Eu Li: A Guardiã de Muiraquitãs


Olá queridos leitores!
Hoje trago para vocês a resenha de um livro muito bacana, A Guardiã de Muiraquitãs, de Gustavo Rosseb, do nosso parceiro Grupo Editorial Pensamento, Selo Jangada

Sinopse

Neste segundo volume da série As Aventuras de Tibor Lobato, Sátir desaparece e seu irmão Tibor Lobato, junto com o amigo Rurique, partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci. Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios. É chegada a hora de enfrentar a quaresma mais uma vez onde tentar sair ileso é uma tarefa quase impossível.

Minhas impressões

Este é o segundo livro da trilogia escrita pelo super talentoso Gustavo Rosseb. Eu adorei o primeiro livro, O Oitavo vilarejo   você pode reler a resenha dele aqui. Mês que vem vou ler o último livro, A Carruagem da morte

Após a leitura do primeiro livro, não via a hora de chegar este segundo e começar a leitura. Normalmente o segundo livro não costuma ser tão bom quanto o primeiro, mas não foi o que aconteceu aqui. Eu gostei tanto ou até mais deste segundo livro. A aventura começa com uma nova quaresma, que é onde coisas estranhas e sobrenaturais acontecem com nossos amigos Tibor Lobato, sua irmã Sátir e o amigo deles Rurique. Tibor que no começo do livro está impaciente em busca de aventuras vai tirar a barriga da miséria em termos de emoção! 

Neste livro surge um novo personagem, Rosa Bronze, vizinha do sítio da Vó Gaildes e uma menina que provocará o primeiro amor em Tibor.

Muitas emoções esperam nosso agora quarteto. O que eu acho mais legal nas tramas do Gustavo, além da ótima narrativa, é a presença de seres sobrenaturais brasileiros como a Cuca, o Saci. Neste livro outros personagens se juntam à esta turma, como o boto, o lobisomem e uma sereia.

A escrita do Gustavo é ótima, o livro mantém um ritmo delicioso, é uma leitura fluida e tão interessante que é impossível ficar muito tempo longe dele. Os personagens são carismáticos e afetivos. Acabo o livro doida para ler a última sequência desta trilogia e já com saudades dos personagens.

Recomendo muito esta leitura deliciosa para leitores de todas as idades, que gostem de fantasia e de tramas bem escritas. Leiam e depois me contem o que acharam, eu vou adorar saber.

Sobre o livro

A capa desta edição é linda e muito caprichada, adorei o predomínio do azul. Diagramação perfeita da Editora Jangada. Letras em tamanho confortável, páginas amarelas, ótimo espaçamento, sem erros de ortografia.

Um destaque muito especial, nos dois livros temos como bônus exclusivo, os Contos de Dona Mirta. São contos belíssimos, que Dona Mirta conta para a menina Rosa Bronze. Estes contos são ternos e muito especiais. Eu adorei!


Sobre o autor

Gustavo Rosseb é um nerd que nasceu em São Paulo em 1985. Formado em Rádio e TV, trabalha em vários ramos da arte. É vocalista e compositor do Capela, uma banda de música brasileira com três discos lançados, que já se apresentou em lugares como Rock in Rio e South by Southwest (EUA). Também é roteirista, trazendo em seu currículo trabalhos com publicidade e roteiros de séries e longas metragens. Como um bom descendente de mineiros, adora pão de queijo, queijo branco com goiabada e também ama ouvir histórias de assombração. O autor viajou para diversos cantos do país coletando contos e causos, histórias de nossos pais e avós, e transformou-os em aventuras para seus personagens. A Carruagem da Morte encerra a trilogia de Gustavo Rosseb e deixa na literatura um registro lúdico de lendas, crenças e mitos brasileiros. Recebeu o Prêmio "Coruja de Athena" pelo segundo lugar na categoria Romance no I Concurso Novos Talentos da Literatura José Endoença Martins 2016/2017 com o livro Vórtices (ainda não publicado) e foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, na categoria Livro do Ano - 2017 com o livro A Guardiã de Muiraquitãs. No momento desenvolve Missão Carbúnculo, um livro que expande o universo criado em As Aventuras de Tibor Lobato. O Oitavo Vilarejo – o primeiro livro da série – tem os direitos cedidos à Parakino Filmes e ganhará as telonas dos cinemas em breve.  

A Guardiã de Muiraquitãs
Autor: Gustavo Rosseb
Ano: 2016
Páginas: 336
Editora: Jangada
Classificação 5/5
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Editora Jangada | Autor | Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas