Resenha: Munique, Robert Harris, Editora Alfaguara
Eletrizante! Mais um favoritado de Robert Harris!
Sabe aquele livro que qualquer tempinho livre, você corre pra ele?! É esse aqui.
Hitler ameaça começar a Guerra invadindo a Tchecoslováquia, o Primeiro Ministro inglês Chamberlain, junto com Mussolini e a França, conseguem um adiamento e vão à Munique se encontrar o Fuhrer.
O britânico Legat e o alemão Hartmann foram colegas de turma em Oxford, seis anos antes, e agora em lados opostos, farão de tudo para evitar a guerra.
Os personagens são tão bem construídos que terminada a leitura, corri ao Google para saber o que tinha acontecido com eles e só aí descobri que alguns eram fictícios! Um artifício que eu adoro é que Harris conta no texto o que acontecerá futuramente com os personagens, para leitores curiosos como eu, isso é sensacional.
As mulheres claramente ficam em segundo plano na trama, embora desempenhem papéis importantes, mostrados de forma sutil e reflexiva.
O que teria acontecido com o mundo se o acordo de Munique fosse cumprido e a guerra não tivesse acontecido, você já parou para pensar sobre isso?
A escrita do autor é simplesmente ótima! Eu amo os dados históricos que ele traz. Os capítulos são dividos em dias e têm um ritmo frenético, que eu adorei. Há a versão cinematográfica, mas que não consegue manter o mesmo ritmo do filme, infelizmente.
Este é o segundo livro que leio do autor (o primeiro foi Conclave, favoritadíssimo) e quero ler todos, infelizmente vários estão esgotados. Espero que eles voltem logo com edições relançadas. Leiam Robert Harris, eu recomendo demais!
Você leu ou quer ler? Me conta!
📚MUNIQUE
Autor: Robert Harris
Tradutor: Bráulio Tavares
Editora Alfaguara
Páginas: 319
Ano: 2018
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Leitura #66 de 2025
Comentários
Postar um comentário