Resenha: O Jardim Secreto | Francis Hogson Burnett | Zahar
A resenha de hoje é de um livro muito especial. Que livro mais lindo!!
Este clássico estava na minha lista há anos e agora finalmente consegui ler.
Recebi a edição de luxo, de bolso, da Zahar e mesmo a versão em e-book é caprichada.
5 Motivos para ler O Jardim Secreto
- Um clássico da literatura inglesa infanto-juvenil, que merece ser lido por leitores de todas as idades.
- A protagonista é uma menina mimada, acostumada a ter todas as suas vontades satisfeitas e no decorrer da trama passará por grandes mudanças.
- A autora traz uma reflexão interessante sobre a ligação dinheiro/felicidade
- Uma trama sobre amizade, superação e o poder do amor
- O contato com a natureza, a presença das crianças no jardim, descortina um novo mundo à esta turminha especial.
Publicado em 1911, esta história se mantem atual e encantadora. Foi uma leitura deliciosa.
A protagonista é Mary Lennoz, que após perder os pais numa epidemia de cólera, na Índia, onde viviam, é acolhida na mansão do tio materno, um homem infeliz desde a morte da sua esposa.
No início da trama Mary é insuportável, mimada e mandona, sua personalidade na realidade esconde uma grande carência. É através do contato com os empregados do tio e com Dickon, um menino muito especial, amigo dos animais, que começa a transformação desta menina.
Mary "descobre" que tem um primo, Colin, que é tratado como um inválido. Ele vive no seu quarto e trata os empregados da mesma forma que Mary os tratava no começo da trama. Gosto muito da forma clara e autêntica que Mary e os outros personagens aceitam seus defeitos e trabalham para melhorá-los.
Através da ingenuidade das crianças e do empregados, pessoas simples, percebemos que a felicidade nem sempre é associada à riqueza e às posses materiais.
A capa é linda. Ótima diagramação e revisão impecável. Esta edição traz uma apresentação escrita por Rodrigo Lacerda, 27 capítulos, a cronologia sobre a vida e obra da autora e os créditos.
Ficha técnica
Título: O Jardim secreto
Autor: Francis Hogson Burnett
Autor: Francis Hogson Burnett
Tradutores: Liliana Negrello e Christian Schwartz
Ano: 2020
Páginas: 352
Páginas: 352
E-book cedido pela editora
Classificação: 5/5 estrelas
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
114/100
114/100
Claudinha, eu lembro de ter assistido a esse filme há muito tempo atrás. Eu era muito jovem. Eu amei a história e lembro muito bem de como a história é abordada e no final tudo dá muito certo! Demonstra o como as pessoas diferentes e vistas como inválidas eram escondidas dentro das casas, principalmente quando tinham uma família importante, era como um sinal de fraqueza. Muito boa essa leitura. Daqui a alguns dias eu recebo o meu livro, de outra editora e começo também a ler e relembrar essa linda história.
ResponderExcluirÓtima resenha!
Xero,
Drica.
Oi Claudia! Só assisti ao filme, quando filho era pequeno, mais de uma vez...Fui agora dar uma espiada no Google e descobri que fizeram o remake do filme e é com o Colin Firth, que adorooo! Parece que foi adiada a estréia por causa da pandemia.
ResponderExcluirImagino que o livro deve ser ótimo, sempre são mais ricos e estimulam mais a imaginação.
Abração, bom final de semana!