organizar minhas leituras e estou usando o Diário de Leitura , que recebi em parceria com a Fina Folha Papelaria . Adoro os produtos desta papelaria mais que especial! Aqui um pouquinho das leituras desta semana. Com este tempinho frio, que eu amo, aproveito para fazer sopas. Adoro este tipo de jantar. Aqui uma sopa de grão de bico com calabresa. Ficou uma delícia. Na quarta feira tivemos a segunda discussão do nosso Projeto Jorge Amado, As Mulheres de Jorge Amado, em parceria com a Companhia das Letras. Discutimos o livro Dona Flor e seus dois maridos. Foi muito sensacional!   Na sexta feira, eu, a Letícia, minha irmã Fernanda e a Bia, minha sobrinha e afilhada, assistimos a reestreia de PETER PAN, O MUSICAL, no Teatro Alfa. Foi lindo!⁣  Leia o post complet