Resenha: Pais e Filhos | Ivan Turgueniev | Companhia das Letras

 

Definitivamente estou apaixonada pela literatura russa! Você também gosta? Depois de adorar Anna Kariênina, chegou a vez deste outro russo, Pais e Filhos, de Ivan Turgueniev, edição bonita da Companhia das Letras.⁣

Sinopse
Quando o jovem estudante Arkádi Nikolaitch retorna para casa, está acompanhado de um amigo e mentor, que causa imenso desgosto ao seu pai e seu tio. O companheiro, Bazárov, despreza qualquer autoridade, é antissocial e se proclama niilista. O conflito geracional que se segue é ímpar na literatura.
Publicado em 1862, Pais e filhos continua a refletir o confronto entre gerações e as expectativas de um tempo anterior que se choca com as atitudes e os ideais dos momentos seguintes, esquecendo-se da potência transformadora da juventude.
Com tradução direta do russo para o português, este clássico protagonizou uma das maiores polêmicas da literatura russa: Ivan Turguêniev foi acusado de ser responsável por atos criminosos cometidos por radicais influenciados por sua obra. De acordo com Rubens Figueiredo, tradutor do romance, “é mais do que provável que o leitor atual chegue ao fim de Pais e filhos sem um julgamento conclusivo não só a respeito de Bazárov como também dos demais personagens. Mas sem dúvida terá gravadas no pensamento figuras humanas sem nada de vago ou de nebuloso”. Aqui, Turguêniev faz um sutil elogio à incerteza e não esquiva o leitor de se posicionar, simultaneamente, como pai e filho diante dos problemas de nossa época.
Eu gosto muito da intensidade das emoções que os personagens russos me despertam. As paixões, os arroubos, as amizades, a sociedade da época. Tudo esta aqui, neste ótimo livro.

Neste livro, adorei Arkádi Nikolaitch e sua família. Em compensação detestei Bazárov e morri de dó dos seus pais.⁣ Bazárov se intitula um niilista e é do contra em absolutamente tudo. Não percebe o amor dos pais e o quanto sua vida é boa, ao contrário de Arkádi.

Uma das coisas que mais gostei é que o autor usa de algumas estratégias que beiram a comicidade, trazendo um equilíbrio para situações e teorias mais complexas dos personagens.

Mais uma vez amei viajar pelas paisagens russas, estas viagens me encanta nestas tramas.

" Um filho é um pedaço cortado de nós. Ele é um falcão: sentiu vontade, voou para cá; sentiu vontade, voou para longe... Só eu vou continuar sempre a mesma para você, assim como você, para mim."⁣

Um livro muito bom, que aborda conflitos geracionais e traz a rotina das famílias russas do século 19. ⁣Apesar de ser ambientada naquele século, o livro é muito atual e interessante.

Eu adoro quando o autor "conversa" com o leitor. A escrita de Turgueniev é ótima, fluida e de fácil entendimento. ⁣Apresenta ainda humor e um certo sarcasmo, que deixam a trama ainda melhor.

Me surpreendi, pois li o livro muito rápido. Não se engane com esta rapidez, as reflexões ficaram por aqui e ainda ocupam meus pensamentos.

Edição em capa dura, ótima diagramação e revisão impecável, como sempre a Companhia arrasa nas suas edições. A tradução excelente é de Rubens Figueiredo, o mesmo de Anna Kariênina, que também assina o prefácio. A edição traz ainda um posfácio de

Devorei e adorei! Agora estou muito curiosa para acompanhar a discussão com o pessoal querido do Christian Assunção. ⁣Recomendo muito! Já leu? Quer ler? Me conta!⁣

Sobre o autor
Ivan Serguêievitch Turguêniev nasceu em Oriol, em 1818, no seio de uma família aristocrática e faleceu em 1883. Depois de estudar humanidades na Rússia e na Alemanha, abandona os planos acadêmicos para se dedicar inteiramente à literatura. Após o sucesso inicial de seus contos, Turguêniev consolida tanto o gênero do romance como a figura pública do romancista nas letras russas, em obras polêmicas como Ninho de fidalgos (1859) e Pais e filhos (1862). Abalado pela polêmica que essa última obra suscitou na Rússia - acusada de incitar o niilismo -, o autor se estabeleceu definitivamente na França, teve seus livros traduzidos e foi o primeiro escritor russo a gozar de renome em todo o Ocidente.

Pais e Filhos
Autor: Ivan Turgueniev |
Ano: 2019
Páginas: 344
Editora: Companhia das Letras
Minha avaliação: 5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon


Comentários

  1. Que delícia essa resenha quase em forma de conversa, Clauo! Amei o estilo, pude sentir como se estivéssemos nos falando sobre suas impressões! Dica de livro mais que anotada, pois amo livros que retratam tão bem essas tão complicadas relações familiares! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a resenha vou ler em breve vou ganhar de Presente amei demais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas