Livro: Caixa de Brinquedos (João Anzanello Carrascoza) - Edições SM

Hoje trago para vocês uma dica imperdível de livro infanto-juvenil. Caixa de brinquedos, do João Anzanello Carrascoza, da Edições SM, coleção Barco a Vapor. 
O livro conta com as ilustrações bonitas e coloridas, feitas de colagens, da Larissa Ribeiro.
Carrascoza nos brinda com dez contos singelos, lindos e poéticos. Estas, aliás, são características presentes em toda a sua escrita. 
Narrados em terceira pessoa, somos apresentados a situações cotidianas sobre meninos, onde a descoberta, o deslumbramento, e outras emoções transparecem com leveza e cor. 
Os contos são: Princípio, Caixa de brinquedos, E vem o sol, Moinhos de sonhos, Gente estranha, Pontos de vista, O pássaro que voa para trás, Receita de mar, Uma mentira e Fim.
O formato do livro é muito interessante também (12X19cm), um livro pequeno, fácil de manusear. Letras em tamanho confortável para a leitura, folhas brancas. Gostei muito do layout e da diagramação caprichada deste lindo livro. 
Recomendo muito a leitura. Indico para crianças maiorzinhas (acima de 8 anos) e seus pais.
Eu sou muito fã da escrita do Carrascoza! Na minha opinião, ele é um dos grandes escritores nacionais contemporâneos. Adoro! Seus livros são sempre sinônimo de boa e prazerosa leitura.
Além da escrita poética e linda, Carrascoza é de uma gentileza e atenção que emocionam. Tive o prazer de encontrá-lo em diversos eventos literários e ele é sempre um querido. O nosso mais recente encontro foi num dos nossos Clubes da Leitura, quando ele gentilmente aceitou meu convite e participou do clube. Foi um momento emocionante. Por conta disso tudo, seus livros são ainda mais especiais para mim.
Sobre o autor: João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. Formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP, pela qual é mestre e doutor e onde leciona até hoje. Escritor reconhecido no Brasil e no exterior, é autor de obras infantojuvenis, contos, livros de não ficção, romances e adaptações, traduzidas para diversos idiomas. Ganhou prêmios como o Jabuti, os da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Guimarães Rosa (Radio France Internationale), entre outros, além de ter um livro selecionado para o prestigiado catálogo White Ravens. Pela SM, publicou também Tempo justo e O homem que lia as pessoas. 
Sobre a ilustradora: Larissa Ribeiro nasceu em São Paulo, capital, em 1983. Cursou Arquitetura na FAU/USP e especializou-se em ilustração infantojuvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona e pela Escola de la Dona (Barcelona). Além disso, estudou design gráfico tipografia, publicidade e fotografia também no exterior. Trabalhou em editoras e para diversas agências de publicidade. Como professora, ministrou workshops e oficinas de ilustração. É sócia do Estúdio Rebimboca e diretora de arte da revista AzMina. 
Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.
Sobre a coleção: Lançada em agosto de 2004, a Barco a Vapor é a versão brasileira de uma das mais importantes coleções de literatura infantojuvenil em língua espanhola, criada há mais de trinta anos na Espanha. Fiel ao espírito aventureiro e sonhador dos dois personagens que a inspiraram — Tom Sawyer e Huckleberry Finn, criados pelo escritor norte-americano Mark Twain —, a coleção aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pelos livros e formar leitores capazes de compreender melhor o mundo. Com histórias para rir e chorar, escritas e ilustradas por autores de diferentes nacionalidades, contempla grande diversidade de gêneros, temas e estilos narrativos. A Série Azul abarca livros para leitores a partir de oito anos.

Comentários

Postagens mais visitadas