Projeto Jorge Amado - Setembro
Vem ler comigo!
Participe do nosso Projeto Jorge Amado, em parceria com a @CompanhiadasLetras.
Participe do nosso Projeto Jorge Amado, em parceria com a @CompanhiadasLetras.
Em setembro vamos ler o terceiro livro do projeto:
📖 Farda, fardão, camisola de dormir, Jorge Amado, @companhiadasletras
📖 Farda, fardão, camisola de dormir, Jorge Amado, @companhiadasletras
Deixo para você, por enquanto a sinopse do livro:
Em 1940, uma eleição na Academia Brasileira de Letras opõe as forças da cultura ao obscurantismo nazifascista. Ao reconstituir um momento crucial da história brasileira, Jorge Amado expõe com humor e ironia as entranhas das nossas elites. Posfácio de Alberto da Costa e Silva.Quando o Estado Novo de Getúlio Vargas ainda flerta com o eixo nazifascista, a morte súbita e prematura do poeta Antônio Bruno abre uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Quem prontamente se candidata é o coronel Sampaio Pereira, chefe da repressão política do regime e simpatizante do nazismo.
Alarmados com a possibilidade de ver um inimigo da cultura ocupar a cadeira do boêmio, sedutor e gaiato Bruno, alguns veteranos acadêmicos articulam a anticandidatura de outro militar, de oposição, o general reformado Waldomiro Moreira. Segue-se então uma memorável e imprevisível campanha eleitoral na Academia.
Misturando personagens fictícios a figuras históricas, Jorge Amado reconstitui neste romance de maturidade - escrito em 1979, momento declinante de outra ditadura -, o ambiente político e cultural dos tempos do Estado Novo, em especial no Rio de Janeiro. De vetustos eruditos a operários comunistas, de refinadas damas da sociedade a sórdidos torturadores, os mais variados tipos sociais desfilam por estas páginas, configurando um painel vívido e colorido do Brasil da época.
Sobre o autor
JORGE AMADO nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna (BA). Começou a escrever profissionalmente como repórter aos catorze anos, em veículos como Diário da Bahia, O Imparcial e O Jornal. Estreou na literatura com o romance O país do Carnaval (1931). Em 1945, foi eleito deputado federal pelo PCB - partido com o qual romperia anos depois. É autor de clássicos como Gabriela, cravo e canela, Tenda dos milagres e Tieta do Agreste. Faleceu em 2001, alguns dias antes de completar 89 anos.
Clique aqui para comprar o livro usando o nosso link. Você não paga nada a mais por isso e ajuda na manutenção do MãeLiteratura.
A discussão será no dia 11/09, às 20h, via Google Meet.
O Projeto tem também um grupo especial no Facebook. Todas as nossas atividades são gratuitas. Vem!
Já leu ou quer ler este livro? Me conta!
Participam também do BEDA:
Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.
Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:
Comentários
Postar um comentário