Resenha: A Única Mulher | Marie Benedict | Planeta de Livros

 

Se você também gosta de histórias de guerra, baseadas em fatos reais, não pode deixar de ler A Única mulher, de Marie Benedict, lançamento da Planeta de Livros.

Um livro excelente, que simplesmente me prendeu de um jeito que só consegui largá-lo quando terminei a leitura, ou seja, devorei este livro.

A trama começa com uma apresentação no teatro da jovem austríaca Hedy Kiesler, interpretando Sissi, a imperatriz. Dona de uma beleza hipnotizante desperta a atenção de Friedrich Mandl, um poderoso e envolvente comerciante de armas austríaco.

Pra proteger seus pais, que são judeus, e a si mesma, aceita se casar com ele, um casamento rápido que logo mostra que o mundo mágico que ela imaginou não existe.

Vivendo perigosamente e convivendo com as flutuações de humor do seu marido, a jovem vai aprendendo a "ouvir" um mundo de segredos e conspirações, guardando estes dados, que poderão ser úteis no futuro. 

Fugindo deste casamento que se assemelha à uma prisão numa gaiola dourada, Hedy escapa para os Estados Unidos e volta a ser atriz, tornando-se a grande atriz de sucesso, Hedy Lamarr. Linda e desejada pelos homens, faz muitos filmes e convive com os maiores astros da sua época, ela é uma grande diva também.

Só que em meio ao sucesso, há o remorso de ter fugido sozinha, de não ter usado as informações privilegiadas que teve acesso para ajudar seu povo a escapar das garras de Hitler, e assim começa a parte mais bacana do livro. 

Paralelo ao seu trabalho com atriz, ela se une à um músico inventor e juntos desenvolvem uma tecnologia de espalhamento espectral que poderia ajudar e muito a marinha americana na guerra. Esta atividade não é do conhecimento dos seus fãs, nem do mundo. 

São estas descobertas que revolucionaram os sistemas de comunicação e que deram origem a tecnologias como o wi-fi e o bluetooth. É muito interessante acompanhar suas criações e descobertas, embora para alguém de humana como eu, soem absolutamente incompreensíveis.

Uma mulher inteligente, que se tornou uma cientista brilhante e que infelizmente não foi reconhecida pelos seus feitos. Ela e seu sócio conseguiram patentear os seus inventos, mas foram ignorados pelo governo americano.

A autora levanta a questão do preconceito por Hedy ser mulher e atriz famosa e parece fazer sentido, pois após muito anos, a Marinha se aproveitou das suas pesquisas, sem nunca ter dado os créditos à ela. 

A escrita de Marie é fluida e muito envolvente. O livro é narrado em primeira pessoa por Hedy, o que torna a leitura ainda mais interessante e pessoal.

Eu achei a capa belíssima, a edição do livro é linda e muito caprichada, excelente diagramação e boa revisão. São 44 capítulos e no final encontramos a nota da autora, que explica dados importantes sobre a preparação do livro e uma conversa com a mesma. 

Um livro muito interessante e diferente, um ótimo trabalho da autora. Marie Benedict é advogada e graduada em história e história da arte. Nos seus livros, pesquisa e traz ao público mulheres que realizaram grandes feitos e foram "esquecidas" ou ignoradas pela história, o que eu achei sensacional. Recomendo a leitura!


A Única Mulher
Autor: Marie Benedict
Ano: 2016
Páginas: 320
Editora: Planeta
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta

Participam também do BEDA: Lunna Obdulio | Chris | Drica | Neto | Darlene Carol | Ale

Comentários

  1. OI, Clauo!
    Eu não conhecia esse livro, mas gosto muito de histórias que me remetam a períodos históricos marcantes, como foi as duas grandes guerras, são períodos dolorosos, mas que nos fazem pensar que precisamos estar sempre lutando pela paz!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir

  2. Clauo, achei extremamente interessante esse enredo, fiquei com muita vontade de ler! Amo histórias de guerra, as fugas são muito sofridas sempre e trazem muitas questões e dúvidas emocionais à tona. Quero muito ler! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas