Pular para o conteúdo principal

Resenha: O Jardim Secreto | Francis Hogson Burnett | Zahar


Olá!
A resenha de hoje é de um livro muito especial. Que livro mais lindo!!
Este clássico estava na minha lista há anos e agora finalmente consegui ler.
Recebi a edição de luxo, de bolso, da Zahar e mesmo a versão em e-book é caprichada.

5 Motivos para ler O Jardim Secreto
  1. Um clássico da literatura inglesa infanto-juvenil, que merece ser lido por leitores de todas as idades.
  2. A protagonista é uma menina mimada, acostumada a ter todas as suas vontades satisfeitas e no decorrer da trama passará por grandes mudanças.
  3. A autora traz uma reflexão interessante sobre a ligação dinheiro/felicidade
  4. Uma trama sobre amizade, superação e o poder do amor
  5. O contato com a natureza, a presença das crianças no jardim, descortina um novo mundo à esta turminha especial.
Publicado em 1911, esta história se mantem atual e encantadora. Foi uma leitura deliciosa.

A protagonista é Mary Lennoz, que após perder os pais numa epidemia de cólera, na Índia, onde viviam, é acolhida na mansão do tio materno, um homem infeliz desde a morte da sua esposa.

No início da trama Mary é insuportável, mimada e mandona, sua personalidade na realidade esconde uma grande carência. É através do contato com os empregados do tio e com Dickon, um menino muito especial, amigo dos animais, que começa a transformação desta menina.

Mary "descobre" que tem um primo, Colin, que é tratado como um inválido. Ele vive no seu quarto e trata os empregados da mesma forma que Mary os tratava no começo da trama. Gosto muito da forma clara e autêntica que Mary e os outros personagens aceitam seus defeitos e trabalham para melhorá-los.

Através da ingenuidade das crianças e do empregados, pessoas simples, percebemos que a felicidade nem sempre é associada à riqueza e às posses materiais. 

A capa é linda. Ótima diagramação e revisão impecável. Esta edição traz uma apresentação escrita por Rodrigo Lacerda, 27 capítulos, a cronologia sobre a vida e obra da autora e os créditos. 

Vale muito a leitura, super recomendo. Leia e depois me conta o que achou, eu vou adorar saber!
Ficha técnica
Título: O Jardim secreto
Autor: Francis Hogson Burnett
Tradutores: Liliana Negrello e Christian Schwartz
Ano: 2020
Páginas: 352
E-book cedido pela editora
Classificação: 5/5 estrelas ⁣⁣
Adicione no Skoob
Para comprar: Amazon | Companhia das Letras
114/100




Comentários

  1. Claudinha, eu lembro de ter assistido a esse filme há muito tempo atrás. Eu era muito jovem. Eu amei a história e lembro muito bem de como a história é abordada e no final tudo dá muito certo! Demonstra o como as pessoas diferentes e vistas como inválidas eram escondidas dentro das casas, principalmente quando tinham uma família importante, era como um sinal de fraqueza. Muito boa essa leitura. Daqui a alguns dias eu recebo o meu livro, de outra editora e começo também a ler e relembrar essa linda história.
    Ótima resenha!
    Xero,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia! Só assisti ao filme, quando filho era pequeno, mais de uma vez...Fui agora dar uma espiada no Google e descobri que fizeram o remake do filme e é com o Colin Firth, que adorooo! Parece que foi adiada a estréia por causa da pandemia.
    Imagino que o livro deve ser ótimo, sempre são mais ricos e estimulam mais a imaginação.
    Abração, bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Maravilhoso Bistrô Francês | #12LivrosPara2021 | Julho

  Olá! Hoje é dia da TAG #12LivrosPara2021. Esta TAG é uma parceria com os blogs  Mundinho da Hanna  e  Pacote Literário . Todo dia 12 de 2021 postarei a resenha de um livro que estava na minha biblioteca aguardando a leitura. A ideia é ler livros que são meus e esperam na fila de leitura. Se você quiser relembrar as postagens de 2020 é só clicar  aqui . Este é o livro de julho da nossa TAG #12livrospara2021. Que surpresa boa! Eu adorei esta leitura. Um livro que me proporcionou duas viagens, uma pela Bretanha, localizada na França, que tenho muita vontade de conhecer. Outra viagem foi muito especial, acompanhar o mergulho da personagem no seu próprio universo, por ela desconhecido. O livro começa com Marianne Messmann tentando se matar ao pular no Rio Sena, numa viagem à Paris com seu marido. Marianne vive um casamento sufocante, sem graça e sem afeto. Ela é resgatada por um pescador e levada à um hospital. Lá encontra um azulejo pintado de um porto francês e se encanta com a paisagem

#EsmalteseLivros - Agosto

  Olá!! Hoje é dia da nossa querida postagem TAG Esmaltes e Livros. Este ano conto com participações super especiais.  Além das nossas postagens mensais aqui no blog, você pode participar e seguir a TAG #esmalteselivros no Instagram e nas redes sociais. Aqui no BLOG a postagem vai ao ar sempre na terceira segunda-feira do mês. Esmaltamos as unhas, lemos ótimos livros, tiramos fotos legais. Participe você também, vou adorar sua companhia! Continuamos com as duas formas de usar a TAG. Você pode simplesmente combinar o esmalte com o livro que você está lendo. Se quiser também pode participar do nosso DESAFIO TEMÁTICO. A cada mês teremos um tema diferente, que você pode usar de "fundo" para a sua foto. Ou pode combinar a capa com o nome do esmalte, você que escolhe como prefere criar suas composições de fotos. Escolhas da Dani:  O esmaltes e livros desse mês vem com o tema: Bebidas! E eu só poderia trazer algo relacionado ao vinho pois gosto muito. E esse é a cara do blog pois é

Até 2023, BEDA!!

  O mês acabou ontem e com ele comemoro o encerramento de mais uma participação no  BEDA ! Você já ouviu falar ou participou de algum BEDA? Sabe o que significa? BEDA é a abreviatura de  B log  E very  D ay  A ugust. Este desafio pode acontecer duas vezes por ano, sempre em abril e/ou em agosto.  Durante todo este mês de agosto tivemos posts diários aqui no blog. Foi uma edição diferente. No geral foi bem bacana, mas confesso que por umas três vezes pensei em desistir. Eu sabia que seria uma edição mais trabalhosa e difícil, por causa do momento que vivencio. Confesso que "roubei" um tanto na proposta. Fiz um post por dia, ou o equivalente a ele, mas algumas vezes postei de forma retroativa. Mesmo assim acho que valeu e muito! Fiquei mais motivada, coloquei várias resenhas que aguardavam a publicação, em ordem. Uma das coisas que mais me chama a atenção é o alcance que estas postagens têm. Este mês aumentei muito o número de visualizações no BLOG. Eu acredito que isso aconteç