Resenha: Viver é Uma Arte, Beth Goulart, Editora Letramento
A resenha de hoje é do livro Viver é Uma Arte - transformando a dor em palavras, Beth Goulart, Editora Letramento.
Sinopse: Viver é uma arte: transformando a dor em palavras é o livro de estreia da atriz Beth Goulart. A obra é repleta de afetos, de histórias de mãe e filha unidas pela arte, mas, acima de tudo, pelo amor e pela maternidade. A mãe, Nicette Bruno; a filha, Beth Goulart. Atrizes que dividiram a vida e o palco, que planejaram escrever um livro juntas, em que contariam um pouco de suas histórias, da filosofia e percepção sobre a vida, os momentos inesquecíveis de cumplicidade entre elas e em família. Uma história que se mistura com a chegada da televisão na sala de jantar, com as novelas e a possibilidade de ver de “perto” os atores que representavam mocinhas e mocinhos, anteriormente reconhecidos apenas por suas vozes pelas radionovelas. O livro relata as histórias de Beth, do amor, da família e da arte dos seus pais, o casal Nicette Bruno e Paulo Goulart. Nestas páginas, está lá a narradora Beth e os comentários amorosos de Nicette, depois, a experiência da filha sem a mãe, a dor da perda, o se descobrir sozinha e por conta própria. Viver é uma arte: transformando a dor em palavras é uma homenagem de Beth Goulart à Nicette Bruno, com prefácio de Nélida Piñon e posfácio da atriz Fernanda Montenegro.
#ResenhaMaeLiteratura
Que livro gostoso! Eu acho que estava precisando de uma leitura deste tipo, neste momento. Batendo um papo com a autora, assim me senti.
Beth fala sobre temas que eu gosto muito como cultura, laços familiares e espiritualidade. Me peguei balançando a cabeça concordando com ela, durante toda a leitura.
Filha dos atores Nicette Bruno e Paulo Goulart, foi criada no teatro e no meio artístico, assim como seus irmãos. Uma família afetiva, amorosa, talentosa e muito unida. Enfrentaram a morte de Paulo e seguiram trabalhando e vivendo da melhor forma possível.
A ideia do livro seria um misto de memórias e reflexões de mãe e filha, mas foram surpreendidas com a morte de Nicette, após contrair Covid-19.
Beth fala sobre despedidas, sobre morte e vida, dor e amor.
O livro traz uma mensagem de otimismo, de esperança, resiliência e leveza.
Conta ainda sobre sua vida profissional, personagens que marcaram sua vida profissional e pessoal. Para quem, como eu a acompanha há anos, foi muito bom relembrar sua trajetória.
Adorei saber que Beth também adora ler!!
Achei muito curiosa e interessante a observação que sempre procura "descobrir" qual o signo do personagem que interpretará e que isso ajuda na caracterização do mesmo. Agora fico imaginando qual signo teria cada um dos meus personagens favoritos.
A escrita da Beth é clara, despretensiosa e intensa. Me conquistou.
Edição bonita e caprichada da Editora Letramento. Adorei a capa e as fotos que enriquecem a leitura.
Você leu ou quer ler? Me conta!
Autor: Beth Goulart
Ano: 2022
Páginas: 136
Editora: Letramento
Livro cedido pela Autora
Minha avaliação: 4 (de 5 estrelas)
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon
Comentários
Postar um comentário