Pular para o conteúdo principal

O Meu Melhor - #12LivrosPara2020 - Maio

Olá!
Hoje trago para vocês a resenha do livro 
O Meu Melhor, de Martha Medeiros, Planeta de Livros.
Escolhi este livro para ser o livro de maio da nossa TAG #12livrospara2020. Esta TAG é uma parceria com os blog Mundinho da Hanna e Pacote LiterárioNão deixe de passar nos blogs das meninas para conferirem suas postagens! Se você quiser relembrar as postagens do ano passado, clique aquiTodo dia 12 posto a resenha de um livro que está na minha biblioteca aguardando a leitura.

Eu AMO os livros da Martha Medeiros e li todos. Este é muito especial, uma coletânea de 100 crônicas de sucesso, mais quatro inéditas no final do livro. Mesmo passados alguns anos, estas crônicas se mantem super atuais. Quando leio os seus textos, parece que Martha está conversando comigo. Me identifico totalmente, principalmente nas crônicas sobre mulheres maduras. ADORO!

Os temas nos dizem respeito sempre, o cotidiano, o mundo, viagens, filhos, relacionamentos, terapia, pessoas, amigos. Às vezes uma cena do dia a dia, é pincelada e esmiuçada, traduzida com tanta atenção e cuidado, que penso ao ler, como esta mulher escreve bem! Ela consegue captar traços sutis e transformá-los em textos saborosos. Isto que faz de um autor, um grande cronista. É muito difícil selecionar alguns trechos para compartilhar aqui, pois todos os textos são ótimos. Pra variar, meu livro ficou cheio de marcações.
"Celebro o já vivido e o que está por vir, as risadas compartilhadas e o choro silencioso, e todas as perguntas que um dia talvez sejam respondidas. Como esta: quanta felicidade eu aguento? Vá saber. Acho que até a exaustão."

"O amor em si não é difícil. O amor é fácil. Difíceis somos nós. Somos uma simpática encrenca para quem se atreve a entrar na nossa vida e ficar conosco por mais de dez dias, prazo suficiente para lembrar que perfeição não existe."

"Morre lentamente quem não troca de ideias, não troca de discurso, evita as próprias contradições. Morre lentamente quem vira escravo do hábito, repe­tindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o preto no branco e os pingos nos is a um turbi­lhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos."
Uma dica que pode te ajudar e me fez muito bem nesta leitura, leia intercalando com outras leituras. Li aos poucos e assim a leitura foi ainda mais prazerosa. Degustei e aproveitei cada crônica. Nos primeiros livros dela, lia (devorava) de uma vez e muitas vezes não aproveitava tanto. Esta é uma leitura para ser saboreada.

Adorei a capa e a combinação de suas cores. A edição cuidadosa da Planeta, revisão impecável, páginas amarelas, letras em tamanho confortável. Cada crônica ocupa normalmente duas páginas e no final, traz o mês e o ano que foi publicada. Super recomendo esta leitura inspiradora.

Ano passado tive o prazer de participar de um bate papo com a Martha, organizado pela Editora Planeta, com seus parceiros literários e fiquei ainda mais encantada, além de mega talentosa, é uma querida! Super atenciosa e educada. Releia o post aqui.

Sobre a autora
Martha Medeiros é gaúcha e formou-se em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela PUC do Rio Grande do Sul. Trabalhou durante 13 anos como redatora e diretora de criação em diversas agências, quando então passou a se dedicar exclusivamente à literatura e às colunas de jornal. Publicou vários livros de crônicas e algumas ficções. Uma das mais bem-sucedidas, Divã foi adaptada como peça de teatro e virou minissérie na TV Globo. Em 2018, lançou Non-Stop, primeira coletânea de crônicas em inglês, com distribuição na Inglaterra e Estados Unidos. No total, já publicou 26 livros. Em setembro de 2018 estreou seu próprio canal no YouTube: "M de Martha". Vive em Porto Alegre com as duas filhas.

Ficha Técnica Título: O Meu Melhor Autor: Martha Medeiros
Ano: 2019 Páginas: 240 Classificação: 5/5 estrelas - favoritado Editora: Planeta de Livros Livro cedido em parceria com a editora Adicione no Skoob Para comprar: Planeta

Comentários

  1. Oi Clauo, eu nunca li os livros da Martha, acredita? Mas gostei dessa proposta de poder ler as crônicas intercaladas com outras leituras.
    Amo nossa TAG, ansiosa para o mês que vem. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amo a Martha e já estou encantada pela leitura. As crônicas dela normalmente me dão aquela sacudida, me tiram um pouco o ar (e o chão às vezes) e me fazem refletir mto. Que foto linda de vocês 2 juntas, que honra!!! Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é