Pular para o conteúdo principal

Clube da Leitura - Palácio de Inverno


Nosso Clube da Leitura Companhia das Letras, de fevereiro, foi sobre o livro Palácio de inverno de John Boyne.
Há tempos este livro estava na minha lista e esta foi a oportunidade para conferir esta leitura.
Foi um Clube muito bacana! O marido de uma das nossas leitoras era de origem russa e ela trouxe várias curiosidades que contribuíram  ainda mais com nossa discussão.
A maioria gostou muito do livro. Alguns leitores comentaram que havia muita fantasia na trama.
Eu gostei muito do livro, achei a história muito bem construída. Vale lembrar que é um romance, não é um livro histórico. 
A escrita do autor é ótima e me transportou para a Russia. Outro elemento muito interessante foi alternar o passado com o momento atual dos personagens, nosso protagonista  na terceira idade, rememora as aventuras vivenciadas na juventude. Gosto muito de acompanhar estas idas e vindas no tempo. A trama fica ainda mais interessante e prende minha atenção.

Sinopse: Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?
Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado?
Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Ficha técnica
Título: Palácio de Inverno
Autor: John Boyne
Ano: 2010
Páginas: 456
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras

Nota: 5/5
Adicione o livro no Skoob

Achei a capa linda e diagramação excelente. Apesar de ser quase um calhamaço, a leitura foi fluida e muito interessante. 

Em março discutimos Com o mar por meio, uma amizade entre cartas, de Jorge Amado e José Saramago. Volto logo com este post. E o livro de abril será Sobre a escrita, de Stephen King. 

Este Clube da Leitura me deixa muito, muito feliz! É um privilégio mediar um grupo tão especial, afinado e interessado. Aguardamos com ansiedade cada encontro. Recomendo muito! Clubes de leitura são experiências fantásticas. Vale a pena conhecer e participar.


Comentários

  1. Eu adoro esses clubes de leitura. Me lembra a infância. a gente tinha um em nossa casa. Os vizinhos chegavam e participava. Era o máximo. Eu participei de um no mês passado na Barra Funda. Eles escolheram o meu 'vermelho por dentro' para ler e me convidaram a participar. Foi o máximo. Adorei.
    Eu já tinha ouvido falar nesse livro, mas não cheguei a comprar quando dei por ele na livraria.
    Tanto livro por ler, onde a gente acha mais tempo?

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Esse clube é uma delícia!! Adorei conversar e trocar ideias sobre a leitura feita, foi maravilhoso.
    Pena que não consegui ir no de abril, ainda mais que era de um autor que adoro.
    Espero que dê certo para o próximo encontro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç