Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Caderno de Receitas do Meu Pai | Jacky Durand | Bertrand Brasil

  

" A Boa cozinha é feita de lembranças."

Um livro sutil e muito saboroso. Terno, delicado, sofrido e diferente, assim é O Caderno de receitas do meu pai, de Jacky Durand, lançamento da Bertrand Brasil, @grupoeditorialrecord.

Quando eu soube deste lançamento, fiquei muito curiosa para ler, pois amo livros que tenham a gastronomia na sua temática. A Record gentilmente me enviou um exemplar de cortesia.

Mergulhei nesta leitura e foi uma experiência diferente e muito interessante. O autor, como um bom francês faz muitas referências ao seu país, não só em termos de culinária, mas também de músicas e cultura em geral, assim como o sistema de ensino francês. O leitor que não está familiarizado com a França pode estranhar, ou como eu, pode embarcar nesta viagem curtindo e aprendendo coisas novas.

O autor é um jornalista que viajou por anos pela França escrevendo deliciosas crônicas culinárias, este é seu primeiro romance.

Dividido em três partes, começa pelo fim, com Julien se despedindo do seu pai, Henri, um velho cozinheiro, dono do Relais Fleur, um pequeno bistrô localizado em frente a uma estação de trem, numa cidade do interior da França.

Escrito em primeira pessoa, num tom intimista, Julien revive seu relacionamento com o pai, com a mãe e com os amigos do pai. Seu desejo é seguir os passos de Henri, ao mesmo tempo que o pai insiste que ele tenha uma formação superior.

Uma dica, não leia a sinopse, mergulhe nesta leitura curtindo, sem se ater aos detalhes e muito menos aos spoilers.

Uma trama sobre amor, aprender amar e expressar este amor. Sobre expectativas, relacionamentos e desejo de pertencimento. Não espere um livro leve. A gastronomia equilibra os sentimentos e emoções dos personagens de uma forma muito interessante.

Um livro sensorial, que me mostrou um universo de sabores, aromas e cores muito rico e especial. Gosto muito quando o livro me proporciona estas experiências dos sentidos.


Adorei a capa, ela segue o modelo da original, mas achei a nossa ainda mais bonita, pelo estilo de letras usado no título, que também é o mesmo do original. Edição caprichada, ótima diagramação e excelente revisão. Traz no final algumas receitas diferentes, inclusive já selecionei algumas para testar por aqui.

Escolhi este livro para a nossa terceira edição do #LeituraComentada e foi uma delícia esta discussão. Vou deixar aqui o link para ela, mas acho interessante só assistir depois de ler o livro, ok? Lá comentamos sobre o livro todo, inclusive seu final. Recomendo muito! Já leu? Quer ler? Me conta!

O Caderno de Receitas do Meu Pai
Autor: Jacky Durand
Tradutor: Ivone Benedetti
Ano: 2020
Páginas: 168
Editora: Bertrand Brasil | Grupo Editorial Record
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 4,5/5
Adicione no Skoob
Para comprar: Record | Amazon

Comentários

  1. Gostei, Claudia, também acho que alimentação e literatura pode ser uma combinação perfeita!
    Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç