Resenha: Baumgartner, Paul Auster, Companhia das Letras
Resenha de hoje é do lançamento Baumgartner, de Paul Auster, Companhia das Letras.
SinopseAos poucos, somos arremessados "rumo ao passado, o passado remoto, tremeluzindo nas fronteiras da memória". Dos anos 1960, quando os dois personagens se conhecem como estudantes sem dinheiro trabalhando e escrevendo em Nova York, ao relacionamento apaixonado que constroem ao longo de quarenta anos; da juventude de Baumgartner ao passado revolucionário de seu pai, um polonês dono de uma alfaiataria em Newark, Paul Auster explora os mistérios e complexidades da alma humana com a destreza que o tornou um dos autores mais lidos e celebrados da literatura mundial.
Minhas impressõesUma trama sobre amor e perdas, um livro curtinho, mas forte e emocionante. Sy Baumgartner é um professor viúvo, que vivencia um longo luto pela trágica morte da sua esposa Hanna. Uma mulher vibrante, alegre e destemida, uma poetisa e tradutora com quem viveu um casamento longo e muito feliz.
Este homem de 71 anos rememora seu casamento e seus relacionamentos. Acompanhamos também alguns vislumbres da sua infância e da única irmã. Baumgartner mergulha mais nas suas memórias, e nos apresenta as histórias dos seus pais e dos seus avós.
O personagem tem uma mistura muito interessante de força e fragilidade, de solidão e autossuficiência, de apego ao passado e planos para o futuro.
"Viver é sentir dor, ele disse a si mesmo, e viver com medo da dor é recusar-se a viver."
Sua escrita bonita, forte, fluida e ao mesmo tempo concisa, me deixou simplesmente encantada. Devorei o livro e levei um susto quando acabou, rápido demais, de tão bom que estava a leitura.
Sobre a edição
A capa maravilhosa é de Elisa Von Randow, o título segue o original e a tradução é do Jorio Dauster. São cinco capítulos, no final encontramos uma mini biografia do autor e os créditos.
Este foi o seu último romance, publicado no fim do ano passado. O livro foi concluído, em 2022, ano em que foi diagnosticado com câncer. Auster faleceu este ano.
Sobre o autorPAUL AUSTER nasceu em Newark, Nova Jersey, em 1947. Escritor, roteirista e poeta, estudou literaturas inglesa, francesa e italiana na Universidade Columbia. Após concluir os estudos, mudou-se para Paris, onde trabalhou como tradutor. Estreou na literatura em 1982 com A invenção da solidão e ganhou fama internacional com A trilogia de Nova York, de 1987. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas. Morreu em 2024, aos 77 anos, em decorrência de um câncer, em Nova York.
Jorio Dauster nasceu em 19 de novembro de 1937. Entrou para o Serviço Diplomático em 1961. Lidou com questões afetas ao comércio internacional durante grande parte de sua vida profissional, e serviu como presidente do Grupo de Países Produtores na Organização Internacional do Café de 1979 a 1985. Foi presidente do Instituto Brasileiro do Café (IBC) de 1987 a 1990 e negociador da dívida externa do Brasil de 1990 a 1991. Foi embaixador junto à União Europeia de 1991 a 1999 e presidente da Vale de 1999 a 2001. Foi membro do Conselho do Global Crop Diversity Trust (Roma) e presidente do Conselho de Administração da Ferrous Resources do Brasil. É atualmente consultor de empresas. Como tradutor, especializou-se nas obras de J. D. Salinger, Vladimir Nabokov, Ian McEwan e Philip Roth.
📚 Baumgartner
Autor: Paul Auster
Tradução: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 5/5 estrelas
E-Book cedido pela editora
Leitura 61 de 2024
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
Comentários
Postar um comentário