Resenha: Cidade Aberta | Teju Cole | Editora Companhia das Letras

 

A resenha de hoje é do livro Cidade Aberta, de Teju Cole, Editora Companhia das Letras.

#ResenhaMaeLiteratura

Esta leitura me lembra um caleidoscópio - os temas aparecem e desaparecem.

O início é meio arrastado e a diagramação não favorece, sem muitos espaçamentos, poucos diálogos e bem descritivo (e reflexivo).

Quem insiste é presenteado com um livro único, diferente, delicado.

Julius é um residente em psiquiatria, num hospital de NY, pós 11 de setembro. Filho de mãe alemã e pai nigeriano, perde o pai na adolescência e têm uma relação bem distante com a mãe. Mantem relacionamentos superficiais, com ex-namorada e amigos. 

Gostei bastante dos personagens secundários, principalmente de Saitu, um ex-professor japonês.

Adorei caminhar pela cidade com este protagonista tão peculiar. Também adorei as informações sobre músicas clássicas.

Um livro premiado, que curiosamente foi pouco resenhado (e lido) por aqui.

Lemos no nosso Clube e dividiu opiniões. Me chamou a atenção que a maioria dos leitores não conseguiu definir o que achou da leitura. Também tive dificuldade para definir o quanto gostei dele. 

Um livro para ser sentido, mais do que ser entendido. Com certeza um dos mais originais que li neste ano e nos últimos tempos. Recomendo!

Sobre o autor
Teju Cole nasceu em 1975 nos Estados Unidos, filho de pais nigerianos e foi criado em Lagos, na Nigéria. Desde 1992 mora nos Estados Unidos e atualmente vive no Brooklyn, em Nova York. É autor dois livros publicados: uma novela (Every Day is for the Thief), e um romance (Open City). Teju frequentemente escreve contribuições para jornais como The New York Times, Qarrtsiluni, Chimurenga, the New Yorker, Transition, Tin House, A Public Space, entre outros. Seu romance de estréia, Open Cities, foi muito elogiado pela crítica, que o comparou aos escritores Albert Camus, W.G. Sebald e Joseph O'Neil. O romance traz a história de um jovem psiquiatra nigeriano em Manhattan e lança um olhar de desilusão sobre a Nova York pós-11 de Setembro. Além de escritor, Teju Cole também é fotógrafo e historiador da arte.

Cidade Aberta
Autor: Teju Cole
Tradução: Rubens Figueiredo
Companhia das Letras
Ano: 2012
Páginas: 320
Minha avaliação: 4/5 estrelas
Livro cedido pela editora
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
Leitura # 97 de 202⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣3

Participam também do BEDA:
Dani Lunna  Alê | Chris | Obdulio | Roseli | Mariana | Darlene | 


Você pode comprar seus livros na Amazon pelo nosso LINK. Não paga nada a mais por isso e ajuda a manutenção do BLOG: Clique aqui. Você também pode adicionar os produtos no carrinho e voltar quando puder.

Gostou do post? Quais assuntos e ou resenhas você gostaria de ver por aqui? Escreve aqui embaixo ou me manda nas redes sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas