Resenha: Trilogia de Copenhagen, Tove Ditlevsen, Companhia das Letras
Resenha de hoje é do livro Trilogia de Copenhagen - Infância, Juventude e Dependência, de Tove Ditlevsen, Companhia das Letras.
SinopseTrilogia de Copenhagen é a obra-prima de Tove Ditlevsen (1917-1976), uma das principais vozes da literatura dinamarquesa do século XX, e reúne três volumes autobiográficos. Em Infância, acompanhamos a história dos primeiros anos da escritora, que cresceu em um bairro operário e sonha em se tornar poeta. Juventude descreve suas primeiras experiências sexuais e profissionais e a conquista de sua independência. No terceiro volume, Dependência, Tove já é conhecida nos círculos literários -- mas sua vida pessoal entra em colapso com casamentos conturbados e o vício em opioides.
Minhas impressões
Um livro forte, denso e que divide opiniões, alguns não gostam nem um pouco, outros gostam muito, como eu.
Uma história verdadeira, que mais parece uma incrível ficção!
Trata-se da biografia da autora, Tove Divsten. Uma poeta de sucesso, nascida em 1917, que escreveu mais de 30 livros e que infelizmente teve sua vida atrelada à dependência medicamentosa.
Seus pais tinham nítidas dificuldades de relacionamento e isso também impactou e influenciou a sua criação. Casou 4 vezes e teve 4 Filhos ( o mais novo ainda é vivo).
Achei incrível o quanto nos anos 30 a vida em Copenhagen já era muito mais liberal do que hoje em muitos lugares. As pessoas se divorciavam e casavam novamente sem maiores problemas.
Assuntos espinhosos como aborto, traições, dependência química são abordados com franqueza e uma lucidez admirável.
Mesmo com temas tão pesados, a escrita é ótima, fluida e poética. Senti empatia pela franqueza da autora, pelo alerta que faz sobre vícios e relações tóxicas. A sua mensagem é bem clara: cuidado, o que num primeiro momento pode trazer muito prazer e satisfação, pode ser a sua completa ruína.
Daqueles livros que você torce por um final feliz, mesmo sabendo de antemão que ele não acontecerá. Bom, muito bom! Recomendo muito.
Sobre a edição
Eu achei a capa linda, o seu projeto é do Bloco Gráfico. Edição bonita e muito caprichada. Páginas amarelas, letras em tamanho confortável para leitura. Boa diagramação, revisão impecável.
Trilogia foi publicado originalmente em três livros separados: Infância e juventude em 1967 e Dependência em 1971. Aqui saíram em um único exemplar, o que particularmente acho mais interessante.
Sobre a autora
TOVE DITLEVSEN nasceu em 1917 em um bairro operário em Copenhagen. Publicou seu livro de estreia, a coletânea de poesia Pigesind, em 1939, aos 22 anos. Uma das mais aclamadas autoras dinamarquesas do século XX, escreveu mais de trinta livros, incluindo poemas, contos, romances e memórias. Sua obra mais conhecida são os volumes autobiográficos reunidos em Trilogia de Copenhagen. Morreu em 1976.
Sobre as tradutoras
Heloisa Jahn
Nasceu no Rio de Janeiro e cresceu em Montenegro e Porto Alegre. Viveu vários anos fora do Brasil. Sempre trabalhou como tradutora e editora, profissão que exerceu por mais de vinte anos - a maioria deles na editora Companhia das Letras. Traduziu muitos livros - do espanhol, do inglês, do francês, do dinamarquês e do sueco. Faleceu em 2022, em São Paulo.
Kristin Lie Garrubo
Formada em Letras, foi professora da Universidade de Oslo. Tradutora de Norueguês e Dinamarquês, traduziu vários livros da Companhia das Letras entre eles, Arendt, Na Sala de espelhos.
Recomendo demais! Você leu ou quer ler? Me conta!
📚 Trilogia de Copenhagen
Autora: Tove Ditlevsen
Tradução: Heloisa Jahn e Kristin Lie Garrubo
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Leitura 65 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
Participam também do BEDA:
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.
Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário