Eu Li: O Bom Partido

Olá!
Hoje trago para você a resenha do livro O Bom partido, escrito por Curtis Sittenfeld, um dos lançamentos da nossa parceira, Planeta de Livros, selo Essência.


Sinopse
Liz trabalha como escritora em uma revista e, assim como Jane, sua irmã mais velha instrutora de yoga, mora em Nova York. Preocupadas com os recentes problemas de saúde do pai, elas voltam à cidade onde nasceram para ajudar – e acabam descobrindo que tanto a bela casa em que cresceram quanto sua família estão desmoronando.
As irmãs mais novas Kitty e Lydia estão ocupadas demais com seus treinos de CrossFit e dietas para arranjar empregos. Mary, a irmã do meio, está fazendo seu terceiro mestrado à distância e quase não sai do quarto, exceto para suas aventuras misteriosas nas noites de terça. E a Sra. Bennet só pensa em uma coisa: como casar suas filhas, especialmente com o aniversário de quarenta anos de Jane se aproximando. Até que chega à cidade o cobiçado médico Chip Bingley, famoso por ter participado do reality show Bom Partido. Em um churrasco de Quatro de Julho, Chip e Jane se interessam imediatamente um pelo outro, mas seu amigo neurocirurgião Fitzwilliam Darcy não tem a mesma sorte com Liz.
Mesmo sem ter lido Orgulho e preconceito, fiquei curiosa para ler este livro. Gosto muito de versões modernas de livros clássicos e por isso solicitei este lançamento. Esta foi uma leitura bem diferente.

Confesso que demorei para "engrenar" a leitura e para gostar dos personagens. Achei os primeiros capítulos arrastados e só depois destes que a leitura fluiu melhor. Me identifiquei com Liz, a irmã que ajuda todos e que se vira bem nas diferentes situações. Achei que Jane começou bem e poderia ter um destaque bacana, mas ela some no decorrer dos capítulos, voltando a aparecer, em grande estilo, mais para o final da trama. Poucas vezes personagens despertam minha antipatia como aconteceram com as irmãs mais novas de Liz, Kitty e Lydia são simplesmente insuportáveis, credo ter irmãs assim! Mary, é a mais enigmática e "esquisita". Outro destaque positivo é o pai, engraçado, fanfarrão, vive de aparências, mas é divertido e tem bom coração. A mãe, Sra Bennet fica entre uma caricatura da imagem materna e a figura de uma madrasta. Sempre preocupada com as aparências, com o status social e a sociedade local, aliás os pais vivem de aparência e da herança pelo seus pais e não enxergam as consequências deste estilo de vida. No começo eu detestei o Chip e torci muito para que ele não ficasse com a Liz...rs, mudei de idéia no decorrer da leitura!

Achei a capa muito bonita e gostei da combinação das cores. Ótima diagramação da Planeta, páginas amarelas e letras em tamanho confortável. A leitura foi rápida e fácil.

Lendo minhas observações você pode pensar que eu detestei esta trama, não! Eu me diverti bastante, principalmente depois que entendi os papéis e as características de personalidade de cada personagem. Achei a forma como a autora trabalhou cada personagem bem interessante, trazendo as profissões e gostos para nossa realidade atual, já que o original, Orgulho e preconceito foi ambientado na Inglaterra do século 18, por Jane Austen. 

Aulas de yoga, de crossfit, alimentação vegana, internet, aparecem nesta trama e tornam a versão interessante e diferente. O ponto alto são os relacionamentos familiares. Gostei. Não é obviamente um clássico, mas é uma leitura que prende a atenção e mais que tudo, diverte. Um romance bacana. Se você procura uma leitura leve e despretensiosa, este livro pode te agradar.
Sobre a autora
CURTIS SITTENFELD é a autora best-seller de cinco romances. Seus livros apareceram em listas de melhores livros do ano pelos jornais e revistas The New York Times, Time, Entertainment Weekly e People, e já foram traduzidos em mais de trinta países. Formada pela Universidade de Stanford e pelo Iowa Writers' Workshop, Curtis já entrevistou personalidades como Michelle Obama para a revista Time e apareceu em diversos programas como convidada.

O Bom Partido
Autor: Curtis Sittenfeld
Ano: 2019
Páginas: 320
Editora: Essência/Planeta
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Planeta


Comentários

Postagens mais visitadas