Pular para o conteúdo principal

Livro: Caixa de Brinquedos (João Anzanello Carrascoza) - Edições SM

Hoje trago para vocês uma dica imperdível de livro infanto-juvenil. Caixa de brinquedos, do João Anzanello Carrascoza, da Edições SM, coleção Barco a Vapor. 
O livro conta com as ilustrações bonitas e coloridas, feitas de colagens, da Larissa Ribeiro.
Carrascoza nos brinda com dez contos singelos, lindos e poéticos. Estas, aliás, são características presentes em toda a sua escrita. 
Narrados em terceira pessoa, somos apresentados a situações cotidianas sobre meninos, onde a descoberta, o deslumbramento, e outras emoções transparecem com leveza e cor. 
Os contos são: Princípio, Caixa de brinquedos, E vem o sol, Moinhos de sonhos, Gente estranha, Pontos de vista, O pássaro que voa para trás, Receita de mar, Uma mentira e Fim.
O formato do livro é muito interessante também (12X19cm), um livro pequeno, fácil de manusear. Letras em tamanho confortável para a leitura, folhas brancas. Gostei muito do layout e da diagramação caprichada deste lindo livro. 
Recomendo muito a leitura. Indico para crianças maiorzinhas (acima de 8 anos) e seus pais.
Eu sou muito fã da escrita do Carrascoza! Na minha opinião, ele é um dos grandes escritores nacionais contemporâneos. Adoro! Seus livros são sempre sinônimo de boa e prazerosa leitura.
Além da escrita poética e linda, Carrascoza é de uma gentileza e atenção que emocionam. Tive o prazer de encontrá-lo em diversos eventos literários e ele é sempre um querido. O nosso mais recente encontro foi num dos nossos Clubes da Leitura, quando ele gentilmente aceitou meu convite e participou do clube. Foi um momento emocionante. Por conta disso tudo, seus livros são ainda mais especiais para mim.
Sobre o autor: João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP, pela qual é mestre e doutor e onde leciona até hoje. Escritor reconhecido no Brasil e no exterior, é autor de obras infantojuvenis, contos, livros de não ficção, romances e adaptações, traduzidas para diversos idiomas. Ganhou prêmios como o Jabuti, os da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Guimarães Rosa (Radio France Internationale), entre outros, além de ter um livro selecionado para o prestigiado catálogo White Ravens. Pela SM, publicou também Tempo justo e O homem que lia as pessoas. 
Sobre a ilustradora: Larissa Ribeiro nasceu em São Paulo, capital, em 1983. Cursou Arquitetura na FAU/USP e especializou-se em ilustração infantojuvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona e pela Escola de la Dona (Barcelona). Além disso, estudou design gráfico tipografia, publicidade e fotografia também no exterior. Trabalhou em editoras e para diversas agências de publicidade. Como professora, ministrou workshops e oficinas de ilustração. É sócia do Estúdio Rebimboca e diretora de arte da revista AzMina. 
Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.
Sobre a coleção: Lançada em agosto de 2004, a Barco a Vapor é a versão brasileira de uma das mais importantes coleções de literatura infantojuvenil em língua espanhola, criada há mais de trinta anos na Espanha. Fiel ao espírito aventureiro e sonhador dos dois personagens que a inspiraram — Tom Sawyer e Huckleberry Finn, criados pelo escritor norte-americano Mark Twain —, a coleção aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pelos livros e formar leitores capazes de compreender melhor o mundo. Com histórias para rir e chorar, escritas e ilustradas por autores de diferentes nacionalidades, contempla grande diversidade de gêneros, temas e estilos narrativos. A Série Azul abarca livros para leitores a partir de oito anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç