Resenha: O Pacto da Água, Abraham Verghese, Companhia das Letras
A resenha de hoje é do livro O Pacto da Água, de Abraham Verghese, Companhia das Letras.
Sinopse
Abrangendo os anos de 1900 a 1977, O pacto da água se passa em Kerala, na costa de Malabar, no sul da Índia, e acompanha uma família que sofre de um mal: em cada uma das três gerações, pelo menos uma pessoa morre afogada -- e naquela região há água por toda parte. A narrativa começa com uma menina de doze anos, enviada para seu casamento com um homem de quarenta anos. A jovem -- e futura matriarca, conhecida como Grande Ammachi -- testemunhará uma série de mudanças ao longo de sua vida, marcada por alegrias, triunfos, reviravoltas, dificuldades e perdas.
Com uma prosa que captura e envolve o leitor desde a primeira página, este romance magistral é um testemunho do progresso da medicina, da própria passagem do tempo e dos sacrifícios feitos por aqueles que vieram antes de nós.
Mergulhei nesta leitura com a certeza de que encontraria uma história incrível e não me decepcionei nem um pouco.
O autor construiu uma saga familiar fantástica, envolvendo 3 gerações da mesma família, de 1900 a 1977. A trama é ambientada em Kerala, na costa de Malabar, no sul da Índia.
A família sofre de uma "condição" que faz com que alguns familiares tenham pavor de água. E a água desempenha um papel muito simbólico na história.
"Este é o pacto da água: todos estão inescapavelmente conectados, por missão ou omissão, e ninguém está só."
A trama começa quando uma menina perde o pai e é obrigada a casar com um homem bem mais velho. Nada é o que parece a princípio e logo encontramos uma história de superação, amor e muito afeto.
Grande Ammachi, Philipose, Bebe Mol, Elsie e Mariamma são alguns dos personagens que cativaram meu coração.
A escrita do Abraham é simplesmente deslumbrante. Fluida, elegante e muito envolvente. Além das relações familiares, trata de uma temática que eu adoro, a medicina, pois além de autor, ele é médico.
Leia sem saber muito da sinopse e da trama, assim sua experiência será melhor ainda. No final desacelerei porque não queria que o livro acabasse e já estava com saudades dos personagens.
Dele já tinha lido e amado demais O Décimo Primeiro mandamento, que já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares no mundo.
Este livro foi escolhido para o clube de leitura de Oprah Winfrey. Também pretendo que seja lido no nosso Clube!
Eu achei a capa maravilhosa! Li o e-book disponibilizado pela minha parceria com a Companhia, através da plataforma Netgalley.
São 84 capítulos e as 632 páginas passam voando.
Recomendo demais! Você leu ou quer ler? Me conta!
Sobre o autor
ABRAHAM VERGHESE formou-se no Iowa Writers' Workshop e é autor de livros como Minha terra: História de um médico nos tempos da aids e O décimo primeiro mandamento, que passou mais de dois anos na lista dos mais vendidos do New York Times e vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares no mundo. É médico e vive em Stanford, Califórnia, onde também é professor e vice-presidente do Departamento de Medicina da Universidade de Stanford.
📚 O Pacto da Água
Autor: Abraham Verghese
Tradução: Odorico Leal
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 5/5 estrelas
E-book cedido pela editora
Leitura 36 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
Participam também do BEDA:
Comentários
Postar um comentário