Resenha: Verdades Difíceis de Engolir | Samantha Silvany | Planeta de Livros

 

Eu amo livros sobre relacionamentos e um bom romance, então quando soube deste lançamento da Planeta, foi fácil me decidir por ele.

Não conhecia o trabalho da autora, a Samantha Silvany, não a acompanhava, mas descobri que ela tem um intenso trabalho nas redes sociais, além de ser tatuadora e escritora. Com este currículo, fiquei ainda mais curiosa para ler seu livro.

Ele chegou, furou a fila e li num dia. Uma leitura gostosa, interessante e diferente do que eu tinha imaginado.

Explico melhor, eu imaginei que encontraria um romance, estilo chick-lit e encontrei um livro com reflexões interessantes e poderosas, além é claro, de uma boa dose de romance.

Nesta trama temos três personagens principais, Dan, que é escritor; Sofia, uma jornalista empoderada, sensível e bacana e Alícia, uma mulher linda e determinada à se casar com seu noivo, o Dan.

Dá para imaginar, logo no início da leitura, que teremos conflitos, situações tensas e muitas questões sobre relacionamentos por aqui.

"O Amor é morar em um peito que nos cabe por inteiro. Se a gente precisa forçar a entrada ou se espremer para servir, é hora de nos mudarmos."

Frases como esta que destaquei acima fazem parte do livro, estas marcações enriquecem a leitura . Samantha conversa com o leitor e traz questionamentos bem ponderados.

Achei interessante a sua abordagem, explicando e conceituando as relações dos três personagens, ao mesmo tempo que traz reflexões e dicas sobre estes relacionamentos.

Durante a leitura vamos conhecendo os aspectos das personalidades dos personagens, seus desejos, sonhos e expectativas.

A personagem que mais gostei e tive empatia foi a Sofia. No início, Alícia me incomodou um pouco. Agora, vou ser bem franca com vocês, eu detestei o Dan! Imagino que a autora tenha carregado nas suas características estereotipadas para refletir sobre relacionamentos tóxicos, por vezes abusivos, além das questões de traição. Dan é o cara que acha que pode se dar bem mantendo dois relacionamentos e fica reclamando que não consegue entender as mulheres. Um personagem antipático e por vezes patético, que você torce para não se dar bem na vida...rs

A escrita da autora é fluida e de fácil entendimento. É uma leitura bem rápida.

Gostei muito da capa e adorei a edição da Planeta. Uma diagramação bonita e diferente, que valoriza a leitura, trazendo um conceito mais descolado para o leitor. Cada capítulo começa com uma frase destacada numa página preta e na seguinte, como num balão de conversa, temos uma nova marcação, direcionada ao personagem "ele" ou "ela" que narram aquele capítulo, em primeira pessoa.

Foi uma leitura bem diferente e me senti conversando com uma amiga. Ficou curiosa? Quer ler? Me conta, vou adorar saber.


Sobre a autora
Samantha Silvany é tatuadora, escritora e autora do sucesso da internet Bendita Cuca!, que tem mais de 500 mil seguidores no Instagram, onde escreve desabafos e devaneios sobre o mundo ao seu redor e o Universo dentro de si. Autenticidade, empatia e inteligência emocional são as palavras-chaves que compõem sua forte personalidade. Acredita cegamente que todo mundo merece um grande amor para chamar de próprio e faz o que pode para te ajudar a encontrar o seu.


Verdades Difíceis de Engolir
 
Autor: Samantha Silvany
Ano: 2020
Páginas: 176
Editora: Planeta
Selo: Outro Planeta
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas