Clube da Leitura - Palácio de Inverno


Nosso Clube da Leitura Companhia das Letras, de fevereiro, foi sobre o livro Palácio de inverno de John Boyne.
Há tempos este livro estava na minha lista e esta foi a oportunidade para conferir esta leitura.
Foi um Clube muito bacana! O marido de uma das nossas leitoras era de origem russa e ela trouxe várias curiosidades que contribuíram  ainda mais com nossa discussão.
A maioria gostou muito do livro. Alguns leitores comentaram que havia muita fantasia na trama.
Eu gostei muito do livro, achei a história muito bem construída. Vale lembrar que é um romance, não é um livro histórico. 
A escrita do autor é ótima e me transportou para a Russia. Outro elemento muito interessante foi alternar o passado com o momento atual dos personagens, nosso protagonista  na terceira idade, rememora as aventuras vivenciadas na juventude. Gosto muito de acompanhar estas idas e vindas no tempo. A trama fica ainda mais interessante e prende minha atenção.

Sinopse: Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?
Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado?
Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Ficha técnica
Título: Palácio de Inverno
Autor: John Boyne
Ano: 2010
Páginas: 456
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras

Nota: 5/5
Adicione o livro no Skoob

Achei a capa linda e diagramação excelente. Apesar de ser quase um calhamaço, a leitura foi fluida e muito interessante. 

Em março discutimos Com o mar por meio, uma amizade entre cartas, de Jorge Amado e José Saramago. Volto logo com este post. E o livro de abril será Sobre a escrita, de Stephen King. 

Este Clube da Leitura me deixa muito, muito feliz! É um privilégio mediar um grupo tão especial, afinado e interessado. Aguardamos com ansiedade cada encontro. Recomendo muito! Clubes de leitura são experiências fantásticas. Vale a pena conhecer e participar.


Comentários

  1. Eu adoro esses clubes de leitura. Me lembra a infância. a gente tinha um em nossa casa. Os vizinhos chegavam e participava. Era o máximo. Eu participei de um no mês passado na Barra Funda. Eles escolheram o meu 'vermelho por dentro' para ler e me convidaram a participar. Foi o máximo. Adorei.
    Eu já tinha ouvido falar nesse livro, mas não cheguei a comprar quando dei por ele na livraria.
    Tanto livro por ler, onde a gente acha mais tempo?

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Esse clube é uma delícia!! Adorei conversar e trocar ideias sobre a leitura feita, foi maravilhoso.
    Pena que não consegui ir no de abril, ainda mais que era de um autor que adoro.
    Espero que dê certo para o próximo encontro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas