Eu Li: Mortina e o Primo Insuportável



Olá queridos leitores!
A resenha de hoje é do livro Mortina e o Primo Insuportável, escrito e ilustrado por 
Barbara Cantini, lançamento da Companhia das Letrinhas, do grupo Companhia das Letras.

Sinopse
Mortina terá de enfrentar um grande mistério no Palacete Decrépito ao lado de Dondoco, o primo mais chato desse (e de qualquer outro) mundo. Mortina e seu melhor amigo, o galgo albino Tristão, vivem no Palacete Decrépito com a tia Fafá Lecida, onde brincam com os fantasmas dos corredores e as crianças do vilarejo de Logo Ali. Durante um dia chuvoso, Dondoco, o insuportável primo de Mortina, aparece no Palacete dizendo que foi convidado pela tia Fafá para um jantar surpresa. Em seguida, chegam os amigos da menina-zumbi, que alegam o mesmo. Mas, estranhamente, a tia Fafá Lecida desapareceu sem deixar rastros. O que será que aconteceu? Algo sobrenatural? Ou uma simples e mera coincidência? (E será que Dondoco não vai parar de reclamar nem por um segundo?) De repente, Mortina se vê à frente de um mistério que até parece coisa de outro mundo.
 Eu adoro literatura infantojuvenil, aliás, comentei em outros posts, acho que estes livros são ótimos para leitores de todas as idades, não só para os pequenos e jovens. Mortina é indicada para leitores a partir de 6 anos. Eu adorei esta leitura! 
Já estava de olho nos livros da italiana Barbara, desde o seu lançamento anterior, Mortina, que não só continua na minha lista, mas agora eu quero ler logo. Escolhi este lançamento da Companhia das Letrinhas, por vários motivos, achei a edição linda, a sinopse super interessante e a autora é super elogiada. Comecei a leitura animada e me apaixonei por Mortina e sua turma. Barbara escreve e ilustra este livro fofo.
Barbara constrói um universo diferente, interessante e muito bacana no seu livro. Além de Mortina e sua tia Fafa Lecida (atenção para os nomes!), ela tem como melhor amigo um galgo albino, o Tristão. O palacete é  infestado de fantasmas,mas todos parentes de Mortina, não é preciso ter medo, não tem perigo. Tem ainda um morcego viajante, o Plácido, que entregou para o primo Dondoco, o convite da festa.  Só que durante a festa, tia Fafa e a amiga Teresa somem. Como resolver este mistério? 
O livro é engraçado, bem escrito, com tiradas ótimas e personagens cativantes. Eu adorei esta turminha! Achei a capa linda, edição maravilhosa da Companhia das Letras. Capa dura com detalhes bonitos, desenhos bem coloridos, diagramação excelente. Termino o livro com boas risadas e com um sentimento bom, de ler um livro tão gostoso. Recomendo para leitores de todas as idades.
Sobre o autor
Barbara Cantini nasceu em Florença, em 1977. Depois de se graduar na Universidade de Florença, formou-se em cinema de animação. Trabalhou como animadora de desenho em várias séries de TV até 2011, quando venceu o concurso de ilustrador do ano. Desde então se dedica em tempo integral à ilustração, colaborando com editores americanos, ingleses e italianos. Vive na zona rural de Florença com o marido, duas filhas, três gatos e um hamster que não tem medo de nada. Publicou em 2017 Mortina, o primeiro volume da série, um sucesso internacional atualmente traduzido para treze línguas.

Mortina e o Primo Insuportável
Autor: Barbara Cantini
Ano: 2019
Páginas: 48
Editora: Companhia das letrinhas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Companhia das letras

Comentários

  1. Olá! Amei a edição cheia de cores e o fato de a história ser bem humorada! Vou procurar saber mais e comprar para a Mari ler quando tiver a idade adequada à história! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas