Campanha Fale! Contra o Abuso #CurtiCompartilhei

Não poderia ficar de fora desta campanha tão importante! 
A Editora Valentina criou junto com o grupo de blogueiros Booktubers esta campanha de conscientização e de alerta para este problema tão sério, que tem um impacto enorme nos aspectos psicológicos das pessoas envolvidas.


 O livro que discute este pesado e triste assunto é o Fale!
O livro, narrado em primeira pessoa pela personagem Melinda, conta a estória desta menina que numa festa com colegas da escola é abusada sexualmente. Embora o tema seja pesado, o livro tem um tom intimista e reflexivo, de quem tem dificuldade para entender porque sua vida social mudou tanto após este triste evento. Até acontecer o abuso, Melinda é uma menina como outra qualquer da sua idade, tem seus amigos, frequenta escola, tira boas notas, enfim nada fora do comum, nem que altere sua rotina. 
O problema é que ela não conta para ninguém sobre o abuso, mas logo após acontecer liga para a polícia e "acaba com a festa". Sua melhor amiga não entende seu gesto, se afasta dela, assim como todos os seus colegas. Seus pais e a equipe da escola não entendem as mudanças de comportamento, a queda das notas e do rendimento escolar. Esta confusão acontece porque Melinda não fala com ninguém sobre o que aconteceu. Seu comportamento muda, fica mais retraída e introvertida, apresenta sinais depressivos. Tem somente uma nova amiga na escola, que aliás tem um comportamento bem complicado com ela, "abusando" da sua boa vontade e da sua fragilidade. A autora aborda a questão de forma simples e bem conduzida. 
Questões sobre ser aceita socialmente, sentir-se querida e cuidada fazem parte da temática do livro. 
No final do livro você encontra um material bem bacana sobre abuso, além de uma entrevista com a autora onde ela explica que a idéia do livro veio de um pesadelo que ela teve. O retorno que o público lhe deu após o lançamento do livro é impressionante. 
Acho que este livro pode e deve ser utilizado como indicação paradidática nas salas de aula.  
A edição da Editora Valentina é linda. Adorei a capa. Ótima e caprichada diagramação. Valentina sempre arrasa e sou fã dos seus livros.

Fale! - “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? Skoob
Conhecia a  escrita da Laurie Halse Anderson, pois em 2013 li um outro livro dela, o Garotas de Vidro que trata sobre outro tema difícil e polêmico  que afeta muitos jovens, a anorexia. Embora pesado, o livro é excelente também e recomendo muito sua leitura.

Você leu? Se leu meu conta! Senão leu, leia e volte para me contar o que achou do livro.
Este post faz parte da blogagem coletiva que a nossa amiga Fernanda Reali propõe toda semana. Passa no blog da Fernanda e veja o que o pessoal Curtiu e Compartilhou.

Comentários

  1. Clauo, não conhecia a campanha nem o livro... o tema é complicado porque quem passa por estas coisas normalmente não quer conversar, expor o que passa ou passou.

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
  2. Clauo estou levando teu link para postar em minha página A Gente Escolhe Ser Feliz, ok? Muito bom o teu post.

    Hoje, o #curtiCompartilhei vai trazer um convite, será que vais gostar??? Meu post vai entrar mais tarde, lá pelo meio dia, por causa de problemas com o notebook. Te espero emwww.fernandareali.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas