Resenha: Cartas de Um Terapeuta Para seus Momentos de Crise | Alexandre Coimbra Amaral | Planeta de Livros

 

Adoro livros sobre cartas, pois amo escrever e recebê-las! Então quando soube deste lançamento da Planeta, solicitei na hora. Fiz a leitura logo que ele chegou e agora trago para vocês as minhas impressões.

Escrever cartas sempre foi uma das minhas atividades favoritas. Escrevia para amigas que moravam em outras cidades, para minha avó, quando ela foi morar no interior. Sempre que enviava um livro de presente ou de sorteio, incluía uma cartinha, ou pelo menos um bilhete. Este hábito nunca perdi. Neste ano, para minha felicidade retomei as cartas escritas e hoje tenho algumas correspondentes queridas. Como isso me faz bem!

"Trago em mim a delicadeza como uma espécie de abre-alas da vida, como o jeito que eu quero me expressar, como uma criança que aponta a lua cheia sem medo de que lhe cresça uma verruga na mão."

É assim que o autor se apresenta, com leveza, respeito e muita sensibilidade. Que começo bom deste livro. Adorei conhecer o Alexandre, que confesso não sabia que era dono desta escrita tão bonita.

Você também gosta de escrever cartas? O Alexandre gosta e ele começa seu belo livro falando sobre isso, sobre esta atividade tão especial, esquecida e negligenciada pela maioria das pessoas.

Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá. Essencialmente as cartas ainda são formas de se lidar com as saudades. Aliadas à atividade terapêutica da escrita manual, entendemos porque elas são tão caras e especiais à pessoa que se recusa a desistir delas.

"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."

E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas. São cartas cujos remetentes são as emoções humanas, emoções estas que meu colega sabe muito bem interpretá-las. Segundo ele, nós psicólogos somos os escutadores profissionais que convidam as pessoas a trazer para dentro de uma fala nova aquilo que é negado, oculto inclusive de si mesmo, na consciência.

As cartas mostram que ninguém está só, que há espaço para uma escuta atenta e empática, que é possível refletir, melhorar e crescer sempre.


Cada capítulo começa especial já pelo seu título. Temos a carta que "você recém nascido" escreve para você hoje. A carta do medo, da tristeza, da saudade, da culpa, do ciúme, da raiva, dos ancestrais, da vergonha, do amor, do diálogo, da morte, da esperança e para o leitor deste livro.

Eu gostei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas na pandemia foi um alento, um conforto e um carinho.

A ideia do autor de escrever as cartas do livro, não é de entregar respostas, mas sim trazer reflexões, despertar sentimentos, expressar o amor, as dúvidas, as emoções mais secretas, as histórias mais silenciadas.

A escrita do Alexandre é muito bonita, fácil de ser compreendida e fluida. Foi uma delícia ler seu livro. Este é daqueles livros que merecem várias releituras. Você pode fazer como eu, após a leitura, eu abro o livro ao acaso, como um oráculo e releio a carta que "escolhi" naquele momento.

Adorei a capa, achei linda. Edição caprichada da Planeta, boa diagramação, excelente revisão. Bom espaçamento e páginas pretas separam os capítulos e cada um dele é aberto com seu título ocupando toda a página, numa fonte grande.

Este livro inaugura um novo selo da Editora Planeta, chamado Paidós, para livros focados em psicologia.

Alexandre propõe que o leitor escreva para ele e estou aqui com sua cartinha pronta! E quero muito enviá-la.

Recomendo esta leitura inspiradora para todos que gostam de ler sobre o tema e sobre suas emoções. Leia e me conte o que achou, eu vou adorar saber.

Cartas de Um Terapeuta Para seus Momentos de Crise 
Autor: Alexandre Coimbra Amaral
Ano: 2020
Páginas: 192
Editora: Planeta
Selo: Paidós
Livro cedido pela editora
Minha avaliação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Planeta | Amazon

Comentários

Postagens mais visitadas