Resenha: Baumgartner, Paul Auster, Companhia das Letras

 

Resenha de hoje é do lançamento Baumgartner, de Paul Auster, Companhia das Letras.

Sinopse
Sy Baumgartner é um professor de filosofia às vésperas da aposentadoria. Sua vida é definida pelo profundo amor pela esposa, morta há quase uma década num acidente no mar. Aos 71 anos, Baumgartner segue lutando para superar a ausência de Anna, enquanto os dias se sucedem em espirais de lembranças e conflitos mentais.

Aos poucos, somos arremessados "rumo ao passado, o passado remoto, tremeluzindo nas fronteiras da memória". Dos anos 1960, quando os dois personagens se conhecem como estudantes sem dinheiro trabalhando e escrevendo em Nova York, ao relacionamento apaixonado que constroem ao longo de quarenta anos; da juventude de Baumgartner ao passado revolucionário de seu pai, um polonês dono de uma alfaiataria em Newark, Paul Auster explora os mistérios e complexidades da alma humana com a destreza que o tornou um dos autores mais lidos e celebrados da literatura mundial.

Minhas impressões
Que escrita boa! Meu primeiro Paul Auster e posso dizer que comecei muito bem, que livro bom! 

Confesso que tinha muita curiosidade para ler seus livros, mas também tinha receio de achar sua escrita muito elaborada e difícil. Não encontrei nada disso em Baumgartner.

Uma trama sobre amor e perdas, um livro curtinho, mas forte e emocionante. Sy Baumgartner é um professor viúvo, que vivencia um longo luto pela trágica morte da sua esposa Hanna. Uma mulher vibrante, alegre e destemida, uma poetisa e tradutora com quem viveu um casamento longo e muito feliz.

Este homem de 71 anos rememora seu casamento e seus relacionamentos. Acompanhamos também alguns vislumbres da sua infância e da única irmã. Baumgartner mergulha mais nas suas memórias, e nos apresenta as histórias dos seus pais e dos seus avós.

O personagem tem uma mistura muito interessante de força e fragilidade, de solidão e autossuficiência, de apego ao passado e planos para o futuro.

"Viver é sentir dor, ele disse a si mesmo, e viver com medo da dor é recusar-se a viver."

Sua escrita bonita, forte, fluida e ao mesmo tempo concisa, me deixou simplesmente encantada. Devorei o livro e levei um susto quando acabou, rápido demais, de tão bom que estava a leitura.

Sobre a edição
A capa maravilhosa é de Elisa Von Randow, o título segue o original e a tradução é do Jorio Dauster. São cinco capítulos, no final encontramos uma mini biografia do autor e os créditos.

Li o e-book disponibilizado pela editora através da plataforma NetGalley. A previsão de lançamento é de 20/08

Este foi o seu último romance, publicado no fim do ano passadoO livro foi concluído, em 2022, ano em que foi diagnosticado com câncer. Auster faleceu este ano.

Sobre o autor
PAUL AUSTER nasceu em Newark, Nova Jersey, em 1947. Escritor, roteirista e poeta, estudou literaturas inglesa, francesa e italiana na Universidade Columbia. Após concluir os estudos, mudou-se para Paris, onde trabalhou como tradutor. Estreou na literatura em 1982 com A invenção da solidão e ganhou fama internacional com A trilogia de Nova York, de 1987. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas. Morreu em 2024, aos 77 anos, em decorrência de um câncer, em Nova York.

Sobre o tradutor
Jorio Dauster nasceu em 19 de novembro de 1937. Entrou para o Serviço Diplomático em 1961. Lidou com questões afetas ao comércio internacional durante grande parte de sua vida profissional, e serviu como presidente do Grupo de Países Produtores na Organização Internacional do Café de 1979 a 1985. Foi presidente do Instituto Brasileiro do Café (IBC) de 1987 a 1990 e negociador da dívida externa do Brasil de 1990 a 1991. Foi embaixador junto à União Europeia de 1991 a 1999 e presidente da Vale de 1999 a 2001. Foi membro do Conselho do Global Crop Diversity Trust (Roma) e presidente do Conselho de Administração da Ferrous Resources do Brasil. É atualmente consultor de empresas. Como tradutor, especializou-se nas obras de J. D. Salinger, Vladimir Nabokov, Ian McEwan e Philip Roth.

Recomendo demais! Você leu ou quer ler? Me conta!

📚 Baumgartner
Autor: Paul Auster
Tradução: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 5/5 estrelas
E-Book cedido pela editora
Leitura 61 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras



Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | Carol


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas